Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Viajei no tempo tentando procurar um...




Viajei no tempo tentando procurar um...

- Faz um ano que publiquei esta mensagem. Até hoje ainda não encontrei o que procurava. Quem sabe em 2020 iremos ter aquele que irá mostrar o Escotismo dentro dos princípios de Baden-Powell e de sua lei?

Eu procuro... Um Dirigente Escoteiro. Um dirigente ou um Líder que saiba ouvir mais do que falar. Um dirigente Democrático tentado a saber o que pensam de suas ideias antes de pô-las em prática. Que siga os ensinamentos de Eisenhower descrevendo o seu líder ideal: - Liderar meus caros chefes e monitores é a arte de motivar alguém a fazer algum que você queira feito, porque essa pessoa quer fazê-lo. Eu procuro um Dirigente Escoteiro que mostre ser irmãos dos demais, sem ódios sem rancores e que possua a brandura, a doçura e a mansidão para aglutinar os arredios, os que se foram com o tempo... Tento encontrar um Líder, um Dirigente Escoteiro e não é preciso ter sido lobo ou escoteiro, sênior ou pioneiro. Que entenda a nossa promessa de ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião, que seja educado, elegante, leal e tenha uma só palavra e trate a todos com cortesia. Seria bom que seguisse os preceitos de São Francisco que disse que é dando que se recebe que é perdoando que se é perdoado. Que saiba respeitar para ser respeitado. Que mesmo tendo expatriado a palavra honra respeite quem a tenha para sempre no coração.

... Líder? Sim, preciso encontrar um que saiba a diferença entre ser líder e ser Chefe. Os dois são baseados em autoridade. Um chefe demanda obediência cega, um líder conquista sua autoridade por meio da compreensão e confiança. Eu procuro um líder para seguir e respeitar. Pode ser homem ou mulher. Não importa a idade a riqueza a cor ou sua origem. Não precisa ser professor, doutor, pedagogo ou escritor. Basta sorrir com lealdade sem fingir. ... Procuro um líder, um dirigente, aquele que tem senso suficiente para pegar homens bons para fazer o que ele quer e o autocontrole para não intrometer enquanto eles fazem. Que tenham uma boa liderança sobre experiências humanas. Que possa aglutinar sem imposição todos que praticam o Escotismo no Brasil reconhecendo seus direitos de escolha. Um Líder ou dirigente que aceite que somos humanos e que fazemos o Escotismo baseado nos sonhos do coração. Que leve em consideração os corações de outras pessoas.

... Nas próximas eleições precisamos achar um líder, um dirigente que leve as pessoas para onde elas querem ir. Não precisa ser um Escoteiro Chefe, pois grandes lideres quase sempre são grandes simplificadores, que conseguem passar por discussões, debates e duvidas para oferecer uma solução que todos possam entender... Procuro para todos os estados e a Escoteiros do Brasil um líder que viva um sonho Badeniano que saiba motivar em todos os momentos da sua vida. Que não seja um aproveitador de um cargo que prometeu ser aberto, transparente sem idealizar seu escotismo nos porões do silencio que ninguém sabe ninguém viu. Procuro sim um dirigente diferente do que disse Maquiavel - Todos veem o que você parece ser, mas poucos sabem o que você realmente é.

... Eu procuro... Eu busco, estou a rastrear se existe um Líder ou Dirigente assim. Que dê sem esperar o troco, que não seja um colecionador de medalhas, de elogios de querer ter seu nome na história do escotismo se igualando aos grandes mestres e Lideres Escoteiros Mundiais. Que ele dê seu coração e sua alma em favor dos escoteiros mais humildes e pobres. Eu preciso de um Líder ou um Dirigente não para mim, mas para o escotismo que amo e que ele ame como eu, sem ser um fanático sem fantasias ou místicas irreais. ... Eu procuro um dirigente, um líder que tenha um coração escoteiro, que só de olhar e sorrir conquiste corações. Um líder aceito por todos sem imposição de poucos que não representam a maioria dos corações escoteiros. Que depois de eleito não se perca nas teias da jactância, no esnobismo, na insolência e presunção. Afinal eu procuro um Dirigente com alma de Baden-Powell... É tão difícil encontrar alguém assim?

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Um pouco de Baden-Powell nesta virada de ano.




Um pouco de Baden-Powell nesta virada de ano.

- Um novo ano se aproxima, o passado vai ficando na história. Aqueles que vivem o ideal escoteiro sabe que o escotismo sempre traz uma mensagem de esperança. Não percamos a fé, o caminho a seguir é longo e os resultados são surpreendentes. Cada reunião é um novo ano em nossa vida e na dos jovens. Caminhemos com firmeza na direção de nossas metas, porque o pensamento cria, o desejo atrai e a fé realiza. Baden-Powell há mais de 110 anos nos trouxe um novo alento ao criar o escotismo. O novo método Badeniano revolucionou o mundo. Nosso líder sempre teve uma palavra uma frase de carinho para nos indicar o melhor caminho a seguir. Dizia ele que ao longo do nosso percurso deparamo-nos com diversos escolhos e tempestades e por isso devemos sempre navegar de frente para eles, com olhos atentos para os podermos identificar, contornar e, durante o processo, aprender com eles. Quando parece mais simples desistir, quando tudo parece impossível, devemos ultrapassar isto de maneira a poder atingir a FELICIDADE.

É para chegar a essa Felicidade que B.P. nos deixa duas chaves importantes: "Não levar a vida muito a sério, mas aproveitar ao máximo o que se tiver olhar a vida como um jogo, e o mundo como um campo de jogos." - "Fazer que as nossas ações e pensamentos sejam orientados pelo amor." "Por caminho não quero significar um caminhar ao acaso, sem finalidade, mas antes um trajeto agradável com um objetivo definido, ao mesmo tempo em que há consciência das dificuldades e perigos que podemos deparar no percurso.". “O homem emaranha-se nas dificuldades ou tentações das águas agitadas, principalmente porque não o avisaram dos perigos do caminho, nem do modo de se defender deles" e por isso BP parte da sua própria experiência para nos aconselhar a percorrer o caminho que é a vida e para que esse caminho seja para o TRIUNFO. Devemos enfrentar cada dificuldade com coragem e amor no coração, impelir a nossa própria canoa sem baixar os olhos e estando Sempre Alerta Para Servir. BP mostra-nos os caminhos, ninguém o percorre por nós.

“If you are a square peg keep your eye on a square hole and see that you get there.” (“Se você é uma peça quadrada, mantenha seus olhos em um buraco quadrado e veja que você pode chegar lá”). Esta frase faz todo o sentido para nós, que estamos a iniciar uma vida adulta e temos muitos sonhos por concretizar. B.P. sublinha que é importante lutarmos pelo que queremos, em busca da felicidade dos outros, contribuindo assim para a nossa própria felicidade. B.P. nunca referiu que seria fácil cumprir os nossos objetivos pessoais, mas afirma que não nos podemos deixar influenciar pelas “palmeiras que dão sombra” e deixar os nossos sonhos fugir, só porque parece complicado. E não devemos esquecer suas palavras com respeito à fraternidade: - - A amizade é como um boomerang; tu dás a tua amizade a um dos teus companheiros, e depois a outro e a outro ainda, e eles retribuem-te com a sua amizade. Assim, a tua amizade e boa vontade iniciais vão-te fortalecendo à medida que vão sendo transmitidas aos outros, e acabam por regressar a ti, em retribuição, tal como o boomerang regressa à mão de quem o lança. Se não tiveres medo das pessoas que encontras nem sentires antipatia por elas, também elas, da mesma maneira, não te recearão nem desconfiarão de ti e terão tendência para gostar de ti e serem teus amigos. Baden-Powell.

FELIZ ANO NOVO, E UM SUPIMPA SEMPRE ALERTA EM 2020!