Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quarta-feira, 18 de março de 2020

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. A Insígnia de Madeira.




Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
A Insígnia de Madeira.

... – Ontem um amigo Chefe que ainda não tive a honra de apertar a mão, me enviou pelo Watshap a seguinte mensagem: - Amigo Chefe me diga por gentileza, como foi seu curso avançado e qual sua reação ao receber a sua IM? Quais foram suas palavras ao receber a IM? E como seria para o Senhor se a recebesse pela 1° vez hoje? – Interessante à observação. Voltei no tempo, ainda me vejo menino crescido no meio de dezenas de novos amigos que ainda não tinha o prazer de conhecer. Nove dias acampados no bosque do Jardim Zoológico em Belo Horizonte. Foi demais. Enfim todos os nossos cursos são demais. Então me lembrei desse artigo que postei aqui há tempos e com a nova foto que um amigo me enviou onde me vi no meio de uma turma supimpa tirada no último dia do meu lembrado curso avançado da Insígnia de Madeira.

- Lá pela década de sessenta recebi minha Insígnia de Madeira das mãos do Escoteiro Chefe Darcy Malta. Não foi em uma festividade, ele e eu na Sede da Região em uma noite de sexta feira. Chefe Darcy foi nosso líder e um exemplo por muitos anos em Minas Gerais. Foi uma honra ter sua amizade. Nunca esqueci as palavras que me dirigiu: - Chefe é uma honra para mim fazer a entrega da sua Insígnia de Madeira. Lembre-se que o Colar pesa. As contas mais ainda e o lenço vai distinguir você de outros tantos chefes que estão a fazer o mesmo que você. Não pense que isto vai mudar sua maneira de ser, que vai ficar mais importante. O que a Insignia de Madeira está lhe concedendo é o inicio na sua luta para formar melhor os jovens de sua Tropa. Não pense também que você é agora um instrutor diferenciado. E nem tão pouco tem o direito de ambicionar ir mais longe. A Insignia só tem a importância para que os jovens acreditem que tem um Chefe capaz, um instrutor diferenciado e um irmão mais velho. Quando olharem para você saberão que sendo um Membro do 1º Grupo de Gilwell será sempre um exemplo na sua apresentação e no seu garbo. Seja humilde, não seja arrogante. Você não é melhor que os demais chefes. Evite ser chamado de “chefão” pelos seus jovens. Darcy o Escoteiro Chefe, meses depois me nomeou Comissário Regional no Estado de minas Gerais.

- Durante minha vida escoteira por vários anos vi centenas de chefes recebendo sua IM. Sabia que a IM pesa e a responsabilidade seria maior que antes. Sabemos que o lenço e as contas pesam. Fico triste quando vejo um Chefe IM não dando seu exemplo pessoal e mal uniformizado. Apesar de não ser uma unanimidade isto está acontecendo nos dias de hoje e me entristeço a ver um recebendo a IM com aquela apresentação autorizada pela Escoteiros do Brasil e muitas vezes desfocada. Camisa solta, e meias coloridas no calçado. Um desdenhou o Anel de Gilwell e amarrou as pontas do lenço. Seria esse o exemplo nos dias de hoje? B-P comentava sobre o uso do uniforme não só por parte dos jovens, mas também dos chefes. – “Mostrem-me um desses tipos e lhes afianço que provarei que ele é um daqueles que não conseguiu pegar o verdadeiro Espírito Escoteiro e não se orgulha de ser membro da nossa Grande “Fraternidade”“. Um IM deveria ser alguém que sem comparar a “mulher de Cesar” não basta ser um exemplo ele tem de parecer sempre dar o exemplo. Isto se aplica a todos sem exceção. Para um Insígnia não existe modismo, escolhas individuais e sim uma apresentação digna de alguém que pertence ao 1º Grupo de Gilwell. Sabemos que a tradição já não é tão respeitada, mas para um membro do primeiro grupo de Gilwell deveria ser diferente.

                     Muitas vezes tive a honra de entregar o lenço da Insígnia de Madeira e minhas palavras eram curtas. Apenas lembrar-se de sua promessa da Lei e do seu exemplo pessoal. Certa vez li um artigo sobre os novos membros de Gilwell e como deveriam se portar. O artigo contava uma pequena história de como ele deveria portar sendo a partir de agora um IM (ele se achava importante demais). - Quando soube que ia receber a IM o Chefe ficou tão eufórico que quase não se conteve. Serei um grande homem, um grande chefe agora – disse a um antigo Chefe seu amigo. - Preciso de um novo uniforme imediatamente. Que faça jus a minha nova posição na sociedade escoteira, no Grupo Escoteiro e em minha vida.

- Conheço um alfaiate perfeito para você – replicou o amigo, um IM que recebeu a sua há muitos e muitos anos. – Vou lhe indicar um alfaiate que é um "Velho" sábio e sabe dar a cada cliente o corte perfeito. Deu-lhe o endereço e o novo futuro IM foi ao alfaiate, que cuidadosamente tirou suas medidas. Depois de guardar a fita métrica, o sábio alfaiate disse: - Há quanto tempo o senhor é IM? - Ora, o que isso tem a ver com a medida do meu uniforme? – perguntou o cliente surpreso. – Não posso fazê-lo sem obter esta informação senhor. É que um IM recém-formado fica tão deslumbrado que mantem a cabeça altiva, ergue o nariz e estufa o peito! Assim sendo, tenho que fazer a parte da frente maior que a de trás.

- E continuou: - Anos mais tarde quando está ocupado com o seu trabalho e os transtornos advindos da experiência o tornam sensato, olha adiante para ver o que vem em sua direção e o que precisa ser feito a seguir. Aí então eu costuro o uniforme de modo que a parte da frente e a de trás tenha o mesmo comprimento. - E mais tarde, depois que está curvado pelos anos de trabalho cansativo e pela humildade adquirida através de uma vida de esforços, então faço o uniforme de modo que as contas fiquem mais longas que a frente.

- Portanto, tenho de saber a quanto tempo o senhor foi nomeado para que a roupa lhe assente apropriadamente.

O novo futuro IM saiu da alfaiaria pensando menos no seu orgulho e mais no motivo que levou seu amigo a mandá-lo procurar aquele sábio alfaiate.

                   Portanto meu amigo Chefe Insignia de Madeira lembre-se que você é um exemplo para todos nós. Tens a obrigação de ser aquele que podemos copiar e ver que estamos diante de um exemplo padrão de um Chefe Escoteiro. Tem de mostrar a humildade de um portador da Insignia de Madeira cumpridor da Lei e da Promessa. O lenço pesa e a responsabilidade mais ainda. Mantenha seu padrão de apresentação, seu garbo, um olhar meigo, carinhoso, mostre ser um amigo fraternal e isto fará de você um “Insignia de Madeira” que todos seus amigos sentirão orgulho. Nunca se esqueça disto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário