Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Sugestões de um "Velho" Escoteiro




Conversa ao pé do fogo.
Sugestões de um "Velho" Escoteiro

A Patrulha de Serviço
Devemos se possível (caso não tenham) criar a Patrulha de serviço no grupo Escoteiro. Anualmente o Conselho de Chefes e cada sessão em particular determina a patrulha de serviço do dia. A responsabilidade deve ser repartida com todos. Afinal a sede Escoteira e as atividades ali programadas tem o objetivo da formação do jovem e este deve também ser responsável pelo andamento, limpeza apresentação.
Compete à patrulha de serviço, limpar a sede durante a semana (será vistoriada e vale para a inspeção diária), preparar as bandeiras, arriar e hastear as mesmas no inicio e fim de reunião. Quando da Alcatéia pode ser feito pelos primos e segundos assessorados por um assistente do ramo. Em qualquer caso, uma comissão formada pelo Diretor Técnico, chefes de sessão e um pai, sempre deverão dar suas opiniões sobre o serviço realizado e até pode ser que atingindo uma determinada nota, recebam o parabém especial que pode ser uma bandeirola ou um premio qualquer. Alguns grupos tem uma mística própria da passagem do serviço para a outra patrulha ou matilha. Cada um deve ver o que pode ou não ser feito.

Reuniões de Patrulha ou Conselho de Patrulha.
Varias tropas tem sua maneira de fazerem suas reuniões de patrulhas. Sei que muitos chefes a fazem sempre durante as reuniões. Que estas possam ter suas discussões durante o andamento da reunião não tenho nenhuma duvida. Mas devem ser curtas, sempre com uma finalidade de se preparar para um jogo, para uma técnica escoteira ou algumas bases que irão fazer parte do programa. Mas não é este o sentido da Reunião de Patrulha. Alguns chamam Conselho de Patrulha e até lavram Livros de Ata. Acredito por experiência própria que esta reunião ou conselho deve ser fora dos dias de reuniões. Claro a sede pode ser um local apropriado e para isto o Chefe irá dar uma cópia da chave ao Monitor que a passará para outra patrulha, pois não é válido as patrulhas fazerem suas reuniões no mesmo local e no mesmo dia. Algumas patrulhas se revezam fazendo estas reuniões em suas casas. Sempre a família avisada para não atrapalhar. Até que um pequeno lanche é válido, mas almoço ou jantar está fora de questão.

Quando as patrulhas se reúnem sozinhas, sem a presença do Chefe a autonomia faz parte do aprendizado. Neste caso o Monitor não deve ser a figura central, sempre falando, ensinando e exigindo. Ser bom ouvinte, conversar, fazer amizades sem ser um mandão. Os temas podem ser vários de acordo com o interesse da patrulha. O tempo combinado deve ser padrão. O horário de inicio e termino chamamos de pontualidade escoteira. Claro para os Escoteiros responsáveis que levam a sério o seu tempo e o dos outros. Boas patrulhas sempre fazem suas reuniões semanais. Algumas fazem quinzenais ou mensais eu fico sempre nas semanais. A ordem, a disciplina, o respeito, a cidadania e a ética fazem parte importante da reunião. Lavrar uma ata contando tudo que se passou sempre trás vantagens. Não só para se lembrar do combinado e o aprendido como no futuro ser fonte de lembranças boas dos tempos de patrulha.


Sobre admissão de novos (noviços)
É de responsabilidade do Chefe do Grupo, ou de alguém indicado por ele. É necessária uma norma, visando valorizar a admissão, a Tropa e o Grupo Escoteiro. Muitos grupos já possuem uma planificação e nossa sugestão é só para aqueles que ainda não a possuem.
Uma boa admissão, feita corretamente traz dividendos excelentes. É a hora de fazer com que os pais sintam suas responsabilidades e participem da vida do grupo. Costumo dizer que tudo que é fácil não se dá valor. Exigir dos pais quem sabe um cursinho informativo, onde teriam melhores condições de saber o que é o Movimento Escoteiro. Dificilmente a inscrição é aceita no mesmo dia e nem o jovem é conduzido à patrulha, matilha sem antes cumprir etapas já formalizadas. Pensar em facilidades é prejudicar o futuro onde os pais irão achar que não são imprescindíveis e mais cedo ou mais tarde deixarem tudo sobre a responsabilidade dos chefes. No primeiro dia, os pais devem estar presentes. Ambos. Se não podem, verificar outra data onde poderão participar. O Chefe do Grupo explica as normas, o que se pretende dos pais, do jovem, o que o escotismo tem a oferecer, sua organização, as atividades ao ar livre, as viagens, as responsabilidades e finalmente os pais preenchem na hora a ficha de inscrição, com assinatura de ambos.

Eles se comprometem a participar das reuniões de pais feitas pelas seções, ficam sabendo de suas responsabilidades como conselheiros do grupo, da reunião anual ou extraordinária do Conselho (assembleia) do Grupo, da indicação de prováveis conselheiros regionais, dos acampamentos, das excursões, da colaboração que o grupo fará na formação do jovem junto a sociedade, a igreja e na educação extraescolar. Importantes que saibam que o chefe também tem família trabalham e estão ali para ajudar.
Feito todo o roteiro e dependendo de vagas nas sessões os jovens serão apresentados com certo formalismo. Sempre sós. Nada de ter mais de um ou dois pais neste dia. O Diretor Técnico é quem apresenta o jovem e seus pais ao grupo. Após o Chefe da sessão onde ele ficará, o apresenta a todos de sua tropa ou Alcatéia. Isto sempre é feito após o cerimonial e deve ser rápido para não atrapalhar a programação já feita. Quando do termino, uma palma Escoteira, o grito da Patrulha onde o jovem vai participar. Na Alcatéia quando da realização do Grande Uivo o Akelá irá apresentar o noviço a todos, claro ele só ira assistir, pois ainda não está pronto para participar do Grande Uivo.
Feito assim, valorizando os pais os dividendos serão enormes. Não esquecer que o contato com os pais não deve ser só no primeiro dia. Mensalmente um telefonema, um e-mail é importante para manter o vinculo até que ele possa ser aproveitado em alguma atividade ou responsabilidade maior no grupo Escoteiro. Conheço grupos que fazem atividades sociais em casa de um ou outro pai uma vez por quinzena, após as reuniões de sábado (lá pelas oito nove da noite). Os comes e bebes são divididos. Sem caráter de obrigação, mas dão ótimos resultados. “QUEM ENTRA NO GRUPO ESCOTEIRO SÃO OS PAIS. OS JOVENS FAZEM PARTE DA FAMILIA”.

Por hoje é só. Até outra vez com outras dicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário