Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sexta-feira, 8 de março de 2013

As peripécias de Dick Tracy, um Comissário Distrital.



Conversa ao pé do fogo.
As peripécias de Dick Tracy, um Comissário Distrital.

                 Seu nome mesmo era Tarcísio da Anunciação Silva. Não que ele não gostasse do nome, nada disso. Até orgulhava. Quando Sênior descobriu pegadas na sede, investigou e achou um enorme gato que fazia seu dormitório no almoxarifado. Alguém o chamou de Dick Tracy o famoso detetive dos quadrinhos e o apelido pegou. Não continuou no Grupo Escoteiro. Precisava trabalhar e estudar. Queria se formar em medicina, mas nada deu certo e ele mal terminou um curso técnico de Ciências Contábeis. Era esforçado e logo varias empresas se interessaram. Em pouco tempo ficou conhecido e logo se casou. O escotismo ficou como uma boa lembrança. Afinal foram sete anos e ele não podia esquecer. Seus filhos não se interessaram ou quem sabe foi sua culpa em não motivá-los. Trabalhando muito, domingo e feriado não tinha mais nada para pensar. Com quarenta e sete anos já era avó. Renatinho era seu xodó. Fazia tudo por ele.

               Quando Renatinho fez seis anos viu os lobinhos em uma praça e pediu para participar. Seu filho trabalhava com ele e já poderia tomar conta de tudo sem sombra de dúvida. Ele o levou a um Grupo Escoteiro. Ficou admirado em rever aquela alegria, aquela vivacidade e o corre, corre dos jovens no pátio. Lembrou-se do seu tempo. Ofereceu para ajudar. Em um ano já era o Diretor Técnico. Convidaram-no para ser o Distrital da área. Cargo vago. Pensou muito antes de aceitar. Desde sua volta que sentiu em muitos dos escotistas que conheceu a falta de um verdadeiro espírito escoteiro. Já não era como antes. Onde o sorriso era a tônica da amizade. Ele conhecia os fascículos do Delta. Uma espécie de comissário distrital em um condado inglês. Achava interessante como atuava seus conselhos e orientações e aquilo sim ele achava que era um bom escotismo. Quem sabe poderia fazer o mesmo?

             Aceitou. Seis meses depois tinha se arrependido de ter aceitado. Não era como pensava. Se quisesse continuar teria que montar uma estrutura empresarial para dar conta do recado. No inicio pagou as despesas do próprio bolso, mas depois não dava mais. Era um tal de assinar papeis checar diferenças entre chefes, correr para analisar discussões inúteis e quando pensava estar dando certo era chamada a região para se explicar. Houve o caso do Malvino. Foi preso por embriaguez. Um Chefe Escoteiro! Ainda bem que foi de madrugada e ele estava em baladas da vida. Dick Tracy tinha em seu pensamento que o escotismo seria amor, alegria, respeito, sem uma hierarquia disciplinar imposta, exigente, mas sim fraterna. E o caso dos meninos e meninas expulso ou suspensos? Um trabalhão para resolver.

            Nos livros do Delta ele era procurado ou então fazia visita aos grupos, motivava, cumprimentava, ia a aniversários, ensinava o caminho certo para desenvolver a tropa a Alcatéia e os problemas? Simplíssimos! Uma vez ou outra comparecia a um acampamento ou acantonamento não com o intuito de criticar ou fiscalizar, mas sim para parabenizar, para dizer ao Chefe que ele estava no caminho certo. Mas não era bem isto. Sua Região queria ser uma empresa, mas era imatura e nada profissional. Podia-se dizer um bando de amadores querendo ser o que não eram. Como já tinha amizades com os quatro grupos que compunham seu distrito resolveu continuar. Não iria dar satisfações para desavenças e picuinhas e se aparecessem ele seria bem franco com o Chefe.

            A sua maneira fez amizades. Visitava os chefes em suas casas, telefonava e isto lhe tomando muito tempo, mas ele achava que tinha de retribuir. Pediu para lhe trazerem os processos a noite em sua casa ele assinava, e cada Chefe enviava a região. Um dia soube de uma reunião em que ele não foi convidado. Se não o queriam tudo bem. Depois soube dos amigos que foram lá que o Chefe Zózimo queria o apoio de todos para destituí-lo. Iriam fazer um abaixo assinado e enviar a região. Ela que tomasse as providencias. Claro que o Zózimo se ofereceu a ficar no lugar dele se saísse. Ele não gostou. Mandou chamar o Zózimo. Abriu o jogo. Zózimo também. Ele o suspendeu por trinta dias e ia levar o caso à região.

             Não foi preciso. Foi chamado a região. Chamado não intimado. Deram prazo de vinte e quatro horas para ele ir até lá. Não foi. Juntou todos os certificados e alguns papéis que guardou e em um envelope o enviou a região. Escreveu uma pequena cartinha. Não gostava de e-mails. Achava frio demais. Nela disse que agradecia a confiança nele depositada. Que o cargo dele estava à disposição. Que tomassem as providencias necessárias. Não iria lá, achava que a maneira do convite foi impositiva, ele não era empregado da região e sim um colaborador. Completou dizendo que “O Escotismo é quem precisa de mim e não o contrário”.

              Dick Tracy deixou o escotismo. Não era como no passado quando ele era Escoteiro e Sênior e os valores eram outros. Pensou em ajudar, em colaborar, em fazer tudo para motivar os adultos que estivessem com ele. Muitos aceitaram, mas o ciúme, a inveja e a falta de espírito Escoteiro o levaram a desistir. Não era e nunca foi homem de desistir. Sabia brigar se preciso, mas ele sabia que na cúpula tinha muitos escotistas de qualidade, no entanto, não sabia até onde iria à lealdade e a honestidade de todos. Se aceitavam “futricas” se não sabiam ser homens ou verdadeiros escoteiros de caráter e ética ali não era seu lugar. Dick Tracy não deixou o grupo do seu neto a Deus dará. Ia lá sempre. Quando precisavam de uma ajuda, de uma documentação ele se permitia a oferecer. Alí pelo menos ele era bem quisto.

             Eu conheci Dick Tracy. Um dia encontrei com ele e como um verdadeiro Escoteiro não ficou reclamando. Não disse mal de ninguém. Só me deu um abraço e me disse ao pé do ouvido: Baden Powell trouxe ao mundo a maior organização de jovens que se pensou em todos os temos. Saiba Chefe que ser Escoteiro é um orgulho para todos que um dia passaram em suas fileiras, estejam eles agora presentes ou não. Grande Dick Tracy. Ainda bem que existem por aí vários como ele. São aqueles que o escotismo deve muito, mas que os dirigentes não reconhecem. Se ainda tem muitos lutando na frente de batalha, um dia a guerra do amor será vencida. Dick Tracy. Um Comissário Distrital que se o Delta o tivesse conhecido iria o abraçar e se orgulhar!