Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O que você sabe sobre os Estatutos da UEB?


Aos amigos e amigas da minha página e dos meus grupos do Facebook e dos meus Blogs.
O que você sabe sobre os Estatutos da UEB?

Estatutos. -  O dicionário informal nos diz que um Estatuto é um conjunto de normas jurídicas acordadas pelos sócios fundadores que regulamenta o funcionamento de uma pessoa jurídica, quer seja uma sociedade, uma associação ou uma fundação. Em geral é comum a todo o tipo de órgão colegiado, incluindo entidade sem personalidade jurídica. Porque tudo isto? Porque este ano a UEB pretende fazer alterações nos estatutos atuais. Parece-me que o tema foi levantado desde 2013. O Congresso Nacional através dos seus representantes e eleitos irão decidir quais as modificações devem ser feitas. Eu pergunto a você: - Você estava ao par sabia disto? Você já estudou bem os estatutos atuais da UEB? Ou você é daqueles que não se preocupa com isto, visa mais seu trabalho com os jovens?

O conselho de chefes do seu grupo se manifestou sobre o tema? Seu distrito fez realizar alguma reunião visando ouvir opiniões para levá-las a quem de direito no Congresso Nacional? Sua Região Escoteira expediu circular informando e pedindo sugestões? Se não fique sabendo que hoje dificilmente temos democracia aberta na UEB. Isto porque os estatutos atuais são pertinentes com os atos que nossos dirigentes nos colocam. Será que não devemos participar mais ativamente da nossa associação conhecendo e sugerindo para sabermos se seremos democráticos ou não? Veja você, hoje não existe transparência nos atos da UEB. Não existem consultas, não existem pesquisas quando querem alterar ou modificar qualquer coisa que acharem válido o fazem a bel prazer. E você? Concorda com isto? Se sim desculpe. Sei que dirá que o escotismo é lindo, que tem ele no coração, que seu trabalho com os jovens tem mais valor e até certo ponto lhe dou razão.


Mas veja, precisamos alavancar o escotismo brasileiro para que uma maior gama de jovens possa usufruir do escotismo. Assim afirmo que você também é responsável por tudo que acontece. Abrir um grupo, conseguir uma diretoria e alguns jovens não é difícil. Tudo se complica com o tempo. Pais que prometem e não cumprem, comunidade que não dá muita importância ao escotismo. Distrito ou Região que em vez de facilitar prejudicam. Lideres políticos e empresariais que por não conhecerem o movimento não colaboram. E isto é culpa de quem? Existe uma roda com engrenagens e dela participamos todos nós. Abra os olhos e ouvidos, arregace as mangas e pense no que você pode fazer. A pergunta final fica: O que você recebeu dos seus dirigentes para sugerir e ou colaborar sobre as prováveis modificações dos Estatutos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário