Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. O Escotismo segundo Baden-Powell.




Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
O Escotismo segundo Baden-Powell.

Prólogo: - No escotismo de hoje estamos vendo tantas divergências, pessoas assumindo cargos sem merecê-los, alguns levando sua vida “escoteira” no grito ou na valentia, sentindo-se dono das ideias, alegando um novo escotismo de mentalidade aberta e moderna que assusta. Como acredito na tese Badeniana, no que escreveu o fundador não importando a década ou mudanças, saquei das memorias de BP alguns trechos que escreveu e que merecem ser lidos e compreendidos por todos que acreditam que o escotismo Badeniano é o verdadeiro caminho para o sucesso.

- Nós do Movimento Escoteiro temos que ser capazes de explicar, claramente, a finalidade do Movimento Escoteiro, não apenas aos pais ou responsáveis, mas, especialmente às crianças e jovens. Para estes, a explicação está inserida no programa escoteiro, ao qual devemos dedicar muita atenção e estudo, disciplina e organização. - Devemos tornar o escotismo ainda mais atraente, sem desculpas que os shoppings, o videogame o celular e uma série de outros fatores são os que afastam as crianças e jovens do Escotismo. Quem experimenta atividades atraentes, progressivas e variadas, tem tudo para gostar. E quem gosta, fica. Fica e trás outros para compartilhar desta experiência.

- Quanto à conduta, se não somos capazes de dar o exemplo da Lei e da Promessa, não deveríamos tentar passar estas normas de conduta para crianças e jovens. Não estamos aqui falando em conhecer ou em “saber de cor”. Mas, de seguir os preceitos éticos e morais da Lei Escoteira, fazendo com que, diariamente, a Promessa seja cumprida por nós mesmos. Senão, como posso pretender ensinar aquilo que não vivencio. - No livro “Lições da escola da vida”, Baden-Powell indica quatro pontos necessários para fazer um plano de discurso, de livro ou de uma atividade. Segundo B-P, estas são as bases para o sucesso de qualquer projeto.

a) Saber claramente sua finalidade e saber expressá-la;
b) Que seja atraente;
c) Formular uma lei que lhes sirva de linha de conduta; e
d) Formar uma organização conveniente sob a liderança de chefes “competentes”.
Foi exatamente isso que ele fez com o Movimento Escoteiro.

Amizade - “A amizade é como um boomerang, tu dás a tua amizade a um dos teus companheiros, e depois a outro e a outro ainda e eles retribuem-te com a sua amizade. Assim, a tua amizade e boa vontade iniciais vão-te fortalecendo à medida que vão sendo transmitidas aos outros, e acaba por regressar a ti, em retribuição, tal como o boomerang regressa à mão de quem o lança”. “Se não tiveres medo das pessoas que encontras nem sentires antipatia por elas, também elas, da mesma maneira, não te recearão nem desconfiarão de ti e terão tendência para gostar de ti e serem tuas amigas”. (Impele a Tua Própria Canoa).

Fraternidade Mundial - “Se todos os homens tivessem” desenvolvidos em si mesmo o sentido da fraternidade, o hábito de pensar em primeiro lugar nas necessidades dos outros, e de subordinarem a elas as suas ambições, prazeres ou interesses pessoais, teríamos um mundo muito melhor onde viver. Um sonho utópico, diriam alguns, mas não passa de um sonho, por isso não vale a pena tentar. “Mas se, ao sonharmos, nunca estendêssemos as mãos para agarrar a substância dos nossos sonhos, jamais conseguiríamos progredir”.

- Aprender fazendo. - Todo o escoteiro tem de começar como Pata-Tenra e cometer alguns erros no princípio. Como disse Napoleão, «Um homem que nunca fez erros nunca fez nada». A criança quer estar a fazer coisas; por isso, encorajai-a a fazê-las na direção correta, e deixai-a fazê-las à sua maneira. Deixai-a cometer os seus erros; é por meio destes que ela ganha experiência. A prova do pudim só se faz quando o comemos. Não faça ele (o chefe) muito daquilo que compete aos próprios rapazes, e assegure-se de que eles o fazem. «Quando quiserdes que uma coisa se faça, não a façais vós» é a divisa apropriada.

- BP foi um iluminado ao escrever sobre a fraternidade que não pode ser desvirtuada só porque hoje os tempos são outros. Ser Chefe no bom sentido é saber compreender seus ensinamentos e não criar situações divergentes, querendo impor seu ponto de vista em uma organização centenária. Quando voltarmos nossos olhos e pensamentos no que ele disse e pensarmos que o verdadeiro escotismo é o que ele nos ensinou então, seremos fraternos e iremos entender que para ser escoteiro temos que desde já reconhecer que somos todos irmãos.

- “Se todos os homens tivessem” desenvolvidos em si mesmo o sentido da fraternidade, o hábito de pensar em primeiro lugar nas necessidades dos outros, e de subordinarem a elas as suas ambições, prazeres ou interesses pessoais, teríamos um mundo muito melhor onde viver. “Sir Robert Baden-Powell”.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Fotos, e quem não gosta?




Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Fotos, e quem não gosta?

Prologo: - No ano de 1694, o holandês Wilhelm Homberg descobriu que ao expor determinados produtos químicos a luz, tal como o cloreto de prata, eles se tornavam escuros. E essa descoberta, mais tarde, foi de grande importância para a fotografia.

Eu amo fotos. Minhas, suas e de quem quiser aparecer. Mas se estiver uniformizado então me derreto todo pensando em postar em um dos meus contos. Vez ou outra consulto aos meus leitores se meus contos, meus artigos, minhas lendas seriam melhores sem fotos. Três ou quatro respondem... Assim continuo na duvida. Quando vejo uma foto de um lobo ou uma lobinha bem apresentado e com garbo, sorrindo é hora de consultar o titular e saber se posso usar. Antes copiava e postava. Um dia um Chefe exigiu que retirasse a foto, pois não me deu autorização. Tirar a foto somente não dava assim fui obrigado a cancelar a postagem. Uma pena, mas fazer o que? Acho que ele não entendeu a fraternidade e eu a educação de pedir.

A Escoteiros do Brasil há alguns anos no seu afã de se apropriar de tudo, escreveu uma norma sobre fotos escoteiras. Não me lembro bem como era, mas nas entrelinhas que sem sua autorização ninguém poderia copiar ou postar fotos escoteiras! Vixi! Deixou-me vexado. Risos. Dai em diante comecei a “catar” fotos de escoteiros de outros países. Sempre achei que quem visse sua foto ou de seu grupo em um dos meus contos seria motivo de orgulho e felicidade. – Nem tanto Chefe! – Disse-me um amigo. Tem alguns que não gostam e nada dizem. Mas tem aqueles que gostam e escrevem agradecendo. A estes me estico, fico em posição de sentido, dou um aperto de mão através das ondas do tempo e digo: - Obrigado. Feliz em saber que gostou!

Sinceramente tenho mais de duas mil fotos no meu arquivo. Algumas notas dez outras um pouco menos. Tento na medida do possível colocar uma foto que poderia dizer tudo do que escrevi. Outras vezes não dá e a foto chama mais a atenção do que deixei redigido. Vez ou outra quando estou um pouco sóbrio de saúde, o que nem sempre acontece costumo viajar nas páginas dos meus amigos e quando vejo uma foto não importando se está com o caqui ou o vestuário e desde que se apresente (em minha opinião é claro) condignamente, com garbo e se a foto tem um sorriso, pimba! Lá vou eu escrever pedindo autorização...

Li no Blogs Mania que os poetas diziam que a graça da vida está nos olhares dos românticos, nas entrelinhas dos desejos mais ardentes da alma, no doce beijo que acontece escondido, e na prenuncia da renúncia. As palavras costumam aquecer os corações ou até mesmo causar inquietação... Mas as fotos... Embelezam qualquer publicação seja escoteira ou não. Mas voltando aos meus afazeres fotográficos e copiando o que outro disseram sobre fotos, repito... – E, assim como poetas tentam expressar e explicar sentimentos através de seus versos, a fotografia se mostra também um importante instrumento para, por meio de imagens, representar sentimentos como alegria, tristeza, medo, indiferença, reflexão e muitos outros.

E você, o que acha das fotos que publico? Dos contos nem pergunto, como dizia um Compadre meu lá de BH já falecido, - Vado Escoteiro, tem sempre gente que gosta! E enquanto isto vou fuçando aqui e ali atrás de uma foto, cheguei à conclusão que sem ela meu conto perde o charme e o colorido de uma história que marca.

E para terminar, copio Confúcio que dizia: - Uma imagem vale mais que mil palavras!