Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

terça-feira, 10 de abril de 2012

Que susto! “eita” Pesadelo.



Que susto! “eita” Pesadelo.

Ainda bem que foi um pesadelo. Ainda bem. Estou com a respiração ofegante até agora. Que coisa senhor. Um pesadelo horrível! Acho que vou até passar mal quando me lembrar de tudo novamente. Vou rezar bastante para que isso não aconteça nunca. Acontecer o que? O que meu pesadelo me mostrou o que seria o escotismo no futuro. – Mas afinal que “raios” de pesadelo é este? – Calma. Deixe-me recuperar o folego primeiro e conto para você.

- Sente-se aqui na beira da cama e vou contar. Mas lembre-se foi só um pesadelo, nunca isto vai acontecer conosco. Juro que não vai acontecer.

- Fui dormir ontem muito tarde. Fiquei escrevendo histórias escoteiras até de madrugada. Como não tinha jantado, preparei dois ovos estrelados e comi com feijão inteiro e farinha torrada. Adoro isso. Mas foi o que me fez mal. Dormi e meu corpo doía. Acordei – Lembrei-me que era dia de reunião. Estava agora acordando 30 anos depois! Eu já não era mais do Movimento e tinha prometido fazer uma visita ao meu antigo grupo. Afinal me considero um antigo Escoteiro. Claro que sim! Fui lobinho, Escoteiro, Sênior e fiquei mais três anos com assistente na tropa Escoteira.

Tomei um banho, vesti meu antigo uniforme caqui com chapelão e lá fui eu cantando – “Põe tuas mágoas bem no fundo do bornal e sorri!” Gosto desta canção. Adoro. Quando cheguei à porta do pátio, vi um movimento pequeno. Entrei e eles estavam formados para a bandeira. Era um "Chefe" Escoteiro que dirigia. Estranhei. Na minha época era a Patrulha de serviço. Fui até lá, saudei a todos e entrei na ferradura fazendo o sinal de praxe.

Estranhei mais ainda. Na oração foi um "Chefe" Escoteiro quem a fez. E incrível, não houve inspeção. Estavam todos misturados. Meninas e meninos juntos. Já tinha lido sobre isso. Era a tal coeducação. Pena que as patrulhas não estavam completas. Perguntei ao "Chefe" Escoteiro o porquê. Ele riu e me disse que o escotismo não é para qualquer um. Só aqueles abnegados, os que tem escotismo no coração. - Nossa! Nunca soube disso.

Como não vi ninguém de segunda ou primeira classe e nos lobinhos no boné não tinha ninguém de primeira ou segunda estrela, perguntei se o grupo era novo. – Claro que não respondeu abruptamente. Agora temos um novo sistema de progressão de provas. O ultimo não deu certo, mas nossos dirigentes benfeitores sempre mudam para melhor.

Percebi que muitos estavam de camiseta e o lenço do grupo. Alguns até de chinelo. O "Chefe" Escoteiro e um assistente estavam com calça Lee incrivelmente desbotada e calçavam um tênis branco. Um deles tinha um chapéu esquisito na cabeça. Perguntei se não usavam mais o caqui. – Amigo, me disseram, você está por fora. Isto que vê é escotismo moderno! Escotismo do futuro!

Bem, não iria discutir com ele. Não fui lá para isso. Olhe falei, eu fui da Lobo. Uma Patrulha antiga que tinha uma tradição aqui. No livro de ata da Patrulha eu escrevi muito lá. Onde estaria para eu reler? – Amigo, me disseram – Esqueça. A Patrulha lobo desapareceu. Os meninos e meninas preferem agora nomes de patrulha em inglês. Muito mais moderno!

Fiquei pensativo. Você poderia me fazer um favor? – Onde encontro o Chefe de Grupo? Ele riu. Que isso moço. Isto não existe mais. Agora é Diretor Técnico. Perguntei então se eu poderia participar na chefia com eles. Olhe procure nosso Diretor Técnico, ele vai lhe dar uma ficha para preencher, e se for aceito vai lhe dizer quem é seu assessor pessoal. – O que? Aqui tem isso? Claro que sim. Fiquei em duvida. Não via ali mais que quatro chefes atuantes.

Mas me diga, quando vai ser o próximo conselho de Grupo? Ele riu de novo – Aprenda amigo, hoje tudo mudou. Conselho não existe mais. Agora é Congresso. Nacional, regional e de grupo. – Pensei comigo, mudou muito. Mas querendo ser amigável eu disse a ele que na minha época o grupo recebeu a visita do Escoteiro Chefe. Ele deu risadas. Esqueça meu caro, agora não existe isto mais. É só presidente e diretor. Lá na cúpula tem o CAN e o DEN! E o que significa isto, perguntei.  Não sei, ainda não aprendi ele respondeu.

Resolvi ir embora. Quando ia saindo ele gritou – Oi! Se vier aqui de novo tire este uniforme ultrapassado. E saiba quem sem o registro não pode usar. Deu um belo de um sorriso. Gritei ainda para ele – Quando vai ser o próximo acampamento da tropa? – Ele disse – Quase não fazemos mais. Quando vamos vai todo mundo. Lobinho, escoteiros, Sênior e pioneiros. Os pais levam panelões e cozinham para todos! Vai gostar. Ninguém faz nada. Se você for registrado e aceito pelo assessor quem sabe pode ir a uma atividade Distrital, Regional ou Nacional? São essas atividades que agora fazemos
.
Fui embora pensando e fiquei sem voz. Quis cantar e não consegui. Levei uma pedrada na cabeça e cai no chão. Alguns escoteiros passaram e um disse para ligar o 191 do Samu. Eles são quem socorrem os bêbados! E foram embora rindo!

Ainda bem que acordei no passado onde vivia. Puxa vida! Que pesadelo! Graças a Deus voltava ao que era antes. Meu belo e charmoso escotismo a moda antiga!
Risos, risos e milhares de risos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário