Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Vale a pena pensar? Ou é melhor aceitar e obedecer?


Conversa ao pé do fogo.
Vale a pena pensar? Ou é melhor aceitar e obedecer?

                   Sem nada o que fazer eu fiquei hoje pela manhã pensando. Porque nós do movimento escoteiro aceitamos tudo que nossos lideres ordenam? Porque não somos consultados? Porque não podemos votar e ser votado? Afinal eles foram eleitos por menos de  0,5% do nosso efetivo e dizem que esta é a norma atual. Batem no peito que é estatutário. Foi você quem propôs esta norma, este estatuto? Você sugeriu? Participou da discussão quando foi implantado? E ninguém discute? Ninguém comenta? Todos aceitam como se eles tivessem o poder de decisão que não é contestada? Quem sabe os politicamente corretos que dizem que somos um movimento obediente e disciplinado justifica nossa passividade em tudo que recebemos? Gosto de ver estes obedientes e disciplinados quando dizem:

                 - Vamos nos preocupar com os jovens. Estamos aqui para isto. Eles precisam de nós. Os dirigentes que fiquem em paz ou: - Se acha que devemos ter mudanças e não concorda com o que está aí vá à assembléia. E quem foi lá sabe que perdeu tempo. E quanto tempo. Eu que o diga. Mas vamos ver o que BP disse sobre isto. Será que ele era cordato como nós somos? Afinal foi ele quem nos deu este Escotismo maravilhoso que praticamos. Leiam e meditem em suas palavras:

“A maior ameaça a uma democracia é o homem que não quer pensar pôr si mesmo e não quer aprender a pensar logicamente em linha reta, tal como aprendeu a andar em linha reta”. A democracia pode salvar o mundo, porém jamais será salva enquanto os preguiçosos mentais não forem salvos de si mesmos. Eles não querem pensar, desejam apenas ir para frente, seguindo a ponta do nariz através da vida. E geralmente, estes, alguém os guia puxando-os pelo nariz!
- Saia da sua estreita rotina se quer alargar sua mente.

“Tem gente que é um gansinho no modo que vai atrás, Dos outros que vão à frente - nem sabe para onde vai... Nas pisadas do pai ganso, vai pisando o filho atrás! Ele nunca fará nada que não tenha feito o pai”.

"Não se contente com o que, mas consiga descobrir o porquê e como."
“O homem não é apenas um plano, e a vida uma espécie de barco que todo mundo tem que levar a bom termo.”
"Nunca um homem que nunca cometeu erros fez nada."

O Cuco-humano é geralmente uma espécie de gente superior que, numa questão, só vê o lado que lhe interessa e o de mais ninguém. É um homem interessado em si próprio, que quer apenas impor a sua vontade ao mundo; aproveita-se do trabalho de gente mais humilde ou então afasta os outros que possam estar a caminho de conquistar as coisas que ele deseja.
Você vai encontrar o Cuco-humano sob várias formas: fanáticos, políticos demagógicos, pedantes intelectuais, esnobes sociais e outros extremistas e até no escotismo (estamos cheios de cucos humanos).
Quanto a estes Cucos a dois perigos: - Um é que você pode ser iludido a seguir a sua liderança. - O outro é que você pode se tornar num Cuco.

REME SUA CANOA
Canção (Paródia)

Um homem não deve ser boi de rebanho que vai empurrado pra frente sem ver:
Se firma o caráter, faz sua tarefa. E rema a canoa para onde quiser.
Sem medo, ele olha os escolhos que enfrenta: Bebida, mulheres, o jogo e os espertos. Não vai encalhar, porque as rochas contorna.
Remando a canoa com os olhos abertos.

Côro – Portanto, ame o próximo com a si mesmo, Vá indo pra frente como o mundo faz Não fique sentado chorando assustado...
Conduz com o remo a canoa, rapaz!
Do livro, Escotismo para Rapazes de Baden Powell.


Cara inteligente este Baden-Powell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário