Conversa ao pé do fogo.
Jogo de Bases.
Amanhã tem reunião? Ótimo.
Hoje você já sabe que um bom programa de reunião deixará a tropa bem animada.
Claro, ela já é animada e você sabe disto. Pensei em dar uma sugestão, mas
olhe, é para os chefes mais novos que ainda não tem bons jogos de base. Quem
sabe não é para você que está bem preparado e já sabe o que fazer. Os Jogos de
Bases são realizados regularmente por muitas tropas escoteiras. Divertido e
alegre ele forma os jovens nas técnicas escoteiras ou mesmo nos conhecimentos
escoteiros. - As bases são lideradas por um adulto conhecedor do tema a ser
aplicado. O tempo deteminado deve ser seguido criteriosamente.
- Escolhem-se quatro
pontos no páteo ou local onde será realizado. Se possível uma Patrulha não deve
ver o que a outra está fazendo. - Muitas vezes o jogo de base é feito com
contagem de pontos, visando dar maior motivação a cada patrulha. Ex. cada base
antes do inicio da atividade a patrulha já tem 10 pontos. À medida que vai
desenvolviendo sua tarefa, o responsável da base, pode manter ou tirar pontos.
A patrulha não é informada na hora o quanto ganhou. Isto será feito no termino
da atividade em reunião ou no cerimonial.
- Antes do inicio, deve
ser verificado se todo o material está disponível. O tempo fica a critério com
a programação da tropa no dia. Aconselho
que não seja menor que 10 minutos por base.
Obs. Ao inicio do jogo,
os monitores serão chamados e informados onde estão às bases e cada um recebe orientação
onde irá iniciar sua patrulha. Exemplo – PT Lobo, base 1 (depois irá para base
2, PT Onça, base 2 depois irão para base 3 e assim sucessivamente dependendo de
quantas patrulhas tem a tropa).
- Ao chegar à base, a
patrulha dará seu grito e se apresentará ao chefe da base dizendo: – Sempre
Alerta chefe! Patrulha X pronta para a atividade! - Isto se fará em todas as bases. Mostra a
educação e o respeito da patrulha e indica que ela está presente e aceita o
desafio.
O chefe explica e
começa a atividade marcando o tempo. Finalizado o tempo encerra a atividade. A
Patrulha permanece na base até o apito previamente combinado para trocar de
bases.
BASE 1 - Cada patrulha
de olhos vendados irá fazer 4 nós e uma amarra. Não é coletivo e sim
individual. Todos os membros farão a mesma coisa. Ao termino cantar a primeira
parte do hino Alerta.
BASE 2 – Cada um será
interrogado quais as leis escoteiras que sabe de cor. Maior ponto para a
patrulha que souber mais. Terminado, cada patrulha irá fazer uma piramede,
usando os membros da patrulha.
BASE 3 – Jogos do Kim.
Jogo um – Dois bastões ou duas cadeiras, distante uma da outra um metro. Numa
distancia de 15/20 metros, cada Escoteiro de olhos vendados irá passar entre o
vão das cadeiras ou bastão. Nota. Antes ele deve ser girado em redor de si mesmo
e colocado de frente ao vão. Jogo dois – cada Escoteiro irá encontrar um
determinado objeto num raio de 10 metros. Este objeto será visto antes de
vendar os olhos e poderá ser deslocado durante a procura por um ou dois metros
do seu ponto inicial.
BASE 4 – Cada patrulha
deve cantar uma canção escoteira. Melhor ponto para quem cantar dentro do tom e
saber a canção completa. Todos serão observados. Após cada patrulha irá
demonstrar os diversos tipos de formaturas usadas nas reuniões de tropa.
Lembro que as bases podem ser alteradas
na sua forma ou no seu todo. Fica a critério da programação da chefia da tropa.
Não sei se valeu, mas se sua tropa é nova ou está meio desanimada, mãos a obra.
E lembre-se trabalhe com os monitores, dê as instruções a ele, e deixe que ele
explique para a patrulha como será o jogo. Mesmo que haja discrepância ou mesmo
que ele não transmitiu bem as normas do jogo, valeu. É assim que se faz o
sistema de patrulhas. Desculpe se o jogo de base não é o que você esperava, mas
olhe, quando Chefe de tropa a turma vibrava!
Nenhum comentário:
Postar um comentário