Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sábado, 30 de junho de 2018

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Ainda sobre o uniforme.



Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Ainda sobre o uniforme.

- Perdoem o Velho Chefe Escoteiro. Ele é daqueles que não desiste de suas ideias “pratifundas”, de seus pensamentos e de seus ideais. Ele é mesmo um chato de galocha. Matraqueia por todos os ventos seu amor ao velho caqui. Sem direito a votar na escolha supimpa da EB, surgiu no mundo dos escoteiros como um trovão no ar e olhe quem contou não foi “Sherazade” a prestimosa em pose de apoteose a “vestimenta”. Que eu saiba mesmo com direito a voto a ninguém foi perguntado. Cala-te boca, ajoelha e diga: Vou pagar tudinho que valer essa belezura. E ela chegou como se fosse um fashion week bipidiano: - Eu cheguei, dezenove tipos e os barrigudos podem usar a camisa fora da calça! O caqui já era! Um inseto no capim gordura gritou: Quanta papagaiada!

- Alguns estados resistiram bravamente. Lutaram pelo seu lugar entre os Caqueanos e fincaram sua bandeira iluminada para nunca mais ser arreada. Outros estados ficaram na dúvida, pois alguém lá do berço de ouro gritou: É por pouco tempo, logo os Caqueanos irão desaparecer no horizonte do esquecimento. Meu estado se entregou. Ajoelhou e gritou amém. Hoje quase ninguém de caqui. Todos orgulhosamente “vestimentados” nos quatro cantos das Minas Gerais. Se o Floriano e o Darcy estivessem vivo estariam dando um “estrimelique mineiro”.

- E aqueles estados firme nas suas tradições caqueanas bravamente gritaram: Aqui estou daqui ninguém me tira! Neles não apareceram aqueles bem quistos com o poder para dizer: - A EB não gosta dos Caqueanos. Ouve um tempo que ela retirou a venda do caqui na loja. Só a vestimenta. Agora voltou a vender, afinal quem ganha um vintém não fica para trás no fausto faturamento “uniformático”. Eita palavrinha danada. Kkkkk.

Até que a tal vestimenta não é tão de mau agouro. Se os que as vestem estivesse mais sóbrios escoteiramente mostrando esbelta apresentação pessoal, eu mesmo me arriscaria a dar uma beliscada, uma “mordicarda” e tirar uma foto para a posteridade. Na foto escreveria: Aqui jaz uma que achou que era e nunca foi! Kkkk.

Sem muito papo, hoje é dia de reunião, dia de alegria, de paz, de sempre alerta de melhor possível de servir. Dia de abraço, de sorriso de aperto de mão. Antes de encerrar estou encucado. Será que é verdade? Dizem que os “barrigudos” nos escotismo adoram a camisa da vestimenta solta para tapar a pança! É verdade? Sem ofensas... “Puis quá”! “Discurpe” os barrigudos de plantão, mas me disseram que em cada 05 chefes 06 são barrigudos! Kkkkk. E eu que o diga com minha pança de Sansão aposentado! Deus do céu tirei o dia para gargalhar, mas, por favor, sem ofensas... Sem ofensas... Sem ofensas!

Até mais, boa reunião, com pança e ou sem pança, que os escoteiros e lobos voltem para casa sorrindo pensando na próxima, se Deus é claro quiser... E ele adora os escoteiros!

Nota – Não tendo nada a fazer, de novo uniformizei e meti de frango a molho pardo para comentar a tal vestimenta. Pensei no meu estado que aderiu a pau sem reclamar. Como ficaram Floriano e Darcy Malta lá no céu vendo esta turma de camisa solta na pança? Pagaria uma mesa quadrada feita de cipó “pueira” só para ver!

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Padre Jacques Sevin – fundador do Escotismo Católico.



Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Padre Jacques Sevin – fundador do Escotismo Católico.

“No final de sua vida, B-P declarou sobre o Padre Jacques Sevin: A melhor realização das minhas ideias no escotismo foi feita por um homem de batinas!”.

- O Padre Jacques Sevin foi um jesuíta nascido em Lille a 07 de dezembro de 1882. Em de 20 de setembro de 1913, reuniu-se com Baden-Powell, na Inglaterra, para avaliar a eficácia de seu método. O Padre Sevin identificou-se profundamente com o Escoteirismo e tornou-se Chefe Escoteiro, fundador e capelão de tropas na Inglaterra, Bélgica e França. Escreveu “O Escotismo- estudo documental e aplicação." Em 25 de Julho de 1920 as diversas associações católicas francesas uniram-se na Federação National Católica "Scouts de France" em torno, especialmente de duas personalidades: Cônego Cornette e Padre Jacques Sevin.

- Através de seus livros e artigos em revistas, Padre Sevin demonstrou a espiritualidade católica presente no Método Escoteiro, centrada na Boa Ação (B.A.) como serviço cristão. Desenvolveu a dimensão eclesial do Escoteirismo Católico, onde a patrulha se torna uma equipe de irmãos cujo significado é dado por Cristo, porque, para o Padre Sevin, o escoteiro é um cristão cuja preocupação é fazer crescer Cristo ao seu redor. O dom de si, a virtude eminentemente cristã incentivada por Baden Powell, integra totalmente a espiritualidade católica que abarca todo o movimento. "O Escoteiro é uma alma se movendo em direção à perfeição", disse ele.

- Padre, poeta, educador e comissário para a formação de líderes em Camp Chamarande (Essonne) marcou o movimento com a sua pegada. Os líderes treinados pelo padre Sevin tornaram-se as fontes de uma primeira "idade de ouro" do Escotismo Católico na década de 1920, da qual ainda somos em grande parte devedores. Padre Jacques Sevin fundou alguns anos mais tarde, a Congregação da Santa Cruz de Jerusalém atendendo aos pedidos de suas ex-guias. Voltou á casa do Pai em 19 de julho de 1951 e está enterrado em Boran-sur-Oise. Padre Jacques Sevin, SJ foi declarado Venerável 10 de maio de 2012 pelo papa Bento XVI.

- A UIGSE UIGSE-FSE (Union Internationale des Guides et Scouts dEurope – Fédération du Scoutisme Européen) se inspira no Pe. Jacques Sevin, SJ, que fundou os Scouts de France, escoteiros católicos franceses ligados à WOSM, e procura manter o seu legado e sua tradição. Jacques Sevin entendeu que o Escoteirismo poderia ser um instrumento fantástico para a educação. Ele aprofundou a ideia básica e desenvolveu o Escoteirismo criando o Escoteirismo Católico.

- Com data de 10 de Maio de 2012, o Papa Bento XVI autorizou o reconhecimento das virtudes heroicas do Padre Jacques Sevin (1882-1951), fundador do escutismo católico e dos Scouts de France, o primeiro passo para a sua beatificação.
Para além de responsável pela ideia do escutismo católico, o qual Baden-Powell considerou ser «a melhor realização do meu pensamento», Jacques Sevin, Jesuíta, foi também fundador da Congregação das Irmãs da Santa Cruz de Jerusalém (Soeurs de Sainte-Croix de Jerusalém).

- Impressionado pelo método educativo do escotismo, Sevin encontrou-se com Baden-Powell em 1913 e escreveu “Scouting, a decoumenteary study and applications”. Tendo feito o curso de Insígnia de Madeira em Gilwell Park (dizem que o Padre Sevin foi um dos quatro chefes a receber a quinta conta quando ainda existia) levou o escotismo para a França onde foi adaptado. Aos poucos começou a aplicar o método que com o passar do tempo, foi muito bem aceito nos círculos religiosos. Ele encorajava particularmente os seus escoteiros a não terem medo de levantar âncora, para seguirem o Cristo conforme o exemplo dado por Santa Teresa, que não hesitou em deixar o conforto do seu lar e entrar para o Carmelo.

- Dizia o Padre Sevin: - Quando nós acampamos com nossos escoteiros não é somente para coloca-los em contato com a natureza, a mais importante fonte de toda forma de educação; é principalmente para incutir nas suas almas, uma mentalidade campista para toda a vida. Esta é a mentalidade de todo homem que é realmente livre, independente de ações e de posses. Este tipo de homem sabe cuidar de si, sozinho, e por isso está Sempre Alerta!”“.

- Baden Powell teria dito do Pe. Sevin: “Ele fez a melhor realização das próprias ideias”. Este reconhecimento por parte de Baden Powell atesta a boa compreensão do projeto escoteiro, tal como idealizado.

- A Diocese de Taubaté apoiou o início do movimento educacional do Escotismo Católico junto aos Exploradores do Brasil, que é uma realidade escoteira que está em vias de filiação à UIGSE-FSE (Union Internationale des Guides et Scouts dEurope – Fédération du Scoutisme Européen).

- O Escotismo católico no Brasil da UIGSE-FSE é divido em três ramos. Amarelo-fé (crianças entre 7-12 anos); Verde-esperança (adolescentes entre 12-17 anos); e Vermelho-caridade (a partir dos 17 anos).

Os que se interessarem em conhecer e fazer parte do movimento dos Exploradores do Brasil podem escrever para scriptorivm@hotmail.com.

Nota - A UEB, ou melhor, a EB por muito tempo se tornou a única a praticar o Escotismo no Brasil. Devido a sua forma de liderança muitos discordaram e se filiaram ou organizaram outras associações escoteiras no Brasil. Em vez de manter uma politica de boa vizinhança, fraternidade e respeito ela a EB resolveu agir de forma arbitrária ameaçando e processando dando assim condições ao surgimento de diversas associações escoteiras no território Nacional.