Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Lobinhos da Jangal, hoje tem reunião, alegria de montão.



Lobinhos da Jangal, hoje tem reunião, alegria de montão.

Arrumei minha mochila,
Arrumei meu uniforme
Acabou a dor de barriga
Está tudo nos conformes!
Pois hoje tem reunião,
Alegria de montão.

Mamãe já fez o almoço.
Calmamente sem alvoroço.
Vou sorrindo para a sede,
Vou abraçar meu chefe.
Há Alcatéia é incrível,
E direi melhor possivel.

Já sei a lei do Lobinho,
Não sou feijão com bolinho.
Eu digo sempre a verdade,
Sou bacana sem alarde.
Hoje vai ter uma trilha,
Vou seguir com a matilha.

Ouço sempre os velhos lobos,
Faço certo não sou bobo.
Tomei banho mais de cinco,
Pois o Lobinho está sempre limpo!
Sou Lobinho e amo a flor de lis
Gosto muito sou feliz!

Meu pai disse não seja louco,
O Lobinho pensa primeiro nos outros!
Sei hastear a bandeira,
Gosto dela bem faceira.
Sou Lobinho disciplinado
Não sou de grito, sou mais calado.

Amo muito a Akelá,
O Balu e a Kaa.
Não sou Lobinho balela,
Gosto também da Bagheera.
Papai e mamãe até mais,
O Lobinho nunca desiste... Jamais.

Vou feliz correndo prá sede,
Pois eu estou sempre alegre
Eu faço o que sempre quis
Sou Lobinho sou feliz!
E hoje tem reunião,
Alegria de montão!

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. O Cantil, a faca e o chapelão.



Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
O Cantil, a faca e o chapelão.

                                      Dizem que o gato tem sete vidas e o antigo escoteiro duas. Será? E o novo escoteiro? Bem pensemos que o antigo viveu o passado e está vivendo o presente e o escoteiro novato não. Há um embate surdo entre o antigo escoteiro e novo escoteiro, digo jovens meninos não entram nessa discussão. Os meninos seguem o Chefe e costumam gostar do que fazem. Como não há meio de dizer qual o melhor se o escotismo do passado ou o escotismo de hoje cada um puxa a sardinha para seu lado.

                                      Comparar o passado com o presente, escoteiramente falando é perda de tempo. Cada lado defende o seu e muitos com bons argumentos. Não se convencem com seu adversário e ai vem à réplica a tréplica e o escambau. Se deixarem ficam se debatendo por décadas até chegarem à conclusão que envelheceram. Kkkkk. Cada lado apresenta seu raciocínio lógico e o lado contrário também. Não devemos esquecer que a finalidade do escotismo de Baden-Powell é uma só e visa principalmente o jovem através de um método revolucionário e atraente:
- Aceitação da Promessa e da Lei escoteira;
- Sistema de Patrulhas;
- Programas progressivos e atraentes;
- Aprender a fazer fazendo;
- Contato com a natureza.

                                         Poderíamos alavancar uma série de outras propostas de BP tão bem expostas no programa escoteiro, mas fiquemos com uma delas: - O Método Escoteiro é um sistema de progressão, a intenção é estimular que cada jovem desenvolva suas capacidades e seus interesses. Ele faz isso colocando desafios a serem superados, aventuras, incentivando a explorar, a descobrir, a experimentar, a inventar e a criar a capacidade de achar soluções; mas sempre respeitando-os individualmente, suas barreiras.

                                          Baden-Powell tinha em mente que esta metodologia seguiria por toda vida do Escoteiro. Afinal uma das principais características do Movimento Escoteiro é a Vida ao Ar Livre. O Acampamento é o auge da vida de um escoteiro. O contato com a natureza é imprescindível, já que se afastar da cidade e entrar em contato com as dadivas naturais traz saúde e felicidade. As excursões às atividades aventureiras torna o escoteiro mais forte e rijo. Com um sorriso no rosto enfrenta de peito aberto as intempéries.

                                         Sem mais delongas vemos que a maioria dos tópicos aqui descritos foram efetuados no passado e também no presente. Talvez a diferença exista em pequenas partes que para os antigos são ponto de honra. Sistema de Patrulha, treinamento de monitores, aprender fazendo, ouvir o ponto de vista do rapaz, criar raízes com a Patrulha e manter um laço com seu Grupo Escoteiro enquanto viver.

                                        Discutem-se muito sobre a Farda Escoteira. Podemos chama-la de traje, uniforme ou mesmo vestimenta. A dúvida é, criou-se ou não uma tradição para ser alterada? Para os antigos sempre ouve o consenso que o uniforme é ponto de honra na apresentação do escoteiro. Hoje em dia de acordo com muitos países que dão mais liberdade a vestimenta escoteira copiamos e isto desagrada muitos que acham um desleixo a maneira de vestir e se apresentar em publico.

                                        Já existe uma corrente, esta de novos escotistas que a vestimenta ou o uniforme não tem o valor que dão os antigos chefes. Pelo sim pelo não ainda fico com BP que dizia que a uniformização poderia até não ser prioritária, mas que ele nunca tinha visto um menino que não sonhasse em ter um. Dizer que o jovem escolhe o que quer vestir e como vestir pode até acontecer desde que não lhe seja oferecido uma Farda Escoteira. Qual menino que entra no escotismo e não sonha com sua farda, com sua faca, um cantil e um chapelão? Nove em cada dez garanto que a escolha é uma só. Afinal se ele entrou por aventura isso faz parte.

                                        Sem maiores delongas pode ser que não tenho “expertise” para tal. Pode ser. 70 anos me deu pouca experiência escoteira. Entretanto para mim o chapelão e o lenço são a maior marca do escotismo em todo o mundo. Posso dizer de cátedra, pois estive em lugares incrivelmente longínquos e ao adentrar em um arraial ou sítio todos diziam: - São os escoteiros do Brasil. Sonhos, meninos sonham, alguns são levados pela ideia do adulto que ainda não aprendeu a ouvir o ponto de vista do rapaz. Suas ideias são o caminho certo.

                                        Para mim não importa, vivi duas épocas. O antes cheio de traquinas de Baden-Powell e o hoje onde suas ideias são consideradas por muitos como ultrapassadas. Se ouvir o ponto de vista do rapaz for posto em prática, se der a ele possibilidade de conhecer o antes e o depois, se uma conversa individual trás experiência do seu ponto de vista posso assegurar que tanto no passado como no presente o escotismo pode ser desenvolvido a contendo.

                                        Portanto não importa o argumento se o ontem se perdeu no passado e o hoje é o que estamos vivendo. Cada um o antigo escoteiro e o novo escoteiro tem suas razões. Se gostam do que fazem se tem amor a sua promessa e a lei, se leva a sério o espírito escoteiro, merece nosso aplauso. Mas quer saber? Nunca fiquei sem meu chapelão minha faca e meu cantil. Novo ou velho deles não abro mão!

                                         E por favor, ao ler minhas ponderações, lembre-se não sou Baden-Powell, mas estou com sua maneira de pensar dos novos tempos: - O importante são os resultados. Se eles acontecerem dentro do espírito do método escoteiro valeu!               

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Basta ser escoteiro para ser feliz.



Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Basta ser escoteiro para ser feliz.

Prologo: - Gosto do que escreveu Martha Medeiros: - "Livrar-se de uma lembrança é um processo lento, impossível de programar. Ninguém consegue tirar alguém da cabeça na hora que quer, e às vezes a única solução é inverter o jogo: em vez de tentar não pensar na pessoa, esgotar a dor. Permitir-se recordar, chorar, ter saudade”.

                                     A gente vai envelhecendo e vendo a vida passar como se não tivesse passado. Piso na relva, piso no chão de terra, piso no lodo e até na lama sempre a seguir, pois sei que nada pode me impedir. Ninguém é igual a ninguém. Uns desistem no meio do caminho outros nem esperam a curva surgir e se vão deixando para trás um rastro de boas intenções, ou melhor... De sonhos... Mas as lembranças ficarão no esquecimento? E ao apagar as luzes deste sonho dirão: - Valeu a pena?

                                    O escotismo tem disso, hora do tempo feliz, hora do tempo passado infeliz. Nem todos são capazes de se defender e para que se magoar ficando em um lugar onde não mais se sente bem? Outros dizem que amam que dariam tudo para continuar, mas saem ao primeiro sinal de dissabor, de cicatrizes que vão se avolumando. Às vezes me pergunto por que tanta sede de poder? Estarão esses falsos lideres fazendo o bem? A quem? Se em 1908 meninos sem chefes corriam pelas florestas de Londres e sorriam porque hoje com tantos chefes não é bem assim?

                                    Pisei no molhado e escorreguei, levantei e somei, andei e multipliquei, voltei e diminuí, deu um sorriso e dividi... É assim a matemática, desde os tempos de Confúcio e Jesus Cristo. Nada mudou nas contas da tabuada que não existe mais. O Escotismo deve mudar? Sem sombra de duvida, mas desculpe dizer, estão os adultos querendo satisfazer a “molecada” sem perguntar a eles se estão de acordo? Vez ou outra penso que o escotismo é dos chefes e não da escoteirada!

                                    Mas e daí Chefe? Aonde quer chegar? Ufa! Não sei, a lugar nenhum, prefiro ficar aqui a voltar ao ponto de reunião. Andei muito para chegar onde estou. Lembro-me do quebra canela, do voador, da briga de galo, da Revista na tropa, do desafio do quebra coco, passar o anel, do cabo de guerra... Ah! E veio o Boto Velho para atrapalhar... Chefe melhorar, os jogos do Boto Velho ficarão para a história. Será? Revejo meus conceitos, hoje a uma procura de novos jogos e tem tantos antigos que são supimpas para aplicar!

                                   Nunca esqueço que já crescido li por cortesia em uma ata de Corte de honra: - Ficou acordado na Corte de Honra que os jogos nas reuniões serão uma escolha da Tropa”. O Chefe ficará encarregado somente dos chamados “Jogos surpresa”. Cada Patrulha fará mensalmente sugestões apresentadas pelos escoteiros. Os monitores transmitirão entre si e aos demais às sugestões apresentadas por toda a Tropa. Nenhum jogo terá a formalidade de obrigação e sim jogado espontaneamente, não só pelo caráter competitivo, mas também pela simplicidade de jogar e divertir!

                                    Como mudou! É mudou muito. Hoje há uma procura imensa de jogos, livros, apostilhas conceitos e mais conceitos sobre os entendidos em jogos e programas. Aquele espírito de sorrir de divertir é vendido pelo sorriso do Chefe: - Olá! Meus escoteiros e meus lobinhos adoram! Risos e risos. Será que não foi o Chefe que adorou? Mas a matemática não é mais a mesma, agora se ensina diferente e a tabuada deixou de existir.

                                   Mas voltando as raias da imaginação, tentando entender você que saiu do escotismo e agora tem uma explicação? O que posso dizer? Sinto muito? Sabe, eu gostaria de sentar com você na sombra de um abacateiro, falarmos de escotismo, dos amores, dos dissabores, da matemática moderna, dos pés de pato que se julgam donos do poder e querem ver você subjugado, querem ter em você um seguidor. É proibido pensar no Escotismo! Olhe, acho que lhe dou razão, nem todos tem a vontade de continuar brigando com o vento sabendo que a luta será inglória.

                                    Zé das Quantas, aquele Chefe simplório lá de Brejo Seco, nas suas veias de poeta comentou comigo: Chefe Vado, o que é meu de verdade, ninguém me tira. O que não é eu mesma me desfaço. Eita cabra danado. Que o diga o Escoteirinho de Brejo Seco, que nunca desiste e breve será um Escoteiro de Primeira Classe... Chefe! Existe ainda? Nos meus sonhos meu irmão escoteiro, existe, é aquela aventura feita de mãos dadas, com a Patrulha amada que me fez ser o que sou. Sem ser imitador dou um boi para não entrar na briga e uma boiada para não sair!

                                  Mas convenhamos, é uma luta inglória. Pisa na Fulô Chefe, não maltrata meus sonhos... E quem se importa? Eu me importo. Digo com muita certeza, meu sangue é escoteiro, não preciso de registro e nem de subserviência, faço questão de um abraço, de um aperto de mão e dizer, amigo agora somos irmãos e vamos seguir a trilha de BP hoje amanhã e Sempre. E quem aparecer... Hora, quem aparecer... A gente salta o obstáculo desce num evasão e parte para o cerimonial, pois é hora da bandeira moço, e que se dane os que me querem ver longe!

Sempre Alerta!