Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sábado, 16 de novembro de 2019

Crônicas de um Chefe Escoteiro. Escotismo adulto. Você gostaria de fazer?




Crônicas de um Chefe Escoteiro.
Escotismo adulto. Você gostaria de fazer?

... - Este tema foi muito comentado no passado. Outro dia li novamente que a ideia não terminou. Escrevi um pequeno artigo a respeito que nem dissecado foi. Quando adulto sempre quis continuar a fazer meu escotismo de aventuras sem prejudicar minhas funções de Chefe Escoteiro. Realizei boas atividades aventureiras. Hoje vejo que muitos adultos ainda sonham em fazer escotismo e sem perceber atrapalham o crescimento dos seus jovens. Um Chefe experiente comentou: - Chefe eu apesar de seguir o escotismo atual, vejo que hoje em dia não vemos chefes mais sim recreadores que não tem experiências de vida sabem fazer atividades dirigidas, esquecem o sistema de patrulhas teimam e não deixar os monitores comandar as patrulhas e vai por aí. Quem sabe o Escotismo adulto teria a base para melhorar a formação destes chefes. Vejamos:

- Cresceu entre adultos Escoteiros na Europa a ideia de fazerem um escotismo entre eles. Dizem que a ideia já germinou e uma organização floresce. Aqui no Brasil muitos se interessaram pelo tema e alguns pensaram em ter sua organização própria. Dizem que na época a própria Escoteiros do Brasil estudou a filiação em uma organização própria. Os resultados até hoje desconheço. As outras associações pelo que sei não se manifestaram. Eu como mineiro fico na minha matutando. Tudo que aparece sobre o tema eu leio e tento entender bem o que seria Escotismo adulto. Sou meio tapado com estas coisas. Sei que a palavra já diz tudo, mas precisa mesmo ter uma organização a parte? Claro que discordo da EB ser a mentora, pois logo irão aparecer “sumidades” Escoteiras a determinar isto e aquilo desfigurando o sentido da ideia. Sei não. Eu vejo o Escotismo Adulto de outra forma. Uma organização poderia ser bem vinda se ela viesse nos oferecer liberdade e democracia. Se ela fosse viva e cheia de fraternidade. Se ela tivesse a ideia de dar aqueles que não tiveram a oportunidade de fazer um escotismo mateiro os levar para o campo com liberdade sem imposição.

- Mas e os participantes não iriam colaborar com os jovens em suas sessões como Chefes Escoteiros? Quais foram os resultados alcançados destes participantes do Escotismo Adulto em relação aos jovens, já que estes sim são nosso principal objetivo? Quem sabe eles pretendem dar todo apoio às associações Escoteiras que estão com dificuldades ou mesmo dar facilidades ao crescimento dos jovens nos Grupos Escoteiros? Não devemos esquecer que existe uma gama enorme de novos lideres voluntários que nunca tiveram a oportunidade de fazerem um escotismo aventureiro, vivenciar o sistema de patrulhas, acampamentos de Gilwell, e entre sí jogarem gostosamente os maravilhosos jogos Escoteiros como aqueles que a meninada se diverte em tropas Escoteiras. É comum ouvir as vivencias dos antigos escoteiros quando comentam com saudades “daqueles tempos” e logo a mente os transporta para os acampamentos vivendo a vida de um Escoteiro fazendo tudo que a oportunidade lhe deu. Pensando assim eu vejo uma possibilidade de se ter um programa de Escotismo Adulto voltado para as atividades Escoteiras.

Lembro que Escotismo adulto não deve se confundir com Indabas, encontro de chefes, cursos e outras atividades aventureiras. Acredito na possibilidade seja em um Distrito seja em uma área onde amigos chefes se reúnem para fazer suas atividades em conjunto, seja em patrulhas e tropas vivenciando o escotismo no ponto de vista de um adulto em atividades de campo. Quem armou uma barraca e dormiu sob as estrelas em um campo de Patrulha, quem junto a uma patrulha construiu um ninho de águia, uma ponte pênsil ou seguiu uma pegada de um animal em uma floresta, quem teve a oportunidade de fazer um Percurso de Gilwell um passo escoteiro, uma transmissão de semáforas em montanhas longínquas e ficou até a madrugada contando estrelas e cantando com seus amigos chefes sabem que este sim é o verdadeiro espírito escoteiro. Fazer, atuar aprender para transmitir a sua tropa pode e deve ser considerado como uma possibilidade.

Um escotismo aventureiro para chefes sem apitos, sem gritos, sem imposições e sempre voltado democraticamente no crescimento individual é válido. Quem sabe a lembrança de sua Patrulha seria uma nova fórmula de motivação para suas atividades de liderança aos jovens escoteiros. Muitas coisas deveriam ser vistas. A descoberta da fraternidade, da aceitação de ser líder e liderado e vivenciar nova forma de amizade e fraternidade. Sei que existem muitas necessidades para se atingir o objetivo proposto. O bom de tudo é voltar ao velho chavão que dizem ser no acampamento que se conhece o escoteiro e porque não o Chefe? Porque então não acampar com eles para conhecê-los melhor? Não acho impossível isto acontecer. Com alguns acampamentos os chefes irão vivenciar melhor o escotismo que estão aplicando aos seus jovens. A vivencia em uma patrulha daria oportunidade para entender melhor nossas deficiências e que poderão ser aprimoradas.

Espero que entendam que estou falando de Chefes Escoteiros Aventureiros sem a imposição das normas existentes em uma sessão escoteira. A liberdade de ir e vir, a liderança de um dirigente com prazo determinado para substituição. Se isto vai dar maior vivencia, mais conhecimento, quem sabe a falta que faz cursos técnicos de formação pode ser que esta modalidade poderia trazer o que eles precisam tecnicamente falando para liderar suas tropas escoteiras. Melhor ainda é dar vazão real em seus sonhos escoteiros. Porque não realizá-los?

Sabemos que a ideia de BP era voltada para os rapazes e moças. Tudo que ele fez foi em função da formação individual, o desenvolvimento da liderança e formar caráter e civismo para jovens. Mas hoje temos milhares de adultos Escoteiros que nunca fizeram tais técnicas e tais atividades. Afinal, eles não têm este direito? Que cada um pense se a ideia é valida. Quem sabe aprofundar mais se onde se fez tal modalidade quais os resultados alcançados. Mas se querem também fazer escotismo, viver a vida mateira e aventureira como adulto e junto a outros adultos está na hora de se por em ação. Como diz um amigo meu, pé no pedaço, preparem o programa, mochila as costas, uniforme no lombo, chapéu Escoteiro, uma bandeira e escolham sua trilha e parta para onde o vento os levar, cantando uma bela canção! Bons ventos e bons caminhos!