Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

domingo, 19 de março de 2017

Rastros do Fundador. O exemplo de Jesus Cristo.


Rastros do Fundador.
O exemplo de Jesus Cristo.

Acho bastante curioso que homens que se dizem bons Cristãos se esqueçam de tantas vezes, perante uma dificuldade, de fazerem a si mesmos esta simples pergunta: “o que é que Cristo teria feito nestas circunstâncias?”, e decidir em conformidade. Lembra-te de fazê-la na próxima vez que estiveres em dificuldades ou que não saibas como proceder. Cristo deu a sua vida para nos dar o exemplo, nomeadamente, de que devemos estar “Sempre Alerta” - qualquer que seja o preço que tenhamos de pagar - para cumprir o nosso dever para com os outros.
Lord Baden-Powell of Gilwell.

Dever para com Deus.

Ao cumprires o teu dever para com Deus, sê-Lhe sempre grato. Sempre que apreciares um prazer ou um bom jogo, ou conseguires fazer uma boa ação, dá-Lhe graças por isso, quanto mais não seja com uma ou duas palavras. Como fazes às refeições. Ser leal para com Deus significa nunca te esqueceres Dele e recordá-Lo em tudo o que fazes. Se nunca O esqueceres, nunca farás nada de mal. E se te lembrares Dele quando estiveres a fazer qualquer coisa errada, deixarás logo de a fazer.
Deus tem sido bom para contigo, por isso cabe-te fazer alguma coisa em troca que Lhe agrade; é esse o teu dever para com Deus.

O escoteiro tem de compreender que uma parte do seu “dever para com Deus” consiste em cuidar e desenvolver como uma obrigação sagrada os talentos com que Deus o dotou para a sua passagem por esta vida: o corpo com a sua saúde, a sua força e as suas faculdades de reprodução, para serem usadas ao serviço de Deus; a mente, com as suas maravilhosas capacidades de raciocínio, de memória e de julgamento, que o colocam acima do mundo animal; e a alma, essa parcela de Deus que o homem traz dentro de si - e especialmente o Amor, que se pode desenvolver, e fortalecer mediante a prática e expressão contínuas. E assim que podemos ensinar-lhe que cumprir o seu dever para com Deus não significa simplesmente confiar na Sua misericórdia, mas fazer a Sua vontade praticando o amor para com o próximo.

Lord Baden-Powell of Gilwell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário