Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

DIA DO LOBINHO, QUEM JÁ FOI NUNCA MAIS ESQUECERÁ!




DIA DO LOBINHO, QUEM JÁ FOI NUNCA MAIS ESQUECERÁ!

Quem já foi lobinho, daqueles saltitantes, gritantes, fazendo travessuras, e que ama sua Akelá, pensa dia e noite no Balu e na Bagheera, não se esquece da Raksha e da Kaa, sonha com a alcateia a gritar Lobo! Lobo! Lobo! Sabe como é maravilhoso ser um lobinho ou uma Lobinha. Com a mente voltada para uma reunião, uma próxima excursão, o próximo acantonamento para não esquecer jamais. Hoje se comemora o dia dos lobinhos em todo o Brasil. Quem sabe em todo o mundo. São Francisco de Assis reconhecido pelo apreço a natureza e conhecido com o santo patrono dos animais e meio ambiente é o patrono dos lobinhos.

Que todos os lobos ao fazerem seus próximos Grandes Uivos lembre-se que ser lobinho é demais é grandioso e que nunca esqueçam que a Promessa do lobinho é para sempre.

PARABÉNS A TODOS OS LOBOS, PARA VOCÊ DA ALCATÉIA DE SEEONEE UM GRANDE ABRAÇO E UM APERTO DE MÃO PELO SEU DIA DEIXANDO VIBRAR NO AR UM GRANDE E ESPETACULAR “MELHOR POSSÍVEL”!

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Inspeção de Gilwell.




Inspeção de Gilwell.

Nota – Não faça ele (o chefe) muito daquilo que compete aos próprios rapazes, e assegure-se de que eles o fazem. «Quando quiserdes que uma coisa se faça, não a façais vós» é a divisa apropriada. Acampados ou não, os Escoteiros têm sempre o hábito da arrumação. Se não fores arrumado em casa, não o serás no acampamento; e se não fores no acampamento, não serás um Escoteiro a valer, mas um simples pata-tenra. O acampamento é uma oportunidade para o Chefe exigir asseio sob condições aparentemente difíceis. BP.

- Inspeção de Gilwell faz parte da rotina para escoteiros seniores e porque não dizer até de chefes em acampamentos ou reuniões de tropa. Por diversas vezes quando Akelá as introduzi no Lobismo. Conheci Patrulhas que dificilmente se achava algum fora do lugar, panelas sujas, campo com objetos que nada demonstram ter nascido ali. A corte de honra sempre determinava como ia ser a inspeção do dia e todos se preparavam para conseguir obter os padrões recebendo uma bela flâmula ou um Totem ricamente preparado. Espero que o artigo sirva para dar luz de como fazer e agir em uma Inspeção de Gilwell. Sucesso aos patrulheiros hoje amanhã e sempre!

Tive a honra como escoteiro, sênior, pioneiro e Chefe participar de centenas de Inspeções em minha vida escoteira. Vivi com orgulho toda sua fase desde a espera do Chefe até os comentários quando do cerimonial de bandeira, onde não faltavam elogios e nunca uma reprimenda. Quem sabe uma flâmula ou um totem ricamente escrito em um belo couro feito pelo Chefe. Acho que fui um dos primeiros a introduzir também a inspeção pelos monitores no campo da chefia, onde orgulhosamente eu e os chefes esperávamos os monitores que sorridentes nas suas poses faziam a inspeção com galhardia. Sei que muitos dos chefes que estão lendo conhecem bem uma Inspeção de Gilwell. Porém muitos novos ainda não a praticaram como escoteiro ou como Chefe. Para eles dedico este artigo. Afinal onde entra o amor, o coração o respeito e a dignidade entre os chefes e seus escoteiros só tende a crescer e dar certo.

HISTÓRICO:
Desde os primórdios do escotismo que as inspeções fazem parte de seu Método Educativo, quer seja como colaborador na formação do caráter, no desenvolvimento do garbo e da disciplina ou até como fator organizacional. Pelo seu nome "Inspeção de Gilwell" podemos dizer: Que são as inspeções com características daquelas utilizadas e formuladas em Gilwell Park (consideradas por muitos como "a Meca ou o Norte" do Escotismo). Todos os Cursos Avançados em Gilwell Park eram elaborados e executados com inúmeras peculiaridades que colaboravam para a formação dos adultos, dando suporte para o seu trabalho educativo. Uma destas peculiaridades seriam as Inspeções, um mecanismo muito utilizado por Baden-Powell para enfatizar alguns dos aspectos comentados no início deste texto. Habitualmente ouvimos inúmeros outros termos como referência para estas inspeções, e adotando o nome de Inspeção de Gilwell a muitas coisas que não fazem parte dela, contudo, não temos o intuito de engessar o seu conteúdo fazendo o que se fazia no passado, mas norteando nossos acampadores e aventureiros naquilo que seja realmente pertinente e importante para o processo educativo do jovem.

OBJETIVOS EDUCACIONAIS:
Como elemento de apoio educacional é utilizado no Método escoteiro e no Programa de Jovens, trabalhando alguns temas, tais como:
- Ajudando a trabalhar a higiene pessoal e do ambiente em que vive;
- Evidenciando o garbo e a disciplina, requeridos na preparação e durante a atividade;
- Trabalhando a união e a cooperação coletiva, vivenciados pelos jovens integrantes da pequena comunidade (patrulha);
- Motivando a criatividade, democracia e as atividades físicas:
- Criando hábitos, introduzindo noções e estabelecendo medidas.

CARACTERÍSTICAS:
As inspeções servem para conferir e aprimorar quesitos de higiene, manutenção e arrumação durante acampamentos e similares. Porém podem ser empregadas na sede ou no canto de patrulha, com a finalidade de instrução ou averiguação dos equipamentos sob a guarda da Patrulha. São destinadas principalmente aos Ramos Escoteiro e Sênior e devem ser praticadas também nos cursos oferecidos aos Escotistas para aprimorar seus conhecimentos. A Inspeção deve ser positiva e bem feita, sem sensibilidades, porém, com uma atitude delicada para não ofender ou ferir. Também deve ser imparcial e progressiva.

Se há número suficiente de pessoas na Equipe de Escotistas, distribua entre eles partes ou itens da inspeção, por exemplo: inspeção das pessoas (uniformes, aspecto, higiene), cozinha, barracas, material individual, construções e etc. Deixe os membros de a Equipe visitarem as Patrulhas separadamente, pois assegura que toda a tropa esteja simultaneamente sob inspeção e nenhuma Patrulha fica esperando, ociosa ou tente completar trabalhos de última hora. As críticas, comentários devem ser feitos às Patrulhas na hora da inspeção. Uma boa opção para as tropas com poucos escotistas (um ou dois) seria o agendamento de Inspeções, isto é, marcar durante o dia quando cada patrulha será Inspecionada (não se esqueça de fazer um rodízio destes horários). Conforme o acampamento for progredindo, ponha os monitores dentro da Cena, por exemplo: os monitores acompanham os membros da Equipe de chefes, as Patrulhas inspecionam umas as outras, ou forme Patrulhas mistas para inspecionar locais designados.

O método de outorgar diariamente flâmulas de eficiência, usados por muitos anos em Gilwell produz bons resultados. Para isso é necessário simplesmente fixar um padrão para cada dia e outorgar uma flâmula a todas as Patrulhas que alcancem este padrão. A tropa deve ser incentivada a alcançar um padrão ou nível, e não a se classificar por ordem de mérito ou simplesmente atrás de uma flâmula. As Inspeções servem para incentivar e jamais desencorajar. Elogie antes de criticar e só critique construtivamente. Tenha como alvo um alto padrão, mas nunca a uniformidade. As patrulhas devem ser incentivadas a preservar a sua própria maneira de tratar o local e o equipamento, desde que estejam dentro dos limites corretos. Iniciativa e individualidade (não confundir com individualismo) são valorosos quando contribuem para o bem comum.

APRESENTAÇÃO:
Quando da realização das inspeções, a Patrulha fica a espera dos chefes em frente ao Pórtico de entrada de seu Campo de Patrulha, e é rotina uma alegria nestas horas onde ficam cantando ou conversando sobre o que cada um fez para merecer estar ali. Lembrem-se os jovens respeitam a justiça e tem um sentimento real da imparcialidade.
Bom acampamento e uma ótima inspeção com o sorriso de todos.