Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Bem vindo ao Blog.

  



Bem vindo ao Blog Escotismo e suas historias.

Em 2009 entrei para o Facebook e algum tempo depois resolvi criar um Grupo cujo nome adotei como Escotismo e suas historias. Ele é dedicado exclusivamente ao que escrevo. Tem no momento mais de 17.000 membros participantes. Devido ao sucesso do grupo, criei então um blog Escotismo e Suas Histórias fac-símile do que tenho no Facebook. Comparativamente aos meus outros blogs escoteiros ele tem uma participação diária de admiradores do escotismo ou mesmo membros escoteiros em diversos países. Os artigos ou contos aqui postados muitos são fruto de minha imaginação e outros adotados em pesquisas tudo para colaborar na formação escoteira.

Artigos do nosso fundador estão em sua maioria postados neste blog. Agradeço a sua presença e caso queira comentar fique a vontade. Querendo entrar em contato estou à disposição no e-mail ferrazosvaldo@bol.com.br.



Muito obrigado pela presente e aceite o meu Sempre Alerta!  

Osvaldo um escoteiro  


O Chefe Escoteiro – por Lord Baden-Powell Of Gilwell. O menino. (parte I)




O Chefe Escoteiro – por Lord Baden-Powell Of Gilwell.
O menino. (parte I)

... - Um interessante artigo escrito por Baden-Powell que devido ao tamanho desdobrei em duas partes para que cada Chefe possa digerir melhor. Amanhã publico a parte II.

O PRIMEIRO PASSO para o sucesso em treinar seu menino escoteiro é saber algo sobre meninos em geral e depois sobre esse menino em particular. O Dr. Saleeby, em um discurso para a Ethical Society em Londres, disse:
- O primeiro requisito para um professor bem sucedido é o conhecimento da natureza do menino. O menino ou menina não é uma pequena edição de um homem ou mulher, nem um pedaço de papel em branco em que o professor deve escrever, mas cada criança tem a sua curiosidade peculiar, sua inexperiência, um quadro misterioso normal de mente que precisa ser taticamente ajudada, encorajada e moldada ou modificada ou mesmo suprimida.

É bom lembrar, tanto quanto possível, quais eram suas idéias quando fostes um menino. Você mesmo, e então você pode entender melhor seus sentimentos e desejos. As seguintes qualidades do menino devem ser levadas em consideração:

Humor. - Deve ser lembrado que um menino é naturalmente cheio de humor; pode ser no lado superficial, mas ele sempre pode apreciar uma piada e ver o lado engraçado das coisas. E isso de uma vez dá ao trabalhador com meninos um lado agradável e brilhante para o seu trabalho e permite que ele se torne o animador companheiro, em vez do capataz, se ele só se junta à diversão dele.

Coragem. - O menino mediano geralmente consegue arrancar também. Ele não é por natureza um resmungão, embora mais tarde ele possa se tornar um, quando seu auto-respeito morreu fora dele e quando ele esteve muito na companhia de "garras".

Confiança. - Um menino geralmente é extremamente confiante em seus próprios poderes. Portanto, ele não gosta de ser tratado como uma criança e ser instruído a fazer coisas ou como fazê-las. Ele preferia tentar por si mesmo, mesmo embora isso possa levá-lo a erros, mas é só cometer erros que um menino ganha experiência e faz seu personagem.

Nitidez. Um menino é geralmente tão afiado quanto uma agulha. É fácil treinar ele em questões relativas à observação e percebendo as coisas e deduzindo o seu significado.

Amor de Excitação. - O menino da cidade é geralmente mais instável do que o seu
Irmãos do campo pelas excitações da cidade, se eles são “uma passagem bombeiro, ou uma boa luta entre dois de seus vizinhos”. “Ele não pode ficar em um emprego por mais de um mês ou dois, porque ele quer mudar”.

Responsividade. - Quando um garoto encontra alguém que se interessa por ele responde e segue onde ele é conduzido, e é aqui que adoração de herói vem como uma grande força para ajudar o chefe dos escoteiros.

Fidelidade. - Esta é uma característica do personagem de um menino que deve inspirar sem limites esperança. Os meninos geralmente são amigos leais entre si e, portanto, são amigáveis vem quase naturalmente para um menino. É o único dever que ele entende. Ele pode parecer egoísta exteriormente, mas, como regra geral, ele é muito disposto sob a superfície para ser útil para os outros, e é aí que o nosso treinamento de escoteiros encontra um bom solo para trabalhar. Se alguém considera e estuda estes diferentes atributos no menino, em uma posição muito melhor para adaptar o treinamento para atender às suas diferentes propensões. Esse estudo é o primeiro passo para o sucesso do treinamento.

Eu tive o prazer, durante uma semana, de encontrar três meninos em diferentes centros que foram apontados para mim como tendo sido incorrigíveis jovens blackguards e hooligans até que eles ficaram sob a influência do Escotismo. Seus respectivos Chefes Escoteiros tinham, em cada caso, encontrado os bons pontos que subjazem os maus neles, e tendo agarrado sobre estes tinha colocado os meninos para trabalhos que se adequavam ao seu peculiar temperamentos; e há agora estes três, rapazes grandiosos, cada um deles eles fazendo um trabalho esplêndido, totalmente transformado em caráter de seus velhos eu. Valeu a pena ter organizado as tropas apenas para que tivessem esses sucessos únicos.

O Sr. Casson, escrevendo na revista Teachers ’World, descreve esse trabalho complicado da natureza o menino: - “A julgar pela minha própria experiência, eu diria que os meninos têm um mundo seus próprios, um mundo que eles fazem para si mesmos; e nem o professor nem as lições são admitidas neste mundo”. O mundo de um menino tem seus próprios eventos e padrões e código e fofoca e opinião pública.

... Continua na Parte II.

domingo, 3 de maio de 2020

Conversa ao pé do fogo. Jogando conversa fora.




Conversa ao pé do fogo.
Jogando conversa fora.

- Domingo de sol e uma leve brisa mantendo a temperatura em vinte e dois graus. Dou uma percorrida para ler as pagina do Facebook. O mesmo de sempre. Muitos compartilhando as Fake News a maioria em defesa do Capitão. Não sou bom analista e entendo muito do Movimento Escoteiro nas suas finalidades e suas aplicações. Tinha separado dois artigos sobre o Chefe Escoteiro escrito por Baden-Powell e desisti ao ler os posts de uns poucos que acredito ainda tem a chama escoteira no coração. Não quero tampouco entrar na seara dos fatos atuais no mundo e principalmente no Brasil. Fique em casa, a quarentena é uma realidade bombardeiam nossas mentes diariamente. Vivemos uma fase “sui generis” onde temos uma pandemia em todo o globo, com a mortandade crescendo e muitos de nossa liderança não medem as consequências dos seus atos. Parece que vivemos no país da carochinha onde os contos são criatividades de mentes repugnantes criando fatos asquerosos em Fake News para denegrir imagens de pessoas sóbrias, dando exemplos de como se infectar mais facilmente e pior, muitos copiando sem ter a devida noção da leviandade de tal ato sem ao menos saber a veracidade do fato.

Um pensador disse que há cegos do corpo e cegos do espírito, e se horrível à cegueira do corpo, mil vezes pior é a do espírito. O dito popular que diz que um cego conduz outro cego pode ser apenas uma metáfora. Dizia Mateus XV, 12-14: Porventura pode um cego guiar outro cego? Não cairão ambos no barranco? (Lucas VI, 39) e completando disse: Toda a planta que meu Pai Celestial não plantou será arrancada pela raiz. “Deixai-os, são cegos guias de cegos. Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco”. Baden-Powell um visionário, escreveu que tem muita gente que é um gansinho, no modo que vão atrás... Dos outros que vão à frente e nem sabe para onde vai. “Nas pisadas do pai ganso, vai pisando o filho atrás e ele nunca fará nada que não tenha feito o pai”. Francamente ao chegamos na velhice às vezes achamos que sempre temos razão. Se a experiência de vida serve para alguma coisa não serve para dar um caminho a seguir aos novos que estão começando.

Às vezes analiso as diversas fases porque passei nestes últimos 79 anos. Claro que só passei a enxergar, quando abri um olho pela primeira vez com minha primeira estrela. Só mais tarde abri os dois olhos com a minha segunda estrela. Para os que não sabem, era a forma do crescimento do lobo nos tempos que Mogli ainda não tinha firmeza no andar e nem se defender dos bandarlogs. Daí em diante assisti um montante de fatos políticos, Escoteiros, religiosos e nunca em minha vida tomei conhecimento de tantos artefatos eletrônicos para disseminar notícias às vezes verdadeiras no seu contexto, mas que se transformaram em Fake News irradiando notícias falsas para criar o ódio, rancores, escolhas nem sempre dignas no ponto de vista Escoteiro. Pensava eu orientar do que poderíamos aprender a ser um Chefe ou um Líder na hierarquia escoteira e consideramos o que estamos fazendo para dar um exemplo a esses milhões de Escoteiros espalhados pelo mundo.

No entanto se dermos um passo na história da humanidade, poderíamos ver lideres e chefes nas suas mais diversas formas, alguns cheios de altruísmo e outros forjando concepções prometendo um novo mundo, uma nova vida e um novo futuro que se aproxima. Se por um lado tivemos maus exemplos de Benito Mussolini, Josef Stalin, Adolf Hitler, Idi Amim... Ouve outros nos mostraram o caminho a seguir para o sucesso: - Madre Tereza, Martin Luther King Jr, Santo Agostinho, plantão e sem considerar o maior nome de todos os tempos Jesus de Nazaré. O próprio Robert Baden-Powell foi um idealista cheio de exemplos para dar. Se fez algum que não pudéssemos orgulhar desconheço, apesar de alguns se deleitarem em denegrir sua imagem.  

Sabemos que existem diferenças entre um Chefe e um Líder. Comentam alguns que temos os dois tipos na liderança escoteira e mesmo entre os poderosos do país. Dizem que o líder é aquele que inspira, que consegue enxergar e extrair o potencial de cada membro da equipe. Costuma encarar os seus erros e os dos outros como oportunidade de aprendizado e crescimento. Sabe ser firme, sem perder a gentileza e o respeito por todos ao seu redor. Por sua vez, o Chefe gosta de dar ordens e de ser obedecido. Ele é alguém que aprecia status e poder. São centralizadores e controladores. Comentam que ele é adepto do mantra: - “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. A médio e longo prazo, as pessoas tendem a se sentir pouco valorizadas e compromete sua performance individual. Nos momentos de sucesso, ele ate apoia sua equipe, embora possa tomar o resultado como mérito seu. Contudo, em momentos de crise, tende a responsabilizar cada um por seus atos, tudo para evitar que algo ruim respingue em sua trajetória. Em seu caminho para o sucesso, costuma deixar um rastro de conflitos entre os membros da equipe, promovendo ambientes tóxicos, com competição desmedida.

Poderia ficar horas e horas discorrendo as diferenças entre chefes e lideres. Não vou exemplificar os atuais na liderança da nação brasileira e nem tampouco na enorme gama de Escoteiros adultos que estão no topo da escala hierárquica do Escotismo. Não sou um emérito erudito e nem um intelectual renomado em tais temas. Como um ancião escoteiro que não pode mais ficar ao lado dos jovens que são a razão de ser do escotismo somente posso usar as palavras, às vezes próprias, outras impróprias e sabendo que elas são como o vento, não tem um destino certo para chegar. Durmo com a mente aberta pensando se devo continuar essa pregação ao vento. Sei que alguns tirarão proveitos e outros não. Já pensei em parar em esquecer meus tempos venturosos ou de latão como muitos pensam. Nada como copiar Veronica Shoffstall que escreveu: Um dia a gente descobre que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida. Nossas duvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar...

É... Acredito, sou vou parar quando me despedir deste mundo e entrar em outro com uma trilha e um caminho desconhecido, mas sabendo onde vou chegar. Sempre Alerta!