Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sexta-feira, 6 de julho de 2018

A Caminho do triunfo. Trechos do livro de Lord Baden-Powell.



A Caminho do triunfo.
Trechos do livro de Lord Baden-Powell.

Ao longo do nosso percurso deparamo-nos com diversos escolhos e tempestades e por isso devemos sempre navegar de frente para eles, com olhos atentos para os podermos identificar, contornar e, durante o processo, aprender com eles. Quando parece mais simples desistir, quando tudo parece impossível, devemos ultrapassar isto de maneira a poder atingir a FELICIDADE.

É para chegar a essa Felicidade que B.P. nos deixa duas chaves importantes:

-"Não levar a vida muito a sério, mas aproveitar ao máximo o que se tiver olhar a vida como um jogo, e o mundo como um campo de jogos." - "Fazer que as nossas ações e pensamentos sejam orientados pelo amor." "Por caminho não quero significar um caminhar ao acaso, sem finalidade, mas antes um trajeto agradável com um objetivo definido, ao mesmo tempo em que há consciência das dificuldades e perigos que podemos deparar no percurso.".

  "O homem emaranha-se nas dificuldades ou tentações das águas agitadas, principalmente porque não o avisaram dos perigos do caminho, nem do modo de se defender deles" e por isso BP parte da sua própria experiência para nos aconselhar a percorrer o caminho que é a vida e para que esse caminho seja para o TRIUNFO. Devemos enfrentar cada dificuldade com coragem e amor no coração, impelir a nossa própria canoa sem baixar os olhos e estando Sempre Alerta Para Servir. BP mostra-nos os caminhos, ninguém o percorre por nós.
                    “If you are a square peg keep your eye on a square hole and see that you get there.” (“Se você é uma peça quadrada, mantenha seus olhos em um buraco quadrado e veja que você pode chegar lá”). Esta frase faz todo o sentido para nós, que estamos a iniciar uma vida adulta e temos muitos sonhos por concretizar. B.P. sublinha que é importante lutarmos pelo que queremos, em busca da felicidade dos outros, contribuindo assim para a nossa própria felicidade. B.P. nunca referiu que seria fácil cumprir os nossos objetivos pessoais, mas afirma que não nos podemos deixar influenciar pelas “palmeiras que dão sombra” e deixar os nossos sonhos fugir, só porque parece complicado.

               O nosso fundador afirmou que o caminho dos jovens é, ou deve ser, o da Felicidade. Não a felicidade que temos em adquirir bens materiais, por exemplo, mas a felicidade que advém do serviço ao próximo, da felicidade deste! Esse sim é o verdadeiro Triunfo.

BP no seu livro "A Caminho do Triunfo".