Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Meu Amigo, você é Escoteiro? Com muito orgulho meu caro, Escotismo está no meu coração.


Meu Amigo, você é Escoteiro?
Com muito orgulho meu caro, Escotismo está no meu coração.
    
         Você não sabia? Ah! Meu amigo eu sou sim e com muito orgulho. Se tiver um tempinho deixe que lhe diga o que aprendi e o que ainda irei aprender. Quando menino eu aprendi que a palavra homem tem um significado especial. Aprendi que devia ser alguém para que todos que me amam pudessem um dia se orgulhar de mim. Aprendi que o caráter é importante em cada um de nós. E aprendi muito mais, a ser leal alegre e saber sorrir nas dificuldades. Aprendi que ser fraterno é ponto de honra, e minha palavra? Sim ela é sagrada. Estou aprendendo que a honra faz parte dos honestos. Que a ética é para homens honrados. Aprendi tantas coisas que cada dia que passa mais eu me orgulho de ser um Escoteiro. E olhe eu serei para sempre!

       Preste atenção meu amigo e veja como são tantas coisas maravilhosas que acontecem comigo e se hoje eu sei que a felicidade pode ser alcançada, acredite, eu a alcancei. Sou um privilegiado por Deus em ser um deles. Olhe pode ser que você também já viu, mas quem pode sucumbir a um céu estrelado? Deitar na relva e em volta de uma fogueira junto a amigos e amigas? E olhe como é lindo ver as constelações, sentir a grandeza da via láctea. Acredite, eu já vi centenas de cometas brilhantes no céu a correr em uma velocidade incrível! E as estrelas faiscantes a brilharem no espaço? São coisas que um Escoteiro não esquece. E quando vejo isto mais e mais eu tenho a certeza que ser um Escoteiro é fantástico e isto me transforma. Aprendemos que devemos ser puro nos pensamentos, nas palavras e nas  ações, pois assim estamos mais perto de Deus.

      Eu gostaria de lhe convidar que um dia você pudesse junto comigo dormir sob as estrelas! Irás sentir a brisa da madrugada irás ver o vento balançando as árvores prá lá... E para cá... Ver o sol nascer e se pôr ainda vermelho no horizonte deixando além de um rastro vermelho também uma marca profunda em nós. Quem sabe um dia você vai poder saborear o cheiro da terra molhada em uma orla de uma linda floresta verdejante? Sentir o perfume das flores silvestres, o som maravilhoso da passarada voando pelos céus? Ou do piar da coruja em um carvalho qualquer próximo a uma linda cachoeira e claro ouvir por muito tempo o ribombar das suas quedas d’águas. Meu amigo, é gostoso demais ver o lenho crepitando em uma bela fogueira onde todos brincam, riem, cantam e vão vendo as fagulhas subirem aos céus, languidas e serenas até que a aragem leva-as para longe.

      Olhe você nem pode imaginar como é lindo ser escoteiro. Acho que é um privilégio de poucos. Mas uma alegria de muitos que têm a audácia de estar lá conosco. E quando vejo a chuva caindo em uma floresta, em uma campina ou em uma colina ou uma montanha distante, o som me envaidece. É um som imperdível aos ouvidos de um velho mateiro. Acredite nós temos uma ternura imensa com a natureza. É ela quem nos aproxima mais e mais do criador. Muitas vezes não precisamos de bússola, nós sabemos encontrar facilmente o Norte e o Sul só de olhar para as folhas das árvores, ou então um ninho de pássaros. Como é gostoso seguir a sotavento, sentir o vento no rosto, descobrir as flores silvestres desabrochando nas campinas, nos vales e nas serras distantes. E quer saber? É gostoso demais tirar o calçado e molhar os pés nas águas geladas de um belo riacho. Nós podemos sentar embaixo de uma árvore frondosa e tirar uma deliciosa soneca. Você precisa ver e experimentar quando o cheiro da relva vem até nós, olhar a campina fazendo ondas ao vento e a sentir soprar em nossa direção. E olhe, é maravilhoso quando chegamos ao cume de uma montanha e olhar o horizonte! É um espetáculo imperdível meu amigo!

      Mas olhe  quem não for um Escoteiro acredito que nunca terá a oportunidade de ter o que temos. Aqui aprendemos que o medo é próprio dos fracos e é preciso ter coragem e amor para conviver uma vida saudável junto aos demais Escoteiros. Isto meu amigo nós chamamos companheirismo e fraternidade. Se um dia você quiser, eu te darei a mão e se esforçar como tantos que se esforçam, eu terei o maior prazer em levar você a um Grupo Escoteiro. Mas se isto acontecer é preciso que saiba que qualquer um pode entrar, mas é importante saber que ser escoteiro não é para qualquer um!

        Se estiver animado e resolver mesmo, você será muito bem vindo. Todos nós o recebemos de braços abertos e olhe, entrando você será mais um irmão de tantos milhões espalhados pelo mundo. E vais aprender um dia que o Escotismo foi feito de coração pelo fundador Baden Powell. De tudo que nos deu e nos ensinou escreveu um dia que em nosso movimento só os valentes entre os valentes se saúdam com a mão esquerda. Já pensou? Viver em uma fraternidade sem fronteiras? Acampar em longínquos lugares nunca antes imaginados? E o melhor poder apertar a mão esquerda de todos nossos irmãos Escoteiros em centenas de países onde o escotismo existe? Portanto meu amigo é bom que saiba que nós escoteiros somos amigos de todos e irmão dos demais escoteiros. Não esqueça você sempre será bem vindo, eu mesmo farei questão de apresentar você a todos da fraternidade de apertar sua mão, dar o meu abraço e dizer sorriso: - Sempre Alerta!


Quer ser um de nós? Então vamos lá, coloque sua mochila, aprume sua bandeira. Cante comigo o Rataplã, não sem antes fazer sua promessa e depois? Depois vista seu uniforme. Não se esqueça do chapéu de três bicos, ajeite seu bornal e lá dentro um farnel, pois agora vais partir para um mundo de sonhos. Agora é hora de um belo sorriso, pois vamos partir para onde o vento nos levar. Portando meu amigo agora você vai entrar neste maravilhoso mundo dos escoteiros e se prepare, pois vai participar da maior aventura de sua vida!

domingo, 5 de outubro de 2014

Finalmente, a democracia chegou ao Escotismo. E acredite se quiser!


Conversa ao pé do fogo.
Finalmente, a democracia chegou ao Escotismo.
E acredite se quiser!

                    Não acreditava no que ouvia. É verdade? Perguntei a um Chefe no telefone. É sim Chefe Osvaldo. Estamos vivendo uma nova fase. A Direção Nacional não é mais a mesma. Estão mudando tudo. Agora tudo as claras e voto no voto. Deve ser porque a eleição no país foi perfeita. Eu soube que ela vai fazer uma consulta com todos os associados para termos um só uniforme, coisa que ela não fez antes. A uma tendência para permanecer o caqui com o chapelão. Mas todos poderão opinar e votar – Pensei comigo, deve estar havendo algum engano. Melhor é ver isto com os pés no chão em um grupo Escoteiro. E lá fui eu. Vesti meu caqui de guerra, coloquei meu lenço de IM que recebi em 1966. Tirei meu chapéu de três bicos da armação, minhas meias estão bem passadas e nos “trinques”. Chequei meu cinto se estava engraxado, verifiquei a fivela se estava brilhando. Tirei da gaveta meu sapato preto que brilhava e coloquei o pé na estrada. No primeiro Grupo Escoteiro havia uma euforia no ar. – O que estava havendo? – Chefe Osvaldo! Bem vindo. Recebemos hoje a noticia que a taxa anual da UEB foi diminuída em setenta por cento! Me belisquei-me. Ele continuou: - Sabe Chefe mudaram os Estatutos. Agora todos nós podemos dar sugestões, foi criado o Grande Conselho onde todos nós temos voz e voto.

Aquele Grupo Escoteiro devia estar nas nuvens. Isto não podia estar acontecendo. Melhor era eu procurar outro. Ao chegar os chefes estavam reunidos. Faziam um programa para que todos participassem dos cursos da região. – Não estou entendendo perguntei – Porque vocês estão tão entusiasmados a irem aos cursos agora? Porque não foram antes? – Chefe não sabia? As taxas caíram. Agora é uma taxa simbólica. Se o chefe mora muito longe e não tem condições de pagar a região cobre todas as despesas. Inclusive de transporte. E o melhor os cursos agora são feitos a moda escoteira. Sistema de patrulhas no campo e fazendo sua própria refeição. Dizem que é outro tipo de curso, aqueles que ficávamos em uma cadeira cochilando enquanto o formador falava não existem mais. Belisquei-me de novo. Estava no Brasil? E porque os jovens Lis de Ouro e Escoteiro da Pátria estão cantando? Chefe, o senhor está defasado. Todos os Lis e Escoteiro da Pátria agora são inscritos automaticamente nos Jamborees mundiais com todas as despesas pagas! Meu Deus! Eu ainda estava no Brasil? Corri para um terceiro grupo Escoteiro. Eram duvidas cruéis demais para ser verdade.

Olá Chefe Osvaldo já recebeu o convite? Que convite? Uai não sabe? A UEB está convidando a todos os IMs que não estão mais na ativa para um grande mutirão nacional. Será feito por regiões culminando com um nacional. – É mesmo? Perguntei. - Sim Chefe. Além do convite pra retornarem, eles vão discutir com todos como ser mais transparente, como se mostrar ser ético. Será uma volta às origens no programa sem esquecer o atual. Eles agora estão preocupados com a saída do jovem e a falta de motivação de outros. Todos adultos irão receber mensalmente E-mail deles. Pedem que conversemos com os jovens. Que pesquisemos. Querem diminuir a evasão e o melhor dizem por aí que a primeira e segunda estrela irão voltar, que a segunda e primeira classe também e os seniores irão ser consultados se querem a volta das eficiências.

Embasbacado com tudo eu perguntei: - Onde eles arrumaram os meios financeiros para tudo isto? – pesquisas Chefe, pesquisas. Descobriram nas empresas que muitos CEOS, Diretores, Gerentes foram Escoteiros e contrataram muitos executivos para visitá-los. Todas as regiões têm agora suas ONGs e isto tem trazido enormes dividendos. Estava boquiaberto. Falar o que? E o melhor Chefe Osvaldo, agora nós estamos vivendo a mesma bandeira. A UEB reconheceu as outras associações como irmãs e cancelou todos os processos que haviam feito contra elas. Voltou à figura do Escoteiro Chefe, dos Comissários Nacionais, dos Comissários Regionais e dos Chefes de Grupo. E olhe todos eleitos pelos associados. Putz! Não seria um retrocesso? Não Chefe, não é não. Isto fazia parte de nossa tradição. Afinal não somos nenhuma organização com organograma criado há pouco tempo. Não somos sindicato ou organizações congêneres. Temos anos e anos de vivência e isto faz parte do que fomos e devemos ser.


Voltei para minha casa correndo. Levei um tombo. Cai debaixo de um ônibus. As rodas passaram em cima de mim. Gritei feito um louco. Célia veio correndo e me puxou pelo braço. Acordei na minha cama suando. Deus do céu! Era sonho? Eu sabia. Estava muito bom para ser verdade. A vida é assim, tem sonhos que mudam o mundo e tem sonhos que muda você. Eu nunca seria mudado. Quem sabe um dia isto será verdade? Quá! Como diz o mineiro. Sonhar é bom e não custa nada. Mas na duvida quem sabe isto pode acontecer? Seria mesmo bom demais para ser verdade. Mas a verdade existe? Bem, quem viver verá!