Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Um fantástico desfile de Sete de Setembro.



Pátria Minha.
A minha pátria é como se não fosse, é íntima
Doçura e vontade de chorar; uma criança dormindo
É minha pátria. Por isso, no exílio
Assistindo dormir meu filho
Choro de saudades de minha pátria.

Se me perguntarem o que é a minha pátria direi:
Não sei. De fato, não sei
Como, por que e quando a minha pátria
Mas sei que a minha pátria é a luz, o sal e a água
Que elaboram e liquefazem a minha mágoa
Em longas lágrimas amargas.
Vinicius de Moraes.

Crônicas de um Chefe Escoteiro.
Um fantástico desfile de Sete de Setembro.

           Semana da Pátria. Sempre foi uma semana importante na vida de um Escoteiro. Quem um dia não sonhou em participar de um desfile? Mochilas cheias de capim, sem ninguém saber, mas pareciam carregadas das “coisas secretas” dos Escoteiros. E o bastão? Hoje sei que não foi suprimido, mas naquela época... O Chefe dizia – Todos muito bem uniformizados, afinal vocês terão a cidade inteira observando e tirando conclusões. A gente olhava com orgulho o Pelotão das Bandeiras. Lindo de morrer. Eles colocavam os bastões sobre um cinto prezo ao pescoço, elas ficavam desfraldas todos de luvas brancas, sapatos engraxados, cintos polidos, chapéus de abas retas, ufa! Pose de herói!

          As reuniões de sábados continuavam como sempre, mas as terças e quintas eram dias de treinamento para o desfile. Sabíamos marchar com orgulho. A continência a autoridade era perfeita. E a banda? Ah! A banda! Linda de morrer. A melhor da cidade. O Grupo Escoteiro se orgulhava dela. Em cada instrumento uma bandeirola do Brasil e olhe todos afinados. O Mestre tinha ensinado e todos sabiam o que fazer. Coitado de quem tocasse uma nota errada ou deixasse cair uma baqueta. Se o seu talabarte estivesse sujo ouvia poucas e boas claro, se não fosse defenestrado da banda. Mau exemplo para o público nunca! A ordem do desfile nunca mudou. Primeiro a Guarda de Honra das bandeiras. No meio a Nacional, à direita a do estado, a da esquerda da cidade. Atrás mais três a do grupo, do Clube onde funcionávamos e de vez em quando a da Igreja.

        A cidade em peso corria para ver os desfilantes. O Tiro de Guerra, um Batalhão da Policia Militar e claro os Escoteiros. Palmas e palmas. No palanque o Chefe do Grupo orgulhoso com suas estrelas de atividade brilhando. Quando saiamos da rua transversal, sempre na Frente o Pavilhão Nacional em seguida a banda, depois os lobos, os Escoteiros, os seniores e pais. Estes eram poucos, não mais do que vinte ou trinta. O trecho do desfile não era mais que oitocentos metros. A apoteose era em frente ao Palanque das autoridades e sempre fazíamos evoluções, malabarismo e nosso caminhão com a carroceria aberta estava lá à barraca armada, uma mesa e um fogão suspenso que na hora exata quando passava pelo palanque o café está sendo coado. Já tinha um Escoteiro preparado com uma bandeira, xicaras e ia servir o café para o Prefeito, O doutor Juiz, O padre, o delegado e o comandante militar e do exercito.

             Quando terminávamos sempre dávamos uma volta em algumas ruas. As famílias saiam de suas casas e vinham aplaudir. Ao chegar à sede, mesas cheias de salgados e você podia escolher – Coxinha de galinha, bolinhos de carne, empadinhas da dona Armênia, croquete, bolinhos de bacalhau, pastei de carne, de queijo, pasteis de mandioca, e você ainda tinha suco de uva, de limão de groselha, de laranja todos naturais a disposição de todos. Ainda não existiam os copos plásticos, mas todos tinham sua caneca guardava no almoxarifado do grupo. Em volta da mesa os comilões se regozijavam, cantavam, contavam causos e alguns sonhando. Sonhando com sua bela que lá foi para aplaudir e piscou um olho para ele. Piscada que nunca seria esquecida.

            Sete de Setembro. Sonhávamos o ano inteiro com ele. Uma época de amor à pátria, respeito à bandeira, cidadania levado ao extremo. Época em que nós meninos acreditávamos no brilhantismo de uma data, de lembrar-se de um Don Pedro I em seu cavalo branco mesmo que não seja a insurgir-se com Portugal. E antes de ir embora, um cerimonial de bandeira diferente. Ela já tinha sido hasteada antes pela patrulha de serviço. Todos formados. Cantamos com dignidade de um infante o hino Nacional, depois os lobinhos cantavam o da Bandeira e por último o grupo cantava orgulhosamente o Rataplã. Nunca esqueci. Os chefes vinham em fileira cumprimentar a cada um. – Parabéns lobinho/Escoteiro pela sua contribuição com a pátria. Sempre Alerta!

            E a gente saia da sede com os olhos brilhando e sonhando. Sonhando com um novo Sete de Setembro. Quanto tempo, quantos Sete de Setembro eu vivi. E hoje nas capitais não querem os lobos desfilando. Tem base a proibição, mas a culpa é de quem? Das autoridades que deixam os meninos por último enquanto os fortes e guapos rapazes da pátria vão primeiro. Mas a vida é assim mesmo, o moderno está aí e as mudanças não param de acontecer. Viva o Sete de Setembro. Para ele o meu amor.


Não te direi o nome, pátria minha
Teu nome é pátria amada, é patriazinha
Não rima com mãe gentil
Vives em mim como uma filha, que és
Uma ilha de ternura: a Ilha 
Brasil, talvez.

Agora chamarei a amiga cotovia
E pedirei que peça ao rouxinol do dia
Que peça ao sabiá
Para levar-te presto este avigrama:
 “Pátria minha, saudades de quem te ama”...

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Estou indo embora. Vou procurar uma cidade dos sonhos. Xangri-la. Cansei dos politicamente corretos da UEB!



Estou indo embora. Vou procurar uma cidade dos sonhos. Xangri-la.
Cansei dos politicamente corretos da UEB!

Estão aí a discutir em alguns grupos o novo traje, ou uniforme, ou farda sei lá. Pretendo não me imiscuir mais nesta discussão. Estão a discutir o obvio. É fato consumado. Discutir para que? Dizer que a UEB foi autoritária e ver outros dizendo que não, dizer que jogaram este traje goela abaixo e outros dizendo que não, dizer que fizeram uma festa digna de participação no maior desfile de modas que existem por aí e outros dizerem que não, dizer que a venda deste uniforme vai ser uma redenção financeira para a UEB e outros dizerem que não é melhor me calar.

Deram oportunidade aqueles que quiserem continuar com o caqui. Sem desmerecer desmerecendo cuidado! O tempo é o senhor da razão. Um dia não tão distante vão agir como agiram agora. O caqui vai sumir como o vento na tempestade. Acabaram com alguns uniformes e trajes já que eram tantos só para satisfazerem os amantes do caqui, Isto para evitar um motim e enfiaram o novo traje a todos. Agora ficam a discutir como será a uniformização. São diversos tipos, curtos, compridos, para dentro e para fora, com gola e sem gola. Putz grila. Dizem que são mais de quinze modelos a escolher. Dizem que já baixaram normas. Melhor calar mesmo. O Escoteiro e obediente e disciplinado. Obedecer e pronto. Um Velho Escoteiro como eu pensando que uniformidade significa todos iguais e vendo isto ai?


Melhor vestir meu velho caqui de guerra, no fundo do baú tirar meu chapéu de três bicos, meu coturno ainda engraxado, pegar minha mochila e uma bandeira, um farnelzinho, uma lona e fugir correndo a procura de uma montanha no Himalaia, onde dizem vou encontrar Shagri-la. Lá irei morar para sempre, pois dizem os historiadores que é um lugar maravilhoso, paradisíaco e onde o tempo parece deter-se em ambiente de felicidade e saúde e com a convivência harmoniosa entre pessoas das mais diversas procedências. Putz! Que felicidade terei. Irei levar meu chifre do Kudu para chamar meus amigos animais ferozes da montanha azul quando aparecer por lá alguém de traje novo. Risos. Se lá eu esquecer este novo traje valeu a pena a minha busca. Aguarde cidade dos sonhos, um dia irei encontrar você e se encontrar nunca mais irei voltar!