Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Escoteiros Florestais, para eles eu tiro meu chapéu!




Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Escoteiros Florestais, para eles eu tiro meu chapéu!

- Todos sabem, nasci na União dos Escoteiros do Brasil. Luto por um escotismo sem vaidades, sem opulência, sem ostentação, aquele que segue os rastos do fundador, que tem como preocupação a formação dos jovens no aprimoramento do seu caráter, da ética e vivencia da Lei do Escoteiro. Decepciono-me com a nova formação diferente que recebi da Minha Querida União dos Escoteiros do Brasil e se tornou a Escoteiros do Brasil. À opulência de ser o melhor, de fazer o melhor, da aparência visual que não tem mais aquele garbo que conhecia no passado. Sei que muitos ainda que lutam em suas fileiras percorrem o caminho idealizado por Robert Baden-Powell. Outros, no entanto querem ter o poder, sonham com o endeusamento, ficam a se mostrar com seus penduricalhos recebidos e esquecendo o menino, o jovem aquele que merece estar no topo da pirâmide, pois ele é o escotismo, é para ele que a doutrina de BP foi criada. Estão a se preocupar com a riqueza, a ostentação e esquecendo as bases fundamentais que o “Criador” deixou para nós.

Acompanho pelas redes sociais as demais associações escoteiras que nasceram voltando suas bases para o escotismo tradicional com o método do fundador, dentro dos princípios da Lei e Promessa e da formação individual. Ainda são poucos, alguns amigos me contam como é, outros vão ficando a margem por não encontrar o sonho escoteiro que ficou somente na imaginação. E eis que me surpreendo com o Escotismo Florestal. Pequeno ainda comparado ao aparato grandioso da Escoteiros do Brasil. Seu Líder Luiz Fidelis está aí, sorrindo, junto da meninada, acreditando no seu novo método voltado para a natureza. Faltam neles o verdadeiro sistema de patrulhas, a metodologia badeniana, mas a simplicidade, a maneira de achar seu caminho, a vontade de vencer e formar jovens para um futuro brilhante, está à vista e isso é extraordinário, memorável, merece palmas, seja a escoteira, a mexicana, seja a fumacinha, seja um dedinho e muitos dedões. Tira-se o chapéu!

Tive a honra e o privilégio de conhecer Fidelis pessoalmente. Sua família, seus filhos supimpas, a educação que receberam espanta. Vejo meninos florestais nas fotos, nos vídeos, o idealismo sem fanatismo, as saudações, a alegria e principalmente a uniformidade. Todos são iguais sem lenços de Gilwell, sem arganel, sem colar sem medalhas, sem fotos monumentais de cursos, de formadores que hoje é um sonho de boa parte dos participantes da Escoteiros do Brasil. São voluntários simples, alegres, dando seu tempo livre sem nada em troca, há não ser o ideal de servir. O esforço de cada um compensa. Sei que no futuro isto terá resultados para a formação daquele jovem que participou da sua metodologia.

Não se vê os Florestais se enaltecendo, não se vê o Fidelis desmerecendo qualquer associação. Como as demais também recebeu ameaças, promessas de processos e nunca postou ou disse nada que desabonasse a qualquer um. Um cavalheiro Escoteiro! Gosto de ver os vídeos, os meninos saudando, o sorriso, o mesmo lenço igual sem nenhuma conotação de dar a alguns o privilegio de usar outro para se mostrar superior. E as fotos? Lindas, meninos, meninas, homens, mulheres todos iguais perante a Lei dos Florestais. Não se vê falar em punições, em admoestações, nos Florestais não precisam de Comissão de Ética, de faturar à custa de badulaques e tralhas escoteiras. Não tem cantina suntuosa, sede tipo palácio, não tem jamboree onde são vão os chefes, onde eles estão na crista da onda do Escotismo para se mostrar em fotos, em causos em viagens de avião e aquela suntuosidade das barracas onde irão ficar.

Se correm, se gritam, se formam, se saúdam a bandeira, se dizem Sempre Alerta, se cantam se aprendem se existe pseudo saudosismo na formação militar, eu só tenho que parabenizar. Antes me preocupava com o futuro nas demais associações chamadas de tradicionais, onde um líder criou, dirige organiza, e sozinho luta contra as ameaças da EB. Pensava e ainda penso quando este líder faltar se haverá continuidade na associação. Fidelis inteligente está criando uma equipe das boas. Sua associação já ultrapassa as fronteiras do seu estado. Cresce com os pés no chão. E olhe, faz um dos melhores Marketing escoteiro do Brasil. Não tem Diretores, presidentes, não tem Formadores, não tem Insígnias e se tem desconheço as condecorações, grupos padrões, premiação para isso e aquilo e privilegio de viagens internacionais. Nem mesmo os suntuosos certificados de agradecimento que corre solto na Escoteiros do Brasil.

Tudo é muito simples. Necas de curso tal, de curso avançado, de nível não sei o que. Não tem fotos de figurões e graças a Deus não tem ninguém uniformizado com camisa solta e sandálias sem meias. Chapéu é um só. Lenço de uma só cor. Quanto custa tudo isso? Vende na Loja Escoteira? Recebe por cartão de crédito dólar e o escambau? Não... Lá nos Florestais não falta modéstia, não falta discrição, não falta cavalheirismo tão esquecido pelos que se acham donos do escotismo nacional. Lá nos florestais não existe a preocupação de cargo, de função, de evasão, de registro, de deveres sem retorno. Lá nos florestais existe sim a amizade, a fraternidade o desejo de servir e ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião. Lá nos florestais eles dizem e eu acredito que são todos irmãos.

Aos meus amigos Escoteiros Florestais, meus parabéns. Que continue assim por todo o sempre. É um novo escotismo surgindo, quem sabe se Baden-Powell ainda fosse vivo, iria tirar o chapéu para vocês. Lembrem-se Este Velho Chefe Escoteiro se sente honrado em ter amigos como vocês. Sem desmerecer a todas as associações escoteiras onde tenho grandes amizades e recebo pomposos abraços e saudações, para vocês Escoteiros Florestais eu tiro meu chapéu, e faço questão de dizer bem alto o Grito da União dos Escoteiros do Brasil tão esquecido:

- Anrê! Anrê! Anrê!
Pru Brasil?
Maracatu!

Sempre Alerta para Servir!