Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

domingo, 9 de fevereiro de 2014

O Jornal do Grupo. 09 de fevereiro de 2014 – n.1


O Jornal do Grupo.
09 de fevereiro de 2014 – n.1

Pequenas noticias que aparecem no cotidiano escoteiro e que iremos publicar aqui semanalmente no Grupo Escotismo e suas Histórias. Se tiverem outras notícias e quiseram publicar, enviem para meu e-mail. Elioso@terra.com.br.

A LONA – A Região de São Paulo aceitou convite da FIFA para a retirada da lona do estádio após o termino das solenidades de abertura da Copa. Devido ainda ao baixo índice de adesão da nova vestimenta, determinou-se que todos portarão o uniforme Caqui. (Sempre lembrado e nunca valorizado pelos dirigentes) A Região vai ainda determinar como serão escolhidos os 250 participantes. Em principio serão jovens. Comentou-se que após a retirada da lona serão servidos lanches e sucos. Nada foi dito se eles terão direito a assistir ao jogo de abertura.

JAMBORE – Já existe uma euforia por parte dos jovens para participar do Jamboree em Natal Rio Grande do Norte em janeiro de 2015. Este estado teve um dos maiores índices de crescimento do efetivo Escoteiro no Brasil nos últimos três anos, superando estados do sul e sudeste. Muitos jovens reclamam dos altos custos para participar e outros penam para ver se podem fazer alguma poupança até lá. Pois é, e dizem por aí que no escotismo brasileiro a participação de pobres ricos não tem diferença. “Engana-me que eu gosto”!

PESQUISA – O Grupo Boy Scout do Facebook iniciou uma pesquisa para saber o que pensam seus amigos do novo traje que tem dado o que falar. Em poucos dias 76 participantes disseram ser contra, 24 a favor e 7 contra. Será que isto não vai de encontro o que disse nossos dirigentes que existem enorme aceitação da nova vestimenta?

CALOR – Neste verão uma onda de calor tem sido uma norma nos estados do sul e sudeste. Soube que as reuniões de sessões para aqueles que não possuem sombra em suas sedes tiveram os programas alterados. Enormes mangueiras foram superpostas em partes altas e a meninada se diverte como se estivesse chovendo. Ver para crer! (Vou procurar um grupo próximo para participar desta chuvarada. Rarará!)

UM SALTO PARA O SUCESSO – O Grupo Escotismo e suas Histórias tem crescido a olhos vistos. Em pouco tempo já está chegado proximo aos 13.000 participantes. O grupo fez uma pesquisa onde a maioria diz estar participando pelas publicações escoteiras e fotos. Seus administradores tem dado tudo para que o grupo seja a cara do escotismo não só no Brasil com no exterior. Todas as publicações escoteiras dos seus membros são publicadas vedadas apenas aquelas que não falam de escotismo.

PESQUISA 2 – O Grupo Escotismo e suas Histórias faz uma pesquisa do tempo de movimento Escoteiro de cada um dos participantes. Resultado até o momento:
De um a cinco anos –  80 participantes
De seis a dez anos -    45 participantes
De onze a vinte anos – 39 participantes
Acima de vinte anos –  39 participantes.
Os mais novos são maioria. E dizem que nossa evasão de membros Escoteiros é pequena.

MANIFESTAÇÃO DE PROTESTO – Uma jovem guia está a assustar os lideres Escoteiros do brasil. Acreditando que os preços da nova vestimenta estão além das possibilidades de muitos jovens em todo território nacional, ela acredita que a falta de transparência e consultas as bases deixaram a desejar quando da implantação do mesmo. Outros itens foram incluídos e ela está sendo monitorada e procurada para que desista da sua ideia. Como é o primeiro caso como se diz – Contra os métodos da classe dominante – A uma discussão de norte ao sul do país. Muitos já marcaram passagens para estarem presentes outros acreditam que se virar baderna pode prejudicar muito o movimento Escoteiro. A jovem em questão tem argumentos sólidos e com isto atrai simpatias. De vez em quando me pergunto se a tal frase de “ouvir sempre os jovens” não é conversa para “boi dormir”.


Aguardem o número 2. O Jornal do Grupo está aberto a todos seus membros. Querem alguma publicação. Fiquem a vontade. É só enviar os dados para elioso@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário