Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sábado, 25 de agosto de 2012



Publicado por Marcelo Mallmann

AJUDE OS ESCOTEIROS A MUDAR A PERCEPÇÃO DE QUE O ESCOTISMO NÃO É “DA HORA”

                 Os Escoteiros da tropa X desfrutam de excelentes aventuras, mesmo assim sofrem provocações por serem Escoteiros. Como os líderes podem ajudar a mudar a percepção de que o Escotismo não é legal
*Represália molecada!
               Devemos ensinar nossos Escoteiros a responder quando alguém faz um comentário negativo. Exemplo: “Escotismo é coisa de boiola? Quando foi a última vez que você caminhou 30 km, rapelou 25 metros, pedalou 90 km, escalou um pico de mais de 2000 metros, ou navegou de canoa até uma ilha?” “Se houver alguma emergência, você pode confiar que eu estou preparado para cuidar de você. Você seria capaz de cuidar de mim?” “Onde você acha que eu aprendi as habilidades de liderança para ser o capitão do time da escola?” “Pelo menos eu serei capaz de pôr no meu currículo que alcancei o Escoteiro da Pátria. O que é que você vai colocar no seu?” “Você faz parte de alguma coisa onde você e outros da sua idade planejam e executam o que fazem? Eu faço. A gente organiza e planeja nossos encontros e atividades. Não é como todo o resto, onde os adultos é que comandam!”.
              Quando os Escoteiros respondem desta forma, normalmente os comentários negativos se calam, e muitas vezes aquele que fez os comentários sobre o Escotismo acaba entrando para o grupo.
*Seja Pertinente
             Já que o entretenimento é tão imersivo hoje em dia, temos que intensificar nossos esforços para mantermos o alcance. Por exemplo, preparando uma edição “Sobrevivência Zumbi” da especialidade de Defesa Civil, Primeiros Socorros e Prevenção de Incêndios. Os requisitos são os mesmos, mas a instrução é apresentada de forma teatral e imaginativa. Tenho certeza que a conquista deste distintivo será memorável, eficaz, e digna de comentários. Medir a eficácia do nosso programa através da boa vontade dos jovens em contar aos outros sobre isso nos dá a certeza de que como adultos estamos indo na direção certa.
*Mochilão, não Meião. 
           Muitas pessoas não entram para o Escotismo porque o uniforme é tudo o que elas veem. Mais atenção deve ser dada ao que fazemos do que ao que vestimos: sair em grandes viagens, fazer amigos incríveis, e aprender liderança, serviço e novas habilidades. Temos que mudar a imagem do Escotismo de uma camisa bege e meião cinza para uma visão de escaladas em rocha e aventuras com mochilão. Não é mudando o uniforme que mudaremos nossos números.
*Aproveite a Tecnologia. Tire fotos dos jovens em ação, fazendo as coisas divertidas e legais que os Escoteiros fazem, e procure publicar essas fotos no jornal local, no blog da tropa e no Facebook. Fazendo que os jovens tenham orgulho de aparecer “like a boss" nas atividades que participam. O Escotismo é um esporte para o ano todo, e deve ser vendido como tal.
            Faça com que toda sua seção, se não estiver de uniforme escoteiro, esteja com camisetas iguais, assim você ainda parece uniforme como grupo, e aumenta um pouco o fator da hora.
           *Faça a Diferença. Alcateias e tropas devem começar a trabalhar juntas para mostrar à comunidade como é legal ser Escoteiro, não só porque descemos corredeiras em botes e construímos torres com nossas próprias mãos, mas porque servimos nossa comunidade e fazemos a diferença. Nós precisamos fazer um trabalho melhor para ter certeza que a comunidade sabe quem nós somos e qual o impacto que nós temos só então os jovens vão achar que é legal tanto estar limpando um parque ou fazendo uma trilha na montanha.
           *Foque no Sucesso. Pergunte aos Escoteiros, “O que você quer ser quando crescer?” Executivos líderes públicos, oficiais das forças armadas, atletas, etc. todos foram Escoteiros. Dos 312 pilotos e cientistas selecionados como astronautas desde 1959, pelo menos 207 foram identificados como tendo sido Escoteiros. Dos 24 homens que viajaram para a Lua, 21 foram Escoteiros, incluindo 10 dos 12 homens que fisicamente caminharam sobre a superfície da lua. Três viajaram à Lua duas vezes. Precisamos dar alguns exemplos e demonstrar como as lições de vida e habilidades aprendidas no Escotismo contribuem para o sucesso futuro.
           Além do mais, quem não acha facas e fogueiras algo da hora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário