Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Conversa ao Pé do Fogo. Escotismo Modalidade do Ar e do mar.




Conversa ao Pé do Fogo.
Escotismo Modalidade do Ar e do mar.

Eu tenho muitos amigos da modalidade do Ar e do Mar e tenho por eles enorme consideração. Escoteiro Básico, preferi a terra para pisar e Leigo nas modalidades do Ar e do Mar sempre procurei conhecer um pouco seus programas. Por curiosidade resolvi perscrutar e revirar na Internet sobre suas origens e quando foi a sua fundação. Interessante suas histórias e a eles meu Sempre Alerta!

Escotismo modalidade do Ar.
A Modalidade do Escotismo do Ar, não foi idealizada pelo fundador, Baden-Powell. As outras duas a Básica e a do Mar sim. A Modalidade do Ar não começou na Inglaterra, ela teve origem no Brasil. Dia 28 de abril de 1938, é oficializado o primeiro Grupo Escoteiro da Modalidade do Ar, o Grupo Escoteiro do Ar Tenente Ricardo Kirk, tendo como responsáveis o Major Aviador Godofredo Vidal, o Tenente Coronel Aviador Vasco Alves Secco e o Primeiro Sargento Telegrafista Jayme Janeiro Rodrigues, na época servindo no 5º Regimento de Aviação, atual CINDACTA II, em Curitiba.

Em 19 de abril de 1944, foi criada a Federação Brasileira de Escoteiros do Ar, a qual congregava todos os Grupos Escoteiros da Modalidade, na época se restringindo aos Estados do ParanáRio de Janeiro e São Paulo. O Brigadeiro Nero Moura, em 26 de julho de 1951, então Ministro da Aeronáutica, reconhecendo a tamanha expansão registrada e seus valiosos objetivos, entre eles o de incentivar o interesse dos jovens pela aeronáutica, determinou que todas as unidades da Força Aérea Brasileira dessem total apoio à Modalidade do Ar, o que acontece até os dias presentes.

Em 1951 a Portaria 262 publicada pelo então Ministro da Aeronáutica Brigadeiro Nero Moura determina o apoio de todas as Unidades da FAB aos Escoteiros do Ar. Esta portaria foi reconfirmada em 1981 pelo Ten.-Brig. - do-Ar Délio Jardim de Mattos e reformulada e substituída pela portaria 914 de 29 de Setembro de 2003 pelo Ten.-Brig. - do-Ar Luis Carlos da Silva Bueno.

Escotismo Modalidade do Mar
Após um acampamento no Rio BeaulieuBaden-Powell redigiu "Escotismo do Mar para Rapazes", era uma pequena explanação do que deveria ser o escotismo o mar, ao final há uma nota que diz que seu irmão, Warrington Baden-Powell, montaria um manual para os escoteiros do Mar. Com o despreparo dos chefes da modalidade básica, surgiram novos chefes provindos da Guarda Costeira da Inglaterra, esses tinham conhecimento sobre as artes da marinharia. As primeiras uniões de Escoteiros do Mar na Inglaterra e no exterior foram: Mercúrio, 'British Boys', Petersham and Ham, Barry, Cleethorpes, Ratcliffe, Skegness, e Gibraltar.

Em 1910 foi definido o uniforme dos Escoteiros do Mar, branco diferente da modalidade básica caqui (naquela época). Em 25 março de 1911, estabelece-se escoteiros do mar como salva-vidas na costa, uma real necessidade da época. Em 1912 o "Escotismo do Mar e Marinharia para Rapazes" é publicado. Em 1921, Warrington Baden-Powell morre, mas o Escotismo do Mar já era realidade em vários países. E atualmente no mundo inteiro. Escotismo Modalidade do Mar, é uma das vertentes do Escotismo, tem como principal diferença das outras modalidades é que realizam suas atividades preferencialmente na água, onde quer que exista água em quantidade e profundidade suficientes para que uma embarcação possa navegar, seja ela de que tipo for.

Sendo assim podem existir Escoteiros do Mar, seja estar na água de mar, de rio, lago, lagoa ou pantanal. Procurando desenvolver nos jovens o gosto pela vida no mar, pelas artes e técnicas marinheiras, pela navegação à vela e a motor, pelas viagens e transportes marítimos, pela pesca, pelo estudo da oceanografia, pela exploração e pelos esportes náuticos, incentivando o culto das tradições da marinha. A gama de atividades que podem ser realizadas é enorme, indo da tradicional navegação a remo até mergulho ou windsurf.

- Me orgulho de ser um Escoteiro Básico, faço questão de manter digno no meu uniforme seja o caqui seja o traje que a Escoteiros do Brasil sepultou. Tenho enorme admiração pelos do Ar e do Mar. Se esmeram na apresentação, seus uniformes e fardas são impecáveis e dão enorme exemplo aos demais pelo seu garbo e boa ordem. Uma pena que o novo vestuário veio dar nova conotação na postura da vestimenta escoteira, nem sempre bem reconhecido pela comunidade em muitos estados brasileiros. Levamos anos e anos para dar a comunidade no Brasil uma postura escoteira conhecida de norte a sul. Agora vamos esperar até quando iremos ter novamente admiração pela nossa apresentação e pelo nosso garbo sem esquecer a nossa palavra, honra dignidade e caráter.

- Ao meu amigo Francisco Kainer Rinaldi, um legítimo Escoteiro do Ar que tenho enorme admiração, meu fraterno abraço e parabéns pelo incansável labor pela valorização e engrandecimento do Escotismo do Ar. “Rataplan-plan-plan, vamos cantar, estaremos Sempre Alertas Escoteiros do Ar”! E aos demais Escoteiros do Mar, muitos que um dia convivemos nesta aventura escoteira navegando em embarcações que nunca esqueci meu fraternal abraço e avante, como diz Rinaldi, meu amigo. – “Do infinito mar, na vasta imensidade, e sob a infinidade do esplendente azul Queremos educar a nossa mocidade fugindo a vida inerte, infenso, atroz, Paul, e quando vemos longe o torvelinho humano o próximo perigo, as almas nos desperta, ao nosso brado: Alerta! Alerta, Sempre Alerta! Responde-nos; Alerta! As vozes do Oceano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário