Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Apenas uma homenagem, uma simples homenagem a minha amiga Letícia.


Apenas uma homenagem, uma simples homenagem a minha amiga Letícia.

Ontem me lembrei de Letícia. Quem não a conhece saiba que é apenas uma guia. Uma guia que durante alguns meses surpreendeu o movimento Escoteiro como um todo. Pela primeira uma jovem mostrou que nem tudo no escotismo é um lindo arco íris como dizem nossos dirigentes. Ela nunca teve pretensão de se insurgir, de ser contra, queria somente dizer que nossos lideres precisavam ser mais pragmáticos e transparentes principalmente quando sem consulta (dizem que fizeram e ninguém viu) colocaram de modo impositivo a nova vestimenta. Ela pensava que se tivessem feito uma pesquisa nacional séria com a participação de todos, não haveria motivo de discordar da nova vestimenta. Muitos acham que ouve, ela e eu sabemos que não. Transparência é quando todos são informados dos estudos e participam dando sugestões. Pensem bem, se isto tivesse acontecido durante três anos que durou a implantação da mudança, não teriam mais investido no traje. E olhe como se nada fosse acontecer o traje continuou a ser vendido nas lojas Escoteiras. Quantos jovens e adultos ainda usam o traje? Depois da data marcada pela UEB quantos serão inutilizados? Sei que vários escotistas antes e depois defenderam as decisões da UEB. Eu como sou totalmente contra esta mudança e tenho meus motivos já ditos aqui e nos meus blogs vi com surpresa uma guia que arregimentou tantos e que mesmo não conseguindo como queria fazer seu intento, ela venceu uma batalha.

Letícia sofreu uma pressão psicológica incrível. Quantos foram contra ela? Eram membros da elite Escoteira tentando convencê-la ao contrário e ela irredutível. Eu mesmo a aconselhei que desse um tempo para seu protesto. Não era a hora propícia, pois simultaneamente a data programada iria acontecer a Assembleia Regional. Enquanto isto ela recebeu telefonemas e e-mail de dirigentes assim como foi chamada (a convite) para uma reunião na Sede Regional de São Paulo. Finalmente convidada para a Assembleia Regional viu que ali era não era ninguém. Seu sonho de um protesto Escoteiro não aconteceu. Mas alertou a muitos que precisamos de mais democracia, mais transparência, mais pesquisas leais e não as que de vez em quando são feitas. Ela acordou muitos chefes em saber que precisamos lutar pelos nossos direitos e não aceitar sempre os Politicamente Corretos que para nos calar dizem que o Escoteiro é Obediente e Disciplinado. Quanto a vestimenta ela hoje é um fato consumado. Não existe mais um retorno às origens. Tudo que disserem que a escolha dela “a vestimenta” é democrática nos Grupos Escoteiros uma análise leal irá mostrar que não. Afinal para quem conhece democracia na sua totalidade ela não existe para nós.

O tempo passou Leticia ainda sobrevive nas hostes Escoteiras. Continua a vestir seu uniforme com orgulho. Tem muitos amigos de sua idade e com eles ainda corre por aí com sua bandeira a acampar fazendo o escotismo que acredita. Ela tem o escotismo na alma no pensamento e no coração. Me orgulho em ser seu amigo.


PARABÉNS LETÍCIA. ORGULHO-ME DE VOCÊ!

A morte da barata.


Hora de dormir. Boa noite para os que ficam.
A morte da barata.

             Esta madrugada eu me levantei lá pelas três. Destino? O banheiro da minha morada. Nem bem acendo a luz e lá está ela. Quieta. Parada, finge-se de morta. Eu a olho e penso: - Mato? Sou um matador? Dizem que todos tem o sangue de pistoleiro ao avistar uma barata. Coitada, é totalmente indefesa. Tem algumas que correm e escapam tem outras que se fingem de morta. Truque Velho já conhecido pelos matadores. A barata é o terror das mulheres. Claro para alguns homens também. Se você gritar alto – Uma barata! É um Deus nos acuda. É gente correndo para todo lado. E veja a pobre coitada. Pequena, indefesa, não morde e não sabe dar porrada. Ela é noctívaga. Só a noite dá as caras, pois espera que os humanos estejam dormindo. Tem aquelas que resolvem passear durante o dia, mas estão cometendo haraquiri.

             Não adianta as donas de casa a deixarem um brinco. Elas as perseguidas se escondem nos canos de esgoto ou no próprio esgoto. Deus do céu! Que destino é esse? Morar no esgoto e sair para ser morta? Dizem que elas adoram uma cozinha. Restos de alimentos ou açúcar e quase não bebem agua. Os estudiosos separam as famílias de barata como a americana (nunca vi, deve riquíssima e com filhos Marines), a cascuda e a voadora. Esta é demais. De vez em quando estou com a janela do meu pequeno escritório aberta e surge uma voando. Levo o maior susto. Deve ser americana da Air Force saltou de paraquedas e veio parar na minha janela. Falam ainda na barata Alemã e na australiana. Não tem a brasileira? Acho que não. Mas voltemos a nossa mente assassina. Assassina? Era apenas uma barata. Pequena coitada. Tentando se esconder e você atrás com uma metralhadora, uma bazuca e não leva um canhão porque é pesado demais.

              Bem para não alongar a história da barata Escoteira... Calma não era Escoteira. Não existe uma barata usando a vestimenta. Kkkkkkk. Elas são contra totalmente contra este tipo de uniforme. Uma me disse que se fosse seria o caqui de calças curtas. Mas voltemos à barata no banheiro. Paro na porta, ela para perto do vaso. Eu olho para ela com os olhos injetados. Ela finge-se de morta. O que devo fazer? Dizem que nós Escoteiros somos bons para os animais e as plantas, mas a barata não é animal, não é pássaro e nem peixe. Dizem que é um inseto perigosíssimo. Penso, analiso, somo dois mais dois, faço uma raiz quadrada de 0,0,3285860. Ainda na duvida se a mando para a terra dos baratos e baratas fecho os olhos. Uma pena enorme. Se contar para a Célia que a deixei viver vou ouvir o que não quero. Levanto o pé calçado com um chinelo, o levo em cima da barata. Ela imóvel não sabe que vai ser assassinada. Abaixo o pé sem dó e sem piedade. Um barulho de “trak” se fez. A barata morreu!


                 Boa noite meus amigos e minhas amigas. Que a semana seja cheia de alegrias e felicidade. Que nenhuma barata acompanhem vocês a noite em suas camas. Kkkkkkk. Durmam com Deus!