Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Nunca tão poucos fizeram tanto por tantos.


Nunca tão poucos fizeram tanto por tantos.

                       Nosso país passa por momentos difíceis. Para alguns momentos de transição, para outros caminhamos para o caos. A corrupção grassa nos meios políticos e em muitas organizações brasileiras. Enquanto milhares de brasileiros levantam cedo e com seu suor ganham o pão de cada dia, ficamos cada vez mais abismados com o que vemos nos noticiosos nacionais. Ficamos em duvida quando nos lembramos de frases que nos marcaram no passado e que ainda resiste em nosso pensamento:

- A honestidade fingida é desonestidade dobrada;
- Alcançar o sucesso pelos próprios méritos. Vitoriosos os que assim procedem;
- Para o homem honesto uma boa reputação é a melhor herança;
- O trabalho afasta três grandes males: O ódio, o vício e a necessidade;
- Um homem honesto não sente prazer no exercício do poder sobre seus iguais;
- Devemos julgar um homem mais por suas perguntas que pelas suas respostas;
- Se queres ser feliz por um dia vingue-se; por toda a vida, perdoe;
- Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio.
Aristóteles comenta há anos atrás – “Nosso caráter é o resultado da nossa conduta”.

                           Porque escrevi isso? “Talvez por querer mudar um país dos seus erros que tão poucos estão cometendo em nome de tão muitos”. Sei que hoje é impossível, mas quem sabe um dia? Por outro lado, temos “tão poucos fazendo tanto por tantos”. Sim o MOVIMENTO ESCOTEIRO. Uma força na comunidade. Apenas algumas horas em um fim de semana. Pouco, muito pouco. Mas como produzem. Como marcam! É um passo gigantesco para mostrar uma juventude forte, sadia, cheia de valores e que nos orgulhamos nesta pequena gota de orvalho de um amanhecer glorioso. Se pudéssemos crescer, abancar um grande número de rapazes e moças poderíamos mudar uma nação. Uma nação forte cheia de honra, de ética onde teríamos a altivez em saber que produzimos muito “por tantos”. Mesmo assim somos felizes, muito. Nós escoteiros nos orgulhamos pelo que fazemos. Poderia ser mais, muito mais, mas pelo menos fazemos.

                        Parabéns a você, lobinho, lobinha, escoteiro, escoteira, sênior ou guia, pioneiro ou pioneira, chefes de todas as sessões e grupos. Membros diretores que arregaçam as mangas e vão para a sede ajudar. Vocês são a razão verdadeira da existência desta grande fraternidade. Parabéns, a nação escoteira silenciosa sabe o valor do trabalho de cada um, pois todos são importantes. Recompensa? Um sorriso. Quem sabe um abraço ou um aperto de mão. Isto vale muito. Mais de um milhão de tudo que possa existir!

Que continuemos assim, a trabalhar sem pensar em recompensa, a dar sem contar, a sacrificar sem esperar outra recompensa que vai existir na alegria de uma criança.  Quem sabe poderemos fazer mais? E assim dizer com orgulho:

"Nunca tão poucos fizeram tanto por tantos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário