Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sábado, 11 de maio de 2013

Conversa ao pé do Fogo de Conselho. Um comentário sem futuro.




Conversa ao pé do Fogo de Conselho.
Um comentário sem futuro.
  
Vacina Bitipiniana para Chefes Escoteiros. (XP456).

                          Há tempos pensei que poderiam fazer uma vacina para chefes escoteiros e dirigentes. Claro, só para os que precisam. Os que já foram vacinados não. Tentei no Instituto Butantã. Não me levaram a sério. Peguei um avião da ponte aérea (fiquei quatro horas no Aeroporto da Pampulha e mais três no Galeão) e fui até o Bio-Manguinhos – Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos no Rio de Janeiro e nada. No Brasil acho que não ia encontrar nenhum, mas tentei a FUNED – Fundação Ezequiel Dias em Minas Gerais. Riram na minha cara e me chamaram de louco. Claro, podem achar que sim, pois nunca foram escoteiros. Só tinha uma saída, pegar um avião da Pan American e ir aos Estados Unidos. Desculpe, sei que a Pan pediu falência a muitos e muitos anos e olhem que diziam que os ônibus espaciais teriam seu logotipo no futuro, mas ela pelo menos tratavam com fidalguia os escoteiros. Por isto viajei por ela. Seus diretores todos foram agraciados com a Eagle Scout e quando me viram de uniforme fui tratado como se fosse Baden Powell em pessoa. Minha nossa!

                  Bem lá chegando procurei a BSA. Um prédio enorme. Um Executivo Escoteiro me recebeu com honras de Chefe Estado. Serviu uísque dos bons. Gosto de coisas boas e aquele Jack Daniels graças a Deus não era do Paraguay. Adorei. Ele disse que se impressionou com meu uniforme caqui de calça curta e meu chapelão de três bicos. Não disse para ele que agora temos um novo, vários tipos. Podemos escolher. Ele achou que eu era o Escoteiro Chefe do Brasil! Risos. Eu? Só ele para achar isto. Preferi comentar que aqui no Brasil não tem Escoteiro Chefe, só presidentes e diretores. São muitos! E adoram seus cargos. Mas olhe apesar dos seus mais de dois milhões de escoteiros fiquei um pouco decepcionados com eles. O tal Executivo só falava nos mais de 5.000 profissionais que tinham no plano de metas para os quatro milhões, em dobrar a receita atual (não me disse quanto) e fazer o maior Jamboree de todos os tempos. Totalmente de graça! Incríveis estes americanos. Neste eu acho que vou.

Afinal entrei no assunto que me levou até lá. Me ouviu atentamente. Não riu e não chorou. Esta é a vantagem dos gringos. “Business-Business” Amigos, amigos, negócios a parte. Ainda bem. – Olhe eu disse, procuro uma vacina que contenha em sua fórmula o seguinte:

- Crescimento em qualidade e quantidade urgente para o Brasil para chegarmos aos quinhentos mil escoteiros. Necas de setenta ou oitenta mil que está abaixo de muitos países sul americanos bem menores que o nosso país.
- Mudança geral na maneira de pensar de todos os dirigentes; Que eles procurem ouvir mais e decidir menos. Que eles façam pesquisas amplas antes de qualquer mudança.
-  Que todos procurem saber que são meros colaboradores, que esta procura de pertencer à casta de dirigentes seja feita de maneira amiga, gentil e fraterna.
- Mudanças completas nos estatutos visando uma participação efetiva de todos os grupos no destino de nosso movimento.
-  Abraços e saudações entre todos os adultos que atuam no escotismo deste o chefão ao lobinho sem aquela pose de Chefão ou de "Velho" Lobo. Afinal não somos todos irmãos?

                Ele me olhou enviesado e riu. Scout ele disse. Já passamos por isto hoje não. Não posso ajudar. – Voltei para casa triste. Fazer o que? Afinal somos dependentes e aprendemos a aceitar tudo sem reclamar. O jeito é ficar sonhando. Afinal sonhar é de graça! Mas quem sabe um dia aparece esta vacina? Sei não. Vai ser uma guerra se aparecer para os “homes” lá de cima aceitarem. Sei que não. Vamos torcer ou então aceitar o que está aí. Disse para um amigo que em breve tudo que BP nos deixou ficará na história e quem sabe num museu escoteiro. Eles os donos do poder sabem que a rotatividade é grande e é bom que apareçam mais e mais novatos. Eles nunca irão reclamar! E tome mudanças!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário