Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Conversa ao pé do fogo. Em algum lugar do presente. Um tributo ao Chefe Escoteiro.




Conversa ao pé do fogo.
Em algum lugar do presente.
Um tributo ao Chefe Escoteiro.

- Vejo exclamações, um calor excitante e uma alegria sem fim de Chefes que saúdam com ênfase seus jovens meninos e meninas. Ali estão eles na Tropa Sênior, na Tropa Escoteira ou os simpáticos Lobos azuis das terras de Seeonee. Sempre é bom ver que a motivação aflora que ela apaga as pedras encontradas no caminho, que sempre existe um por do sol para a lua rechonchuda e brilhante que sabe no amanhã aquele formoso sol irá retornar. “C’est lá vie”, ou melhor, dizendo a vida é assim mesmo, perder hoje para ganhar amanhã. O Chefe Escoteiro não tem na vida um mar de rosas. Encontram-se sim muitas vezes algumas perfumadas em seu caminho quando vai para o campo a lobear ou escoteirar com seus miúdos curumins saracoteando por estradas ou trilhas tentando ver quando aparece uma borboleta azul ou vermelha, a esvoaçar o céu para fotografar.

Seja ele ou ela começando seu aprendizado ou um velho Escoteiro que segue modesto e despretensioso seu conhecimento de anos de experiência, porque não dizer humilde com orgulho seu caminho a seguir. Ali é sua trilha, sabe que sua senda é olhar para aquela escoteirada ou lobada pensando que um dia eles serão pessoas de bem. Sua prece diária é de um vencedor. Orienta-se com seus amigos, faz cursos, abraça seus assistentes ou chefes e segue seu caminho sem procurar um atalho para encontrar seu desfecho, pois ele não tem fim. Seu coroamento do êxito da sensação de felicidade lhe abrota quando uma pequenina face se abre num sorriso como a dizer: - Obrigado Chefe. Ele, ela sabem que esta é sua paga sua retribuição seu honorário seu prêmio seu galardão. Sabe que o sorriso partindo dos seus pequenos tem valor enorme para lhe dar novo ânimo, sua moral se eleva a confiança aumenta e com determinação lembra-se de sua decisão de um dia ter se tornado um deles, aqueles chefes abnegados que não tem dia e nem lugar para escoteirar...

Olha uma nuvem que passa e vê o vento trazer muitas outras, formatos diversos uma delas parecendo à foto do fundador. Homem inesquecível, memorável notável e famoso se igualando aos maiores educadores da humanidade. Seus olhos brilham ao lembrar-se da vida do seu herói. Rataplã ele canta baixinho, um lobo ou um escoteirinho o acompanha – Do arrebol Chefe, Escoteiro vede a luz! A menina escoteira sorri e completa – Rataplã olhai o sol e a Lobinha grita em plenos pulmões - Do Brasil que nos conduz! Fascinante, ele ou ela quase choram de emoção. Isto é bonito demais! É como uma revoada de pardais que resolvem voar sobre o céu azul para saudar aqueles bravos e isto lhes dá enorme sensação do dever cumprido. Sabem que é preciso ousadia para romper a crença da derrota que muitos apostam que vai acontecer. Sabem quem dita às regras muda de rota e quer ser livre e feliz de verdade com aquele batalhão de jovens que os ensina que não tem fim de pista, só o caminho a seguir.

O que era antes de estar aqui? Um sábado monótono, tedioso, maçante, enfadonho e aborrecido. Mas tudo muda o passado hoje é presente. Um sorriso cantante lhe faz lembrar que passou a ser um educador. Quem sabe mais que isto, pois lhe chamam de mestre de Chefe de Akelá de tantas coisas que o bom mesmo é saber que se tornou um irmão mais Velho. Quer ajudar e escoteirando vai aprendendo a ensinar. Chega o dia de Promessar. Nunca esqueceu. Data marcante para sempre na memória. Foi uma apoteose. Agradeceu a Deus pela oportunidade de se sentir responsável de poder ajudar, de poder abraçar e falar ao mundo que agora pertencia a maior fraternidade de jovens Bandeia-nos que existe e que nunca será superada por nada. Sabe que ali se estivessem vivos, Aramis, Athos Porthos e D’Artagnan juntariam vozes e abraços a gritar: - Um por todos, todos por um!

Volta para casa... Diz sempre alerta e melhor possível. Está sorrindo. Dever cumprido. Deu o que podia para fazer a meninada feliz. Pais e mães o olham espantados ao ver que tem os olhos brilhantes e um sorriso nos lábios. Seria tão bom assim? Pensam eles. A saga que não acaba. O dia que não termina, pois sábado que vem tem mais. Vai para casa abraça seu filho ou sua filha, ela a esposa querida ao seu lado a dizer que valeu. Outros estão sós, mas acompanhados por Deus. Dever cumprido, tarefa realizada sem imposição ou obrigação. Aceito por uma dádiva e alegre em saber que ajudou a fazer seu país melhor. Não é assim que Ele seu mestre B-P disse? – Deixe o mundo melhor do que encontrou! Vida vencida. Dormir com alegria de ter ajudado. Ele sabe que ali pode surgir um dia alguém que vai mudar nosso país!

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Uma dúvida: O que seria para você o Escotismo Tradicional?




Uma dúvida: O que seria para você o Escotismo Tradicional?

Existe hoje uma gama enorme de adultos procurando dar uma conotação própria na formação escoteira as quais chamam de Escoteiros Tradicionais. Sem comparações com a Escoteiros do Brasil, o que significaria Escotismo Tradicional? Os pensamentos palavras e ações são uníssemos entre todos os praticantes desta novo pensamento no Escotismo Brasileiro? Existe entre eles a tradição escoteira? - São autênticos no Escotismo de BP? Ouvem o ponto de vista do jovem? Dão liberdade para ele assumir sua formação individual, desenvolver o caráter, físico, intelectual e espiritual? Mantem uma vida escoteira ao ar livre, aprendendo com a natureza, fazendo atividades aventureiras? Mantem uma uniformização genuína entre todos os participantes conforme os exemplos passados? Os adultos são exemplos a seguir conforme dispõe a Lei Escoteira? Ensinam e mantem o respeito às normas, dão o exemplo pessoal, confiam e dão liberdade de ação as patrulhas, e mantem a vivencia dos lobos segundo a mística da Jângal? Fazem questão da cortesia, respeito, lealdade, fraternidade e obediência a Lei e Promessa Escoteira? A participação é perfeita com o mínimo de evasão entre eles? Os chefes tem conhecimento e leram às palavras do fundador nos seus livros Escotismo par Rapazes, Caminho para o Sucesso e o Guia do Chefe Escoteiro? Existe entre todos a fraternidade preconizada por Baden-Powell em seu discurso quando foi realizado o primeiro Jamboree Mundial em Olímpia?

Apenas uma dúvida. Lembro que não tenho registro com as Associações Escoteiras no Brasil. Ainda não sei como estão e o que fazem hoje o chamado Escotismo Tradicional. Afinal precisamos manter a tradição o espirito de patrulha e o amor ao próximo, conforme diz o quarto artigo da Lei: - O escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros. Se isto acontece parabéns. Sua opinião será bem vinda.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Relatos dos tempos atuais. Fidelidade e lealdade existem?




Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Relatos dos tempos atuais.
Fidelidade e lealdade existem?

- Tem de existir. Viver em um mundo que desconhece tais princípios seria o caos. Seria imprudente imaginar um mundo só de sabidos, aproveitadores, tubarões e vampiros. Afinal nós que somos do Movimento Escoteiro, aquele que deixou uma Lei cheia de artigos e conceitos tais como: Honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito, proteção à natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e autoconfiança. Ufa! Tudo isso? Lembro-me de Sinfrônio Loredo quando entrou na Patrulha Touro virou para mim e disse: - Alguém cumpre tudo isso? Até hoje me pergunto se alguém cumpre tudo isso. Perguntar aos que hoje participam do Escotismo que sabem que vivenciamos modernos tempos onde existem locais próprios para expor seu pensamento, sua maneira de vida e suas escolhas pessoais nos deixam sempre com uma dúvida enorme se todos os adultos escoteiros são assim. Sei que não. Tem muitos que sabem do seu papel de Chefe Escoteiro e o levam a sério.

Coronel Santana fazia questão de viver em seu estilo próprio adquirido na escala hierárquica familiar. Sabia que era um titulo honorífico e nunca foi lotado em alguma força militar existente no Brasil. Não enganava ninguém que o titulo foi comprado e não valia mais. Seu Tataravô pagou uma nota às autoridades da época e entregaram para ele devidamente registrado em cartório o Titulo Honorífico Militar de Coronel. Ele passou para o filho que passou para o filho do filho e todos descendentes na Fazenda Guatemala julgam que tem direitos inalienáveis e devidamente comprovados com a documentação da época. Foi ele quem explicou a Sinfrônio Loredo que o respeito aos princípios e regras norteiam a honra e a probidade e fidelidade aos compromissos assumidos. Sei que o tema é espinhoso, principalmente no que vivemos na atualidade em todo o mundo. Têm os Presidentes, Primeiros Ministro, Reis e Rainhas, Portentosos ditadores, enganadores e tantos mais. Difícil analisar se vamos encontrar na maioria as necessidades inerentes do que se prega nos artigos da Lei Escoteira.

Entendo que o populacho internacional tem liberdade de propagandear o que entende das normas da boa educação, da lealdade, do respeito da fidelidade cortesia e o sagrado dever de se portar como entende correto. Dizem que os seus direitos terminam onde começam o deles (o meu nem comento). Me visto de pudico Escoteiro e pergunto à plebe dos nobres lideres do Escotismo do Brasil em todas as camadas diretivas se o termo “fazer o melhor possível” seria uma maneira de liberdade de expressão como o direito histórico (?) no Brasil de se manifestar livremente, emitir opiniões, pensamentos e ideias quando está na qualidade representativa de um movimento de jovens cujos princípios elevados são o norte para motivar e formar cada um dos seus jovens membros. Fazer o melhor possível? Teríamos muitos motes para definir sobre o prometo e a sequência fazer o melhor. Mas seria viável ficarmos sempre a nos empoderar no direito de explicar o obvio? Este é o exemplo a seguir?

 Assim como Jocasta a filha de Menocenes na mitologia grega, mãe de Édipo que deu seu filho para o Pastor do Monte Citéron para que o matassem na floresta, eu também não sou exemplo no antes e no depois. Tenho sim alguns princípios quando me visto escoteiro, quando me digo escoteiro, quando defendo suas ideias e as do edificador do Escotismo. Quando estou em espírito me fazendo reconhecer como tal procuro agir conforme aprendi com a Lei sem me defender com a frase “Fazer o Melhor Possível”. Às vezes me pergunto qual a diferença entre fidelidade e lealdade. Lá vou eu perscrutar na Enciclopédia mundial... – Fidelidade significa a qualidade daquele que é fiel. Lealdade exatidão e honestidade são semelhantes para mim, à qualidade de quem é leal. Pensando nessas palavras o mundo às vezes é cruel. Costumamos confiar e somos traídos por emoção, por um fato, por uma palavra que não nos agrada. Escoteiramente evito me imiscuir nas minhas escolhas política, religiosa ou ideias preconceituosas do que o meu semelhante faz ou deixa de fazer.

Sinceramente me assusto com esta pandemia, com os caminhos que estamos vivendo politicamente sem esquecer que temos nosso direito, mas temos o dever de ser exemplo para uma juventude que vai crescer e muitas vezes lembrar-se dos atos dos seus superiores para ter uma escolha pessoal de vida no futuro. Me preocupo com muitos que estão a copiar Fake News, muitas delas injuriosas, onde não se vê a lealdade à cortesia o respeito e isto vai de encontro aos princípios escoteiros que um dia prometemos mesmo que a abertura para dizer que estamos fazendo o melhor possível não é significativo para os jovens que prometemos ajudar. Sei que se for responder as réplicas, tréplicas e quadruplicas não irei convencer e nem mesmo confirmar onde está à razão de tudo isso. Sei que as redes sociais são livres para que cada um expresse da maneira que escolher desde que não ofenda a ninguém. Apresentar com o perfil se identificando como um escoteiro, lembrando que somos apolíticos quando nos apresentamos assim, acredito que a perda das ideias escoteiras tão sublimes tão cheias de amor e fraternidade acredito ser uma obrigação.

Não esperem de mim réplica, tréplica ou quadrúplica. Não pretendo ensinar adestrar ou formar Escoteiramente quem quer que seja. Meu tempo já passou. Sonhava e ainda sonho com as diretrizes mundiais do Escotismo de Baden-Powell. Vejo que muitos no Parlatório ainda não mediram a profundidade de suas escolhas e atos junto aos fedelhos escoteiros que tem em seu líder o exemplo a seguir. Diz um ditado que não devemos meter o bedelho onde não fomos chamados. Na próxima irei cumprir a frase conhecida por todos. Mesmo assim acreditava e ainda acredito que o Escoteiro é puro nos seus pensamentos nas suas palavras e nas suas ações.

Uma ótima tarde, um fraterno abraço e o meu Sempre Alerta a todos.