Conversa ao
pé do fogo.
Sinais de
pista.
Técnicas
escoteiras, uma maneira de divertir aprendendo.
Simples, já foi feito em sua
tropa isto eu tenho certeza. Mas agradou? Os Escoteiros e Escoteiras gostaram
da atividade? Você repetiu? Bem vejamos o que BP dizia sobre pistas: - “Para um bom explorador, seguir as pistas torna-se
um costume. Sem saber, ele está sempre em busca de ”pistas”, enquanto se ocupa
de outros serviços”. O Escotismo é uma arte em que a gente se exercita a vida
toda, mas dificilmente um homem “branco” chega àquela perfeição a que tem um
indígena (sudanês Bosquímano da África do Sul, Gonds da Índia ou negro
Australiano). Onde o branco supera o indígena é no uso da inteligência para
descobrir o significado dos sinais. Pôr pistas, não se entende só os passos,
tudo aquilo que envolve sentidos, é pista. – Portanto se ainda não chegou a
este ponto quem sabe uma boa conversa com seus monitores não iriam surgir novas
ideias?
Comecemos com uma tropa que já
tem uma boa ideia sobre pistas. Ela já seguiu por mais de dois quilômetros e se
saiu bem. Agora é hora de subir um degrau na arte de seguir pistas. Vamos
treinar a todos a seguir e entender as pegadas em suas diversas situações.
Comece em uma pequena estrada, quem sabe próximo a uma fazenda ou um sitio. Se
não encontrar um trecho molhado e com barro faça com eles um trecho assim. Quem
sabe uns dez metros para começar. Primeiro passa um Escoteiro o menor da tropa
e por ultimo o maior. Depois ao lado das pegadas deixadas faça de novo, desta
vez com as mochilas. E para encerrar com um Escoteiro carregando outro e
correndo. Todas as patrulhas em volta como se fosse um jogo de Kim. Depois um
relatório sobre o que observaram. Qual a diferença de pegada por pegada?
Altura, peso, idade, andando ou correndo? Vamos lembrar que uma só vez é o
começo de pista. Isto deve ser repetido diversas vezes. Toda vez que as
patrulhas estiverem em marcha de estrada deixar que eles relatem por escrito
todas as pegadas que viram.
Interessante é a
diversificação. Pegadas descalço, pegadas com sapato, com tênis ou chinelo.
Botina ou bota é uma boa. Agora é hora de tentar descobrir pegadas de animais.
Esta só em uma fazenda. Pegadas do gado, de porcos, de galinha, de cães enfim
toda a bicharada que lá esta. Guardar na memória para saber posteriormente. Uma
pegada de um cão, daqueles maiores se aproxima um pouco do de uma onça. A
diferença é que ela anda devagar e quando corre é em saltos. Seguir também
pistas feitas sem usar as nossas conhecidas. Um pequeno galho quebrado
apontando a direção. Onde se quebra quem segue pode saber a altura de quem fez.
Um galho virado para o chão explicando que houve uma parada dos que faziam a
pista. Nada de riscar árvores. Cada patrulha deve ter seu estilo e o bom mesmo
é se ela criou seus próprios sinais. Se as outras não souberam pode dar um
excelente jogo de seguir pista.
Pegadas, pistas simples ou não. Estas
sempre devem ser cobradas em marcha de estrada ou mesmo uma jornada ciclística.
Um lembrete já conhecido de todos, mas que sempre é bom lembrar: - Pista não é
para um somente. Pelo menos dois para evitar desacertos. Os sinais são feitos à direita dos caminhos. No
inicio da aprendizagem os sinais devem ser visíveis. Quando venta não podem ser
utilizados papéis ou folhas. Os sinais não devem ser traçados a mais de um
metro de altura do solo. Nos cruzamentos de estradas deve sempre ser colocado o
"caminho a evitar" nas que não vão ser utilizadas. Nos lugares de
movimento devem ser feitos muitos sinais. Os sinais devem ser traçados
obedecendo às condições do terreno: em terrenos difíceis de dois em 2 metros,
nas rochas de cinco em cinco, nas matas de 20 em 20, nos campos de 30 em 30
metros.
Jogos de sinais de pistas sejam eles
dentro dos padrões conhecidos da tropa sempre chamam a atenção principalmente
se antes de seguir uma boa e curta história for contada. Se criarem situações
reais ou imaginárias dos perigos que estão em volta das pistas na trilha ou
estrada o sucesso é garantido. Quando uma patrulha está seguindo uma pista
evitar outra junto a ela. Dar certa distância entre as patrulhas. Lembrar ao
Escoteiro ou Escoteira que ao seguir uma pista, não se deve chamar atenção
falando alto, gritando e comentando. Use da imaginação com seus monitores.
Pistas são excelente meios para desenvolver a mente. Kipling célebre escritor britânico, escreveu
diversos livros e no escotismo dois são bastante utilizados. O Livro da Jângal
e a novela Kim que celebrizou o menino observador. Aconselho aqueles que
puderem adquirir este ultimo livro que ele denominou de novela a ler com
atenção. Baden Powell em Brownsea já comentava as utilidades do menino Kim na
arte da observação e dedução.
"Se você interroga uma criança de sete ou
oito anos sobre suas atividades diárias (especialmente quando ela quer dormir),
ela se contradiz com satisfação. Se cada contradição for tomada como uma
mentira no café-da-manhã, a vida não é fácil. Eu experimentei um bocado de
intimidação, mas isso era tortura calculada – tanto religiosa quanto
científica. Ainda assim, isso me fez dar atenção às mentiras que eu, cedo,
achei necessário contar: e isso, eu presumo, é à base do meu esforço literário."
Rudyard
Kipling.
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