Definição do escotismo. - Por Baden-Powell.
- Pelo
termo «Escotismo» designa-se o serviço e atribuições dos escoteiros,
exploradores, caçadores, marinheiros, aviadores e pioneiros. O Escotismo é uma
escola de cidadania por meio da arte da vida nos bosques. O Escotismo é uma
sugestão para uma alegre diversão ao ar livre, lançada por acaso, e que acabou
por revelar-se também um contributo prático para a educação.
Eis
algumas das coisas que o Escotismo não é:
-
Não é uma organização de caridade para ser dirigida por pessoas da alta
sociedade para benefício das crianças pobres; - - Não é uma escola com
programas definidos e critérios de exame; - - Não é uma brigada de oficiais e
soldados onde, à força de paradas e formaturas, se inculca virilidade nos
rapazes e moças; - Não é um espetáculo onde se obtêm resultados superficiais
por meio de uma remuneração em insígnias de competência, medalhas, etc. Todas
estas coisas vêm do exterior, enquanto a formação escoteira vem de dentro para
fora.
- O
Escotismo é um jogo de rapazes, sob a direção de rapazes, em que os irmãos mais
velhos podem oferecer aos mais novos um ambiente saudável e encorajá-los a
praticar atividades saudáveis, que os ajudarão a desenvolver o civismo. O Escotismo
não é uma ciência para estudar com solenidade, nem um conjunto de doutrinas e
textos. Nem é, tão pouco, um código militar graças ao qual se instale
disciplina nos rapazes ou se reprima a sua individualidade e' iniciativa, à
custa de formaturas e de exercícios repetitivos.
- Não
o Escotismo é um alegre jogo ao ar livre, onde moças e rapazes podem, em
conjunto, entregar-se à aventura como irmãos mais velhos e mais novos, colhendo
saúde e felicidade, habilidade manual e espírito de serviço. Todo O Movimento
(dos Escoteiros e das Guias) pode definir-se resumidamente como uma
fraternidade mundial de Serviço. Sim, o Escotismo é um jogo. Mas por vezes
ponho-me a pensar se, com toda a nossa literatura, regulamentos, inquéritos no
The Scouter, conferências, cursos de formação para Comissários e outros
dirigentes, etc., não parecerá que estaremos a fazer dele um jogo demasiado
sério.
- Se
lhe tivéssemos chamado o que ele era, a saber, «Sociedade para a Propagação das
Qualidades Morais», o rapaz não se teria propriamente precipitado para aderir.
Mas chamar-lhe escotismo e dar ao rapaz a oportunidade de se tornar um
explorador em embrião, foi algo completamente diferente.
- Toda
a finalidade do Escotismo, é pegar no caráter do rapaz na fase em que o
entusiasmo está aquecido, forjá-lo devidamente e promover e desenvolver a sua
individualidade - de modo que o rapaz se eduque a si mesmo para se tornar homem
reto e cidadão prestável para a sua pátria. A finalidade da formação das Guias
é dar às nossas moças, qualquer que seja a sua condição, uma série de atividades
saudáveis e divertidas que, ao mesmo tempo em que fazem as suas delícias, lhes
proporcionarão uma educação extraescolar em quatro domínios particulares:
-
carácter e inteligência
- aptidão técnica e
habilidade manual,
- saúde física e
higiene
-
serviço aos outros e solidariedade.
- A
finalidade do Movimento das Guias é ajudar os pais, os professores e os
pastores, facultando o ambiente desejável e atividades saudáveis fora da
escola. A formação escoteira tende a fazer dos rapazes homens melhores - aliás,
a fazer deles verdadeiramente cavalheiros que, na definição de Bernard Shaw,
são aqueles que não esperam obter do mundo mais do que aquilo que lhes dão. A
finalidade da formação escoteira é melhorar o nível dos nossos futuros
cidadãos, especialmente no que diz respeito ao carácter e à saúde; substituir o
egoísmo pelo serviço, tornar os moços individualmente capazes, moral e
fisicamente, com o fim de aproveitar essa capacidade para servir os seus semelhantes.
- A
nossa finalidade no Movimento é dar toda a ajuda que pudermos à construção do
Reino de Deus na Terra, inculcando entre os jovens o espírito e a prática
diária da boa vontade desinteressada e da cooperação. A intenção do Movimento
dos Escoteiros e das Guias é formar homens e mulheres como cidadãos possuidores
de três dons fundamentais: Saúde, Felicidade e Espírito de serviço. A nossa
finalidade é educar a próxima geração como cidadãos úteis e senhores de vistas
mais largas do que as gerações anteriores, e desenvolver assim a paz e a boa
vontade por meio da camaradagem e da cooperação, em substituição de rivalidade
prevalecente entre classes, religiões e países que tantas guerras e convulsões
tem produzido.
- Consideramos
todos os homens como irmãos, filhos do mesmo Pai, aos quais a felicidade só
pode chegar por meio do desenvolvimento da tolerância e da boa vontade
recíprocas - isto é, do amor. O nosso objetivo último é criar homens viris para
os nossos respectivos países, fortes de corpo, de mente e de espírito; homens
em quem se possa confiar; homens que saibam enfrentar trabalho duro e também
tempos difíceis; homens que saibam decidir por si próprios, sem se deixarem
levar pela sugestão das massas; homens que saibam sacrificar muito do que é pessoal
em prol do interesse mais vasto da nação.
- O
seu patriotismo não deve ser estreito e mesquinho; pelo contrário, com a sua
visão mais ampla, eles deverão ser capazes de ver com compreensão e simpatia as
ambições dos patriotas de outros países. Não deixes a técnica sobrepor-se à
moral. O desembaraço em campo, a arte do explorador, o campismo, as expedições,
as boas ações, os Jamborees, a camaradagem, tudo isso são meios, não o fim de a
atingir. O fim é o caráter - caráter com um propósito.
E
esse propósito é que a próxima geração seja dotada de bom senso num mundo
insensato, e desenvolva a mais elevada concretização do Serviço, que é o
serviço ativo do Amor e do Dever para com Deus e o próximo. O Escotismo visa
ensinar aos rapazes como viver, não apenas como ganhar a vida.
Nota - Este artigo
escrito por Mario Sica em 1981, com o título de “Rastros do Fundador” e
elogiado por Laszl Nagy Ex-Secretário Geral da WOSM e esplendidamente
prefaciado por E.W. Gladstone (Chefe Escoteiro Inglês) foi por mim copiado sem
modificações. O condensado tem mais de 31 páginas e brevemente irei colocá-lo a
disposição dos interessados. A maneira de escrever de Baden-Powell permanece
sem alterações. Vale a pena ler apesar de extenso.
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