Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Técnicas de acampamento.



Conversa ao Pé do Fogo.
Técnicas de acampamento.

 “Quem ao crepúsculo já sentiu o cheiro da fumaça de lenha, quem já ouviu o crepitar do lenho ardendo, quem é rápido em entender os ruídos da noite;... deixai-o seguir com os outros, pois os passos dos jovens se volvem aos campos do desejo provado e do encanto reconhecido...”.
KIPLING

        A arte de acampar. Existe? Li em algum lugar que se instalamos barracas e dormimos nelas, então estamos acampando. Simples não? Vejam outra descrição: Acampamento (do inglês, camping) é um local onde se estabelecem barracas ou tendas, geralmente com proximidade à natureza onde toda a infraestrutura é levada pelos campistas, tal prática é conhecida por campismo. Bem essa é mais abrangente. Mas ainda está longe do que chamamos Técnicas de Acampamento olhando é claro nossos objetivos escoteiros.

                 Não estou e nem pretendo ensinar aos nossas e nossos escotistas, que são chefes de tropas escoteiras ou seniores (guias). Sei perfeitamente que estão aptos a desenvolverem essas técnicas e suas tropas são exímios mateiros no bom sentido da palavra. Penso ou até posso estar enganado que BP tão maravilhosamente nos trouxe essas técnicas dentro dos seus princípios e métodos escoteiros para nos dar uma visão do seu método. Ele sempre foi enfático em dizer que atividades ao ar livre é o mais importante em nosso movimento. E é nessas atividades que os jovens podem jogar o seu próprio jogo. Aprender a fazer fazendo.
            Técnicas de Acampamento. Existe mesmo? Dizem que foi isso que BP fez quando acampou pela primeira vez em Brownsea. Dizem, não sei. Várias vezes eu conheci tropas que fizeram assim e alcançaram excelentes resultados. E quais são esses resultados? – Sem sombra de dúvida manter o jovem por mais tempo nas fileiras escoteiras e quando adultos mostrar que é digno, que seu caráter se afirme e demonstra o alto espírito escoteiro de que é possuído. Vejamos um pequeno teste de uma boa tropa que conhece o que é técnicas o meu pensamento:

- Vocês fazem um mínimo de dois acampamentos por ano, três excursões por ano e ao menos uma atividade aventureira por ano. Sem contar atividades do distrito e região.

- Vocês acampam com seus monitores pelo menos duas vezes ano, seus monitores já se desincumbem sozinhos na arte mateira, eles estão em perfeita sintonia com suas patrulhas, no campo as patrulhas cozinham para si. Em qualquer situação sempre tem no seu campo um fogão suspenso, uma mesa, bancos e toldos, fazem uso de um WC/particular ou Geral e feito é claro pela patrulha de serviço.

- Suas patrulhas já possuem e mantêm com orgulho todo material de intendência. Aí incluído sapa, panelas, barracas, e outros. As patrulhas já conseguem se transportar para distâncias longas em sacos ou similares. Ao primeiro sinal de chuva elas já estão devidamente preparadas, pois conhecem a técnica de previsão do tempo e sabem como agir nesses casos. Claro que levamos em consideração tropas em grandes cidades e nas menores.

- Na falta de cabos ou sisal, elas as patrulhas são peritas no uso do cipó. Conhecem e sabem a melhor maneira de utilizá-lo. Além dos nós, amarras e costuras de arremate elas dominam perfeitamente a confecção de uma cabana ou oca indígena ou improvisam com arte mateira um abrigo natural.

- Vocês sempre têm a mão ótimos locais para atividades ao ar livre. Tem bom trânsito com os proprietários. Já entregaram para ele um lenço do grupo em uma cerimônia de bandeira como prova de agradecimento ou então fizeram outro agrado para que ele sempre colocasse ali a disposição. Ele sabe que vocês irão deixar o campo exatamente como o encontraram.

- Os monitores já discutem em patrulha os programas da tropa principalmente os de atividade ao ar livre com os demais patrulheiros. Você os consulta na programação das atividades e muitas delas já são dirigidas por eles. Toda patrulha já tem seus cozinheiros e se orgulham dele. Todos os demais têm seu cargo na patrulha e o cumprem satisfatoriamente seja o do campo seja o da sede.

- Você não é daqueles que não sai de perto da patrulha no campo. Sabe que deve deixa-los na arte de aprender fazendo. Ensinou a eles o respeito pela natureza, sabem distinguir uma água potável de uma não potável, e é exigente com o uniforme mesmo acampado. Suas inspeções são sempre pela manhã ou pode haver outras durante o dia. Você conhece perfeitamente as regras do POR sobre normas para acampar.

No retorno o material já vem limpo, arrumado e empacotado e dificilmente fica para ser feito na sede em um dia de reunião. Isto só em casos extremos como sair do campo com tempo chuvoso. Uma semana após, você pede às patrulhas que se reúnam e façam um relatório do que gostaram e do que não gostaram. Este relatório é discutido em Corte de Honra e lavrado em ata.

     Se você fez assim parabéns. Você está no caminho certo. Caso isto ainda não acontece, não sei não. Acho que tem alguma coisa errada ou eu não estou vivendo o escotismo como Baden Powell o idealizou. Assim acredito que você ainda não acertou o seu caminho para o sucesso. Lembre-se o importante são os resultados. Caso não está fazendo nada disto e está perdendo jovens repense o que está fazendo. Desejo a você tudo de bom e que encontre se não o encontrou o Caminho para o Sucesso. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário