Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Conversa ao pé do fogo. O dia do Ovo!



Conversa ao pé do fogo.
O dia do Ovo!

Nota - Nada como uma tarde modorrenta e escrever sandices só para divertir. Bem tem gente que não gosta, paciência. Tem outros que nem leem. Tem outros que comentam e tem muitos que estão na praia, ou churrascando e esperando o sábado para escoteirar. Enfim, pelo dito e não dito aqui fica o dia do Chefe Chato de Galocha!

                         Hoje dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos se lembrem de todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Sempre uma romaria a Aparecida para suas homenagens. Mas uma delas o dia da criança é celebrada de norte a sul. Crianças! Sempre me lembro da frase de Janusz Corczak: - Vocês dizem: - Cansa-nos ter de privar com crianças. Têm razão. Vocês dizem ainda: - Cansa-nos, porque precisamos descer ao seu nível de compreensão. Descer, rebaixar-se, inclinar-se, ficar curvado. Estão equivocados. Não é isso o que nos cansa, e sim, o fato de termos de elevar-nos até alcançar o nível dos sentimentos das crianças. Elevar-nos, subir, ficar na ponta dos pés, estender a mão... Para não machucá-las...

                         Gosto de homenagens. Temos muitas. Adoro esse dia das crianças. Elas merecem. Feito minha homenagem me lembrei de um artigo que escrevi há tempos. Era sobre a criação do dia do Ovo! Tinha lido na Folha de São Paulo, que a Assembleia Legislativa de São Paulo irá discutir exaustivamente um projeto de um deputado que dará a São Paulo o dia estadual do Ovo! Maravilha! Não conheço as razões do deputado e nem o que consta no projeto. Sei que há séculos discutem quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha. Neste caso a galinha ficará sem seu dia. Coitada. Ou será que já existe o dia da Galinha?

                         Bem cada um faz o que acha certo. Afinal o ovo é ou não é importante? Eu adoro. É fácil e nós escoteiros adoramos. Já sabemos fazer ovos de todos os tipos. Alguns se aperfeiçoaram no Ovo no Espeto. Bacana! Uma técnica excelente. Só mesmo esta turma maravilhosa para fazer isto. Sei que eles fazem ovo cozido sem sal, com açúcar, com fumaça, com sujeira de fogão, omelete melada e preta, estalados sem estalo e cheio de cascas. Sei de muitas escoteiras que adoram quebrar o ovo com casca e tudo na frigideira. Dizem que fica delicioso.

          Interessante estas homenagens. No escotismo temos o dia do Escoteiro, o dia do Lobinho, o dia do Sênior (não sei a data) o dia do Pioneiro e o dia do Chefe. Deve ter também o dia do dirigente da Escoteiros do Brasil (eles são importantes demais) do Diretor nas regiões e distritos, do Formador, do POR, do Assessor pessoal, dos Estatutos e brevemente os dos Processos da EB contra aqueles que se insurgiram contra seu poder de fogo... Não sei se tem o dia dos gansos, têm? Se não tem logo um desses políticos tipo Tiririca irão fazer. Sei que muitas homenagens escoteiras não tem projetos. Pegaram carona em algum santo e como ele não reclamou o dia foi ficando, ficando e até hoje é celebrado. O Pobre do santo muitas vezes nem é lembrado. Coitado. Deve estar no céu rogando pragas aos escoteiros. Rarará!

                        Agora que foram eleitos novos deputados (será que ainda vai existir a tal Frente parlamentar Escoteira?) e aproveitando a deixa de vereadores que se uniram ao escotismo vou apresentar alguns projetos que julgo da mais alta importância.  Meu primeiro será o dia do Acampamento Escoteiro nos moldes de Gilwell. No projeto neste dia todos do escotismo serão obrigados a acampar sob pena de multas. Só assim os meninos irão conhecer um acampamento Escoteiro de verdade. Quem sabe também o dia do Acantonamento do lobinho já que hoje eles só vivem de atividades distritais e estaduais. As multas cobradas se reverterão à região e a UEB. Money no bolso sempre é bem vindo e os dirigentes adoram! Beleza isto!  

                     Será que existe o dia da Promessa Escoteira? Quem sabe o dia do Chefe chato de galocha como eu? Do caqui eu não sei, mas sei que breve alguém vai instituir o dia da Vestimenta. Desfile de norte a sul com os dezenove tipos. A turma adora ficar com a camisa solta mostrando a pança que tem. A EB ama tudo isso. Vende a mais que poder. Haja dinheiro! Estou até vendo nos estatutos: - Artigo primeiro, parágrafo um – fica obrigatória uma nova vestimenta todo ano e é proibido consultarem os associados. Revogam-se as disposições em contrário. Precisamos nos aliar mesmo a esta turma do CAN e da DEN. Afinal eles apresentam cada projeto de cair o queixo.

                  Já pensou? O dia do Fogo do Conselho, o dia da faca Escoteira? O dia do fogão de barro do escoteiro? O dia da canção Escoteira? O dia da amarra quadrada? O dia da amarra diagonal? O dia da costura de arremate? O dia do sinal de pista? Poxa! São tantos e tantos que teríamos datas e datas para comemorarmos. Melhor deixar o emprego e ficar comemorando gostosamente em um acampamento ou acantonamento Escoteiro. Ficaria feliz com o dia da “pendura Escoteira” onde ninguém pagaria nada a Escoteiros do Brasil. Devo não nego, não pago e que Deus me ajude! Adoro isto. Adoro quando me cobram a taxa de inscrição e eu grito da minha janela; - “Oi”! Voltem no dia de São Nunca dia trinta de fevereiro na parte da tarde! Kkkkk.

            Mas querem saber, é difícil guardar dias. São centenas, milhares e ainda bem que a internet e no Facebook sempre tem um para lembrar. Outro dia alguém se lembrou do dia do mosquito da malária. Mas ele tem dia? Teeeêm! Já vi aqui o dia do Porco, o dia da Manteiga (?), o dia dos pobres (este é o meu preferido) o dia dos ricos (este eu passo longe) e o dia dos velhos tolos. Boa, gostei! Aprovaram meu dia. Rarará! Mas voltemos à carga da brigada ligeira do escotismo. Precisamos de mais dias para comemorar. Pena que a tal Escoteiros do Brasil é adepta de registros no IMPI e quase não sobra dia para comemorar.

             Mas deixemos de nos divertir e vamos ser sérios. Tem hora que cansa ver que hoje é dia de tal homenageado e amanhã idem e assim por diante. Cada profissão tem seu dia, todo mundo tem seu dia. Portanto antes de morrer eu vou pedir e implorar a um vereador, ou deputado, que eu tenha meu dia. Não o meu aniversário. Um dia qualquer, o dia do Chefe Osvaldo, ou melhor, o dia do Osvaldo... Um Escoteiro. Vai ser maravilhoso. Bombástico! Epitético! Putz! Já pensou? Os dirigentes e alguns chefes dizendo? – Hoje é dia desta “besta”! Deus do céu! Se alguém reclamar fica determinado um processo daqueles que a Escoteiros do Brasil gosta. Kkkkk.

              Bem, melhor parar por aqui. Afinal vamos festejar o dia de Nossa Senhora Aparecida, das crianças e breve vou homenagear também o dia do Ovo. Pobre da galinha. Esqueceram-se dela. Mas a dúvida persiste. Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? Fico pensando que mundo é o nosso. É como disse um candidato em nosso estado a Presidente ou Diretor da UEB, sei lá, em uma observação de uma postagem minha sobre o que esperamos dos eleitos ele disse – “Uns tem e não podem, outros podem, mas não tem, nos que temos e podemos, agradecemos a Baden-Powell”! Isto mesmo. Cada um tem aquilo que merece! E tenho dito. E viva o dia do OVO!  


quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Conversa ao pé do fogo. Histórias da Insígnia de Madeira.



Conversa ao pé do fogo.
Histórias da Insígnia de Madeira.

                       Conta-se que na manhã de oito de setembro de 1919, dezenove homens vestidos de calças curtas e meias até o joelho, mangas de camisas arregaçadas, formadas por patrulhas iniciavam um curso de Chefes de Escoteiros. Um novo adestramento realizado em Gilwell Park, em Eping Forest, nos arredores de Londres, Inglaterra. O campo foi projetado e orientado por Sir Robert Baden Powell (BP), um general de 61 anos reformado do Exercito Britânico e fundador do Movimento Mundial dos Escoteiros.

                       Quando terminou seu adestramento em conjunto, Baden Powell (BP) deu a cada homem um cordão de madeira simples, como se fosse um colar que ele havia encontrado em uma cabana abandonada de um Chefe Zulu. Isto aconteceu quando estava em campanha na África do Sul em 1888. Para os primeiros deste curso, foi um grande sucesso e se tornou tradição por muitos e muitos anos. As perolas de madeira eram reconhecidas para os que tiveram a oportunidade de passar por aquele adestramento.

                        Com o passar dos anos, as contas como eram agora chamadas, eram talhadas da mesma forma pra manter a tradição criada por Baden Powell. O curso passou a ser conhecido no mundo inteiro como o Curso de Insígnia de Madeira. É reconhecido não só na Inglaterra como também em todo o mundo como um curso de formação avançada para líderes do Escotismo. Na época do primeiro curso BP apresentou um Chifre de Kudu que ele tinha capturado durante a Guerra Matabele em 1896. Seu som profundo em expansão iria servir para convocar os membros dos cursos em assembleias, reuniões e atividades e foi utilizado lá por muitos e muitos anos.

                       Baden Powell (BP) usou esse mesmo chifre para abrir o terceiro Jamboree Mundial realizado no Arrowe Park, Birkenhead, Inglaterra em 1929. Esse chifre é usado até hoje por muitos cursos avançados no Movimento Escoteiro. A formação em um Curso da Insígnia de Madeira oferece uma oportunidade única para o aprendizado e para a liderança. Os participantes vivem e trabalham juntos em uma patrulha com outros escotistas. Assim aprendem sobre as habilidades de liderança a as técnicas de Socutcraft.

                      Nota – Scoutcraft é um termo usado para cobrir uma variedade de conhecimentos e habilidades requeridas por pessoas que buscam se aventurar na vida selvagem e a se sustentar de forma independente. O termo foi adotado por Scouting, organizações escoteiras para refletir as habilidades e conhecimentos que se fazem sentir de fazer parte do núcleo de vários programas. Isso ao lado do conhecimento da comunidade e espiritualidade. Ali se aprendem habilidades tais como acampar, cozinhar, primeiros socorros, sobrevivência na selva, orientação e pioneirismo.

                        A Insígnia de Madeira ainda é considerada por muitos como uma experiência de suas carreiras no Escotismo. Ela tem servido como fonte de treinamento e inspiração para milhares de Escotistas em todo o mundo. Por sua vez, os possuidores da Insígnia são os responsáveis para a formação de milhões de jovens espalhados por todo o mundo.

                       Finalmente eu lhe pergunto: - Ainda não tem a IM? (insígnia da madeira). Mãos a obra. Pense olhando para frente e diga para si mesmo – “Se tantos conseguiram, eu também vou conseguir”. E lembre-se se você foi um bom lobo, um bom touro, um bom maçarico então não se esqueça de voltar sempre a Gilwell!

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Notas de Baden-Powell. Cumprir os deveres, apesar das dificuldades.



Notas de Baden-Powell.  
Cumprir os deveres, apesar das dificuldades.

- Tenho sido mestre de não realização, mas eu tenho sido “Jack” de muitos, e, assim gostava de toda a variedade das coisas boas que o mundo tem a oferecer. Alguma vez você já pensou nisso, que a duração da vida adulta de um homem de 70 anos tem 291.000 horas de vigília? A maioria dos homens dormem por oito horas, quando sete são suficientes. O homem que dorme durante sete horas ganha um adicional de três anos e mais, e assim pode acordar para a vida mais que os outros.

- Eu achei um bom plano de dar-se, na imaginação, três anos a mais para viver. Sentir que você tem que fazer as coisas dentro desse tempo, se eles estão fazendo grandes sonhos em realidade, ou ganhar felicidade. O tempo não deve ser desperdiçado. Os jovens, claro dizem que não querem ser guiados por números de volta aos antigos, mas ao mesmo tempo eu sei que no meu caso eu ganhei muito por estudar os personagens dos chefes com quem eu servi de vez em quando.

Lord Wolseley, por exemplo, disse: "Use seu bom senso em vez de instruções do livro”. Sir Baker Russell deu responsabilidade e confiança os seus oficiais. Também dotado de intuição rápida ele tomou decisões rápidas e, se certo ou errado, levou-os através de um estrondo para o sucesso, enquanto Sir Henry Smyth, exatamente o oposto, teve o cuidado meticuloso para pensar as coisas na linha certa, mesmo para usar as palavras exatas, então ele nunca cometeu um erro.

Cecil Rhodes, por outro lado, tinha uma visão muito ampla, mas era capaz de ignorar detalhes. Lord Roberts foi um dos que usou essa poderosa alavanca, o toque humano, e Senhor Plumer já jogou o jogo para seu lado, sem respeito a qualquer pensamento pessoal. Sir Sangue Bindon, com toda sua experiência, estava sempre pronto a aprender. Sir Frederick Carrington resfolegou em uma risada contagiante para quebrar todas as dificuldades quando surgiram.

Tal estudo de personagens que vivem me ajudou e vai ser de auxílio para aqueles que gostam de realizá-lo. Muitas vezes me pediram os meus jovens amigos, quando confrontado com um adversário, para "jogar polo" com ele, ou seja, não ir com ele careca, mas a andar lado a lado com ele e, gradualmente, bordá-lo fora de sua faixa. Nunca perdi a paciência com ele. Se você está com a razão, não há necessidade, se você está no errado, você não pode dar ao luxo.

Em uma situação difícil um guia que nunca falha é de se perguntar: "O que Cristo fez?" Em seguida, fazê-lo, tanto quanto você puder. Possivelmente, a melhor sugestão de forma condensada, de como viver, foi dado pelo meu velho diretor, Haig Brown, em 1904, quando escreveu a sua receita para a velhice: - Uma dieta moderada e livre, liberdade de cuidar de sua base financeira, o trabalho abundante e pouco lazer, Um amor do dever mais que um prazer, uma mente equilibrada e contente e caridade com todos os homens, alguns pensamentos muito sagrados para exibição em plena luz do dia comum, um lar cheio de paz, uma esposa amorosa, crianças, que são a coroa da vida; Estes alongam os anos do homem além do período estreito do salmista.

Olhando para trás, por cima do meu próprio "espaço estreito", dois pontos brilhantes entre os muitos que, instintivamente, uma vez vêm à mente são:

- Em número de vida eu e todo tempo que vivi entre bons companheiros na estepe ensolarada na campanha Matabele, e na vida de número dois, chego um pouco de lado e me vejo arrastando para baixo até que seus dois braços pode chegar à volta do meu pescoço, quando com um beijo macio e úmido ela sussurra: "Só mais uma história de boa noite, papai”.