Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

domingo, 23 de março de 2014

Sou ateu e não acredito em Deus.


Conversa ao pé do fogo.
Sou ateu e não acredito em Deus.

Eu sou ateu. Não acredito em deuses, força maior, ''espiritualidade'', consciência cósmica e nenhum outro conceito da espécie. 
Porém estou para (talvez) renovar minha promessa, e como não estou na Inglaterra (que fez uma promessa específica para ateus), não sei se poderei fazer minha promessa de qualquer forma alternativa.
Não aceito prometer por ninguém que não seja por mim mesmo. 
E se houver qualquer impossibilidade ou dificuldade a mais para renovar minha promessa, isso é descriminação, algo bem inadequado para um movimento que se propõe como inclusivo.
Enfim, gostaria de pedir a opinião, e talvez ajuda de vocês a respeito disso.
Muito obrigado!

             Ele alega ser ateu. Novo ainda e não acredita em Deus. Diz que quer fazer a promessa, mas prometer a Deus e Minha Pátria? Ele não promete nada a ninguém só para ele próprio. Tão novo e é ateu. Mas como ele irá conseguir ser Escoteiro? Será que vai acreditar que as estrelas surgiram do nada? Quando o vento soprar em seu rosto ele vai dizer que é a terra quem produz? Se ele é ateu não acreditará que a natureza é divina. Que os pássaros surgiram das nuvens, que os primeiros peixes foram gerados na cachoeira do sonho. Ele tão novo e já é ateu. Não acredita mesmo, não acredita em um ser divino em Deuses que criaram no Olimpo, em forças da natureza. Isto mesmo tão novo e já é ateu, e quer fazer a promessa, ser Escoteiro, mas não vai prometer a um Deus que não acredita. A uma pátria que desconhece.

             Ele quer fazer a promessa e não vai jurar nada a ninguém, que de lá prometer. Para ele só haverá nove artigos da lei. O décimo que diz ser limpo de corpo e alma ele não vai obedecer. Que triste vai ser. Não vai cantar a Canção da Despedida. Ela fala no Senhor supremo. Nunca irá cantar a canção da promessa, ela é toda dedicada a Deus. Quando a tropa for fazer a oração como vai ser? Ele dá dois passos atrás e vira de costas? Ele afirma que é ateu. Como explicar a ele que as belas coisas do mundo não surgiram do nada? Ele nunca irá ouvir a voz do vento, o nascer vermelho do sol. Quando levantar da barraca não vai agradecer a ninguém. Afinal ele é ateu e quer fazer a promessa... Sem prometer nada a ninguém só a ele mesmo. Ele conhece o mundo. Sabe que em países que dizem mais civilizados já não prometem a Deus. Cada um faz a promessa que quer. Moderno então é ser ateu?

                 Como será prometer se não acredita em Deus e a Pátria? Prometo que vou ser bom para comigo, prometo pela minha honra... Mas o ateu sabe o que é honra? Claro que sim. Ele tão novo com o coração embrutecido e não acredita em Deus. Quando estiver no alto da montanha e ver as nuvens tão perto, os picos distantes, as águias e gaviões esvoaçantes, será que ele vai sorrir? Quando a sede chegar, e um filete de água cristalina jorrando numa mina será que ele vai agradecer a Deus? Não, não vai, ele é ateu. Como vai ser difícil para ele conviver com todos. Nas horas das refeições, alguns ajoelham outros que fazem o sinal da cruz, outros que diz obrigado Senhor por esta hora sagrada! Deve ser um martírio ouvir isto para quem é ateu. E quando estiver em perigo? Nunca poderá dizer – Ajude-me meu Deus! O que ele dirá? Quando alguém de sua família estiver nas portas da morte será que ele vai rezar? Acho que não ele é ateu!

                 O tempo vai passar, ele não vai sorrir para Deus. Ele continua não acreditando, claro ele é ateu. Já deixou recado nos cosmos insistindo que é ateu e quer fazer a promessa. Que promessa? Não vai fazer o melhor possivel para cumprir o dever para com Deus e a pátria, nunca vai dizer que vai fazer o melhor possivel para cumprir a lei escoteira. Ele não pode prometer. E se o grito da patrulha for: Unidos venceremos, a Deus agradecemos. Como ele dirá? Ficará calado? Em cada artigo tem um pouco do nosso pai que está no céu. Mas ele espera. Espera que um dia possa ser atendido. Espera que ele mereça que se mude a lei e a promessa. Não importa se outros milhares amam a Deus e a sua pátria. Ele não. Não quer prometer. Ele só promete a si mesmo.


               Talvez se um dia ele for atendido, ele vai sorrir e dizer “Graças a Deus que me atenderam”. Nossa! Ele não vai dizer isto nunca, ele é ateu. Mas ele quer ser Escoteiro. Para ele dogmas e crenças do passado não justificam que ele seja obrigado a dizer o que não quer. Ele quer ter o direito de prometer sem se comprometer. Nunca vai fazer a oração junto aos companheiros. Nunca vai dizer amém, nunca vai entender que Deus é onipotente e está presente na natureza, coisa que ele não vai acreditar. Isso mesmo. Ele é ateu. Não acredita em Deus. Tão novo e já firme com sua ideologia. Se aceito vai enfrentar uma difícil jornada. São anos e anos que existem caminhos a seguir e agora ele quer colocar um caminho a evitar. Claro, ele não acredita em Deus. Ele nunca vai ler Voltaire, que dizia – A falsa ciência cria os ateus, a verdadeira, faz o homem prostrar-se diante da divindade. E nem vai sorrir com Jô Soares que dizia - No Brasil, quando o feriado é religioso, até ateu comemora. Melhor voltar a Voltaire - Um pouco de filosofia inclina o homem ao ateísmo.
Profunda filosofia faz retornar o homem à religião. No entanto não esqueçamos do livro arbítrio. Cada um escolhe seu caminho. E ele assim como todos tem este direito.

2 comentários:

  1. Ser ateu é ter um conceito próprio e não podemos condenar todos por citação de um ateus especifico. Sou ateia e o escotismo me abriu portas para novas aventuras, mas nos momentos de orações o que predomina é o respeito e é isso que eu faço e espero dos meus companheiros.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não consigo entender pq as pessoas exigem que o universo e tudo que nele há tenha sido criado por um Deus, pq sempre alegam que todo Efeito tem uma Causa, mas acreditam em uma divindade que sempre existiu e nem teve criador.

    Ora, por este raciocínio (todo efeito tem uma causa) "Deus" é um EFEITO, portanto, como tudo que existe, deve também ter uma CAUSA. Abrir exceção à DEUS para esta "regra" é desonestidade intelectual.

    E quanto ao rapaz ser "muito novo", com qual idade alguém pode começar a discernir e observar que não existe nenhuma prova da existência de Deu, exceto livros borolentos, escritos há centenas de anos, com histórias tão fantásticas como qualquer conto de fadas?

    ResponderExcluir