Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sábado, 9 de novembro de 2019

Hoje tem hoje tem, hoje tem sim senhor! Hoje tem reunião, Alegria de montão!




Hoje tem hoje tem, hoje tem sim senhor!
Hoje tem reunião, Alegria de montão!

Zé das Quantas fez as contas,
Era hora de escoteirar!
Ludovico tomou banho,
Era hora de se limpar.
Toninha que nunca mente,
Logo escovou seu dente.

A rua ficou colorida,
E a escoteirada querida,
Pra sede marchou a cantar.
Era dia de sorrir,
Era dia de jogar...

Tarzan não era de blefe,
Sempre foi um bom Chefe.
Ivete não deixa pra lá,
Era uma grande Akela.
João, Marineide não mente,
Todos bons assistentes.

Do Beco do Zé be Deu,
Ricardo o lindo apareceu.
Maria e seu cunhado,
Marchavam de braços dado.
Era gente de uniforme,
De vestimenta nos conformes.

Na sede os lobos e seus sorrisos
Gritavam o Melhor Possível.
Era hora da bandeira,
Não havia pasmaceira.
Pantaleão e o Chefe leal
Chamou a todos pro cerimonial.

O vento bateu na bandeira,
Valeu o sorriso da escoteira.
A oração foi bonita demais,
Palavra do lobo Zás Trás.
Agora é hora do jogo
Pantaleão nisso era fogo.

E tudo correu nos conformes
Tom Mix sujou seu uniforme.
No final da festa mateira
Direito de uso e fruto,
A escoteirada certeira,
Deu o seu Grito do Grupo.

E assim terminou o fado,
Da bela reunião do sábado!
Era canto era sorriso
Era como se fosse o paraíso.
E cada um bateu suas asas,
Todos foram para suas casas.

Pois hoje teve reunião!
Alegria de montão!

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

A Caminho do Triunfo. Modo de ser feliz. Por Robert Baden-Powell of Gilwell.




A Caminho do Triunfo.
Modo de ser feliz.
Por Robert Baden-Powell of Gilwell.

- "Eis o que eu considero triunfo: ser feliz. Mas a felicidade não é apenas passiva; quer dizer, não se alcança sentando-se a gente à espera dela; isso seria coisa insignificante - o prazer".

"O homem emaranha-se nas dificuldades ou tentações das águas agitadas, principalmente porque não o avisaram dos perigos do caminho, nem do modo de se defender deles" e por isso ele parte da sua própria experiência para nos aconselhar a percorrer o caminho que é a vida e para que esse caminho seja para o TRIUNFO.

É numa viagem de canoa que ele encontra o reflexo perfeito da vida, uma viagem que começa nos ribeiros da infância, passa pelos rios da adolescência e atravessa o oceano da idade adulta em direção ao porto do destino.

Ao longo desse percurso deparamo-nos com diversos escolhos e tempestades e por isso devemos sempre navegar de frente para eles, com olhos atentos para os podermos identificar, contornar e, durante o processo, aprender com eles. Navegar por entre os recifes e rebentações, apenas com uma canoa de casca de vidoeiro, pode parecer uma tarefa árdua ou até mesmo impossível, mas só assim se consegue atingir a verdadeira FELICIDADE.

É para chegar a essa Felicidade que B.P. nos deixa duas chaves importantes:

-"Não levar a vida muito a sério, mas aproveitar ao máximo o que se tiver, olhar a vida como um jogo, e o mundo como um campo de jogos." -"Fazer que as nossas ações e pensamentos sejam orientados pelo amor." É mais fácil Ser Feliz quando se vive desprendido de tudo aquilo o que é fútil e desnecessário tal como os Birmanes "que gozam com a mesma alegria as belezas da sua terra, as flores, o sol e as florestas, sorrindo, cantando e rindo". "Quem é feliz é rico, mas não se segue que quem é rico é feliz".

Nunca se esqueçam:

 “Não deixes cair teus olhos, não te deixes enganar,
Olha de frente os escolhos, olha podes encalhar.

É urgente estar atento, ver para onde corre a maré,
Ver de onde sopra o vento, não vás tu perder o pé.

B.P. é quem to diz, oh oh, impele a tua própria canoa.
Se queres mesmo ser feliz, não te deixes ir à toa,
Impele a tua própria canoa, impele a tua própria canoa.

A vida não é um deserto não queiras ficar no cais
Lenço rubro é rumo certo decide tu aonde vais
Não queiras ficar no cais.”


Devemos enfrentar cada dificuldade com coragem e amor no coração, impelir a nossa própria canoa sem baixar os olhos e estando Sempre Alerta Para Servir.
E para ti? Qual o verdadeiro modo de ser feliz?

Transcrito do Livro “Caminho para o triunfo” de Lord Robert Baden-Powell.





terça-feira, 5 de novembro de 2019

Conversa ao pé do fogo. Classes, gêneros ou castas no Escotismo.




Conversa ao pé do fogo.
Classes, gêneros ou castas no Escotismo.

- Tenho um artigo escrito há muitos anos dissecando as castas no escotismo. Alguns dizem que elas não existem... Será? O escotismo atrai, tem um programa fantástico seja para jovens e adultos. Afinal nos denominam irmãos escoteiros, sangue do mesmo sangue, fraternidade sem fronteira. Quem não se sente atraído? E quem criou tudo isso? Ele Baden-Powell em Brownsea onde tudo começou.  Foi lá que o escotismo foi formado na mais sublime forma de homem-menino onde o respeito, a camaradagem e a humildade no trato com os jovens aprendizes de escoteiros fez do escotismo um êxito mundial. Carregando nas costas o título de Tenente General do Exercito Inglês, herói aclamado pelo famoso “Cerco de Mafeking, aplaudido pelos escoteiros como Escoteiro Chefe Mundial, recebeu do rei Jorge V a honra de ser elevado a barão, sob o nome de Lord Baden-Powell”.

Apesar das dezenas de condecorações e elogios BP acreditava na camaradagem e na fraternidade mundial Escoteira. Seus livros fizeram tanto sucesso que um deles “Escotismo para Rapazes” tornou-se um Best-seller mundial. “Ninguém jamais esqueceu suas palavras no primeiro Jamboree em Olímpia na Inglaterra: - Irmãos Escoteiros peço-vos que façais uma escolha solene”, existem diferenças de pensar e de sentir entre os povos do mundo, tal como existem diferenças físicas e de línguas. A guerra ensinou-nos que, se uma nação tentar impor a sua vontade particular às outras nações, uma cruel reação seguir-se-á inevitavelmente. O Jamboree ensinou-nos que, se exercitarmos a tolerância mútua e o hábito de fazermos concessões recíprocas, então haverá compreensão e harmonia. Se for essa a vossa vontade, partamos daqui totalmente decididos a fomentar essa camaradagem entre nós e entre os nossos rapazes, através do espírito mundialmente espalhado da Fraternidade Escoteira, para que possamos ajudar a desenvolver a paz e a felicidade no mundo e a boa vontade entre os homens.

Noto com pesar que estão surgindo uma nova casta no Escotismo Brasileiro. Dizem que no escotismo atual isto é real. Não sei se isto acontece no âmbito internacional. Nas redes sociais, nos grupos, distritos regiões e na Nacional a uma corrida entre adultos no intuito de alcançar um melhor status na graduação escoteira, fazem questão de criar seus “feudos”, reunindo os “iguais” os honoríficos, os pertencentes à casta dos Insígnias de Madeira. Se antes era uma certificação de estar bem preparado para formar os jovens dentro dos princípios de Baden-Powell hoje para alguns nada mais é que ser “o melhor” “o mais adestrado” um novo príncipe do Escotismo Brasileiro. Participar do primeiro Grupo de Gilwell para uns poucos se tornou uma obsessão. Eles criam grupos com suas conquistas, seja os IM, Formadores, e outras tantas que os mais afoitos fazem questão de estar unidos num mesmo ideal. Num mesmo ideal? Adianta ser amigo de um e sentir de maneira diferente para aqueles que não tiveram a sorte de estar solidamente na mesma função, no mesmo patamar burocrático cuja única preocupação é estar com seus jovens, em uma tarde de sábado a escoteirar?

Se foi BP quem escreveu não sei: - Chefes não sejam arrogantes, sejam humildes, lembrem-se que aqui na terra ninguém é melhor que ninguém e todos nós temos qualidades e defeitos. Jamais seremos perfeitos. Respeitando nosso semelhante seremos respeitados. Acho que são Palavras de Chico Xavier. Ainda leio o que ele escreveu: - Um dia desses iremos embora daqui. A terra é somente uma passagem. Daqui só iremos levar nossas boas ações. Que adianta um caixão de primeira categoria se o resto é tudo igual e ele vai apodrecer com o tempo? Sei que muitos criadores de grupos e páginas onde os pronomes substantivos abundam, não o fizeram por mal. Mas será que isto não criou ou está criando classes entre chefes e dirigentes escoteiros? Será que aquele herói subtenente do regimento que formou a célebre “Carga da Cavalaria ligeira” da Guerra da Crimeia apoia tal ação?

No escotismo devemos ter como meta a preparação e o conhecimento para doar aos nossos jovens o que temos de melhor. Títulos e Condecorações fazem parte do crescimento, nada mais que isso. Muitos costumam se declarar especialistas em escotismo. Sorriem quando os mais novos ficam admirados, quem sabe sonhando em ser um igual. Determinam as nornas, são disciplinadores, fazem admoestações e definem onde cada um deve pisar. Isto não serve para todos. Alguns ficam nauseados com tamanha idiotice e sorriem ao ver tamanha mediocridade. Ver tais ações em grupos, distritos, regiões e na nacional é patético para não dizer dramático. Assistir a esse espetaculo de alguns voluntários que se acham em condições de liderar adultos, de se intitularem catedráticos na causa escoteira para alguns como eu é de uma pobreza sem limite. Às vezes tem figuras tão bizarras que dá vontade de rir. Estamos no caminho para o sucesso? Existe uma luta surda pelo poder e quando ele não é conquistado se muda de associação ou cria uma. O agravante do singnificado do poder encontra-se justamente nas circunstancias em que o beneficiado nunca encontrou fora do escotismo o que sonhava em ter. Isto não é só no Brasil. Disseminou por todos aqueles que possuem sua associação escoteira.  Não duvidem. Temos sim no Escotismo brasileiro e em muitos países, chefes que se julgam o melhor.

O passado não é melhor que o presente. Leio Sócrates dizendo: Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. Fico imaginando se fossemos um movimento Profissional com todos os adultos regiamente pagos. Nesta hora me assusto. O poeta me aconselha: Precisar dominar os outros é precisar dos outros. Disciplina se consegue com amor, responsabilidade, dever e amizade. Somos um movimento educacional e nele não cabe a Sede de poder, de estar acima dos outros, em vez de se igualar e dar oportunidade aos outros de ser iguais ao que somos. Parece inverossimel esta equação nas redes e nos privilégios que o escotismo erroneamente oferece. Amo a simplicidade, o sorriso e o abraço. Não precisamos neste belo movimento nos movimentar para sermos o melhor o superior hieráquico o Grande Chefe, que às vezes é baixinho e sabe sorrir como ninguém. Apesar da minha vivência escoteira não me considero o melhor, o sabido o arcanjo enviado por Deus. Ainda acredito que a fraternidade o respeito e a humildade é o melhor caminho para preparar-mos os jovens que acreditam em nos!

domingo, 3 de novembro de 2019

Um comentário sem futuro. Vacina Bipidiana para Chefes Dirigentes da EB. (XP456).




Um comentário sem futuro.
Vacina Bipidiana para Chefes Dirigentes da EB. (XP456).

                Há tempos pensei que poderiam fazer uma vacina para chefes escoteiros e dirigentes. Claro, só para os que precisam. Os que já foram vacinados não. Como não encontrei no PAXTU e nem nas lojas escoteiras brasileiras, tentei no Instituto Butantã. Não me levaram a sério. Peguei um avião da ponte aérea (fiquei quatro horas no Aeroporto de Congonhas e mais três no Galeão) e fui até o Bio-Manguinhos – Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos no Rio de Janeiro e nada. No Brasil acho que não ia encontrar nenhuma, mas tentei a FUNED – Fundação Ezequiel Dias em Minas Gerais. Riram na minha cara e me chamaram de louco. Afinal os mineiros adoram botar a camisa prá fora e esqueceram por completo do Uniforme Caqui uma tradição mineira. Lá havia dois diretores adeptos do escotismo moderno. Deus me livre! Só tinha uma saída, pegar um avião da Pan American e ir aos Estados Unidos. Desculpe, sei que a Pan pediu falência a muitos e muitos anos e olhem que diziam que os ônibus espaciais teriam seu logotipo no futuro, mas ela pelo menos tratava com fidalguia os escoteiros. Por isto viajei por ela. Seus diretores todos foram agraciados com a Eagle Scout e quando me viram de uniforme chapelão bermudas fui tratado como se fosse BP em pessoa. Era “Be Prepared” todo o tempo da viagem. Minha nossa isso é bom demais!

                Bem lá chegando procurei a BSA (Boy Scout of America). Um prédio enorme. Um Executivo Escoteiro me recebeu com honras de Chefe Estado. Serviu uísque dos bons. Gosto de coisas boas e aquele Jack Daniels de graça era “bão demais”. Graças a Deus não era do Paraguay. Tomei duas doses sem gelo. Adorei. Ele disse que se impressionou com meu uniforme caqui de bermuda e o meu chapelão de três bicos. Achou que eu era o Escoteiro Chefe do Brasil! Risos. Eu? Só ele para achar isto. Preferi comentar que aqui no Brasil não tem Escoteiro Chefe, só presidentes e diretores, estamos cheios de BOOS e eles adoram. Mas o tal executivo só engrandecia seus programas de metas, seus cinco mil profissionais escoteiros e os seus três milhões de membros atuais. Garganteava que em cinco anos iriam dobrar a receita anual e o número de membros. Me contou tim tim por tim tim o Jamboree que iriam fazer (aconteceu e encheu de brasileiros, depois dizem que o escotismo não é para pobre). Dizem que passou dos cinquenta mil acampantes e a taxa uma mixaria. Incríveis estes americanos. Não fui. Duro e cliente do SUS não deu.

                Depois de muito bate papo em alemão, o único idioma que falo bem em sonhos, entrei no assunto que me levou até lá. Me ouviu atentamente. Não riu e não chorou. Esta é a vantagem dos gringos. “Business-Business” Amigos, amigos, negócios a parte. Ainda bem. – Olhe eu disse, procuro uma vacina que contenha em sua fórmula o seguinte:
- Crescimento em qualidade e quantidade urgente para o Brasil;
- Mudança geral na maneira de pensar de todos os dirigentes que se acham super poderosos;
- Direito e deveres iguais.
- Democracia e transparência.
- Votar e ser votado não importando a classe cor, credo escolha sexual ou se eleito para o Olimpo dos Deuses.
- Cursos técnicos conforme programa de Gilwell e os princípios de BP.
- Fraternidade sem fingimento entre todos os adultos que atuam no escotismo deste o chefão ao chefinho;
- Diretrizes para voltarem às nomenclaturas antigas das provas de lobinhos e escoteiros e entrega de condecorações sem cobrança e sem burocracia aos que estiverem atuantes e com a exigência de anos de atividade prevista;
- Direito e deveres do Grupo Escoteiro participarem com seu efetivo adulto nos Congressos e Assembleias, exigindo mudanças urgentes nos Estatutos e Regimento interno; Podem portar faixas e cartazes; Todos terão direito a voto.
- Ser transparente no julgamento da tal Comissão de Ética, dando direitos de defesa “in locum” do acusado.
- Exigir que a partir de agora nenhuma decisão importante será tomada sem ampla informação discussão e apoio de todos os associados;
- Uniforme único, com exigência de garbo e apresentação, exceto para os do mar e ar, pois são os únicos que mantiveram a tradição e são orgulhos para todos nós;

                 Ele me interrompeu. – Pode parar “Mister”. Pode parar. Se conheço bem o Brasil isto é impossível. Temos até uma vacina, mas nunca serviria para vocês. Mas não quero ensinar nada e se o fosse fazer só com seu representante internacional, vocês tem não? Sei que ele viaja muito as custas dos escoteiros pagantes na Loja e na inscrição! Risos. Até ele sabia disto!
           
                Saí de lá decepcionado. Valeu conhecer a sede da BSA e o uísque gratuito. Onde conseguiria esta vacina? Quem sabe o Papa poderia me ajudar? Tenho visto abraçando escoteiro de lenço e o escambal. Quem sabe o Donald Trump papo furado? Ou a ministra alemã Ângela Merkel? Dizem que ela é durona. Do russo Vladimir Putin sabia que não podia esperar nada. Com aquela cara de “fuinha” só podia ficar preocupado com a KGB. Pensar nos políticos brasileiros era perda de tempo. Eles só se preocupavam com seu bem estar. Até pensei no Bolsonaro e no Gilmar Mendes, mas desisti. Nunca foram escoteiros, não colocaram seus filhos em grupos Escoteiros e hoje aprendemos que a família do presidente só tem papo furado. Peguei de volta um avião da GOL. Tive que pagar o lanche de bordo, que coisa né? Vi que as aeromoças me tratavam com carinho, pois acho que algumas delas tinham sido bandeirantes. Mandaram apertar o cinto. O avião começou a sacolejar e trepidar. Alguns gritaram pedindo socorro. Começou a rodar em parafuso. Um velhinho simpático me apareceu e disse – Calma meu Chefe, você vai ficar bem. Vou levar você para o Grande Acampamento no além. Gritei! Deus me livre! Chega de velhos. De "Velho" já basta eu. Ele sorriu e disse - Tudo bem irei comentar com o General Baden Powell sua recusa e pode esperar que será julgado pela Comissão de Ética do céu. Ela é pior que a terráquea brasileira. Não espere piedade!

               Acordei suando e gritando. Celia veio correndo. Sorri sem graça, apenas um pesadelo mulher, apenas um pesadelo! Maldita vacina. Não quero pensar nela nunca mais!