Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quinta-feira, 19 de março de 2015

Crônicas de um Velho Aposentado. Que país é esse?



Crônicas de um Velho Aposentado.
Que país é esse?

Que País é Esse?
Legião Urbana – Compositor Renato Russo.

Nas favelas, no senado, sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação.
Que país é esse? Que país é esse?
No Amazonas, no Araguaia, na Baixada fluminense
No Mato grosso, Minas Gerais e no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso, mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis ao descanso do patrão
Que país é esse?
Terceiro Mundo se for, piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas dos nossos índios num leilão.
Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse?

Primeiro ato: - Ministro da corte, famoso pelas viagens com a sogra à França em jato pago pelo seu estado, pagou por uma simples apresentação seiscentas mil pilas a uma cantora famosa na inauguração de um hospital que até hoje não funciona. Agora é um Chefe educador ou era. Vai transformar ou iria transformar a Pátria Educadora em nosso país do futuro (deles é claro). Chama de achacadores (Enganados – ultrajados) uma turba eleita pelo povo. Estes se sentem ultrajados (?) e convidam para o dito cujo se explicar em sessão plenária. Ele foi, falou o que devia ou não devia? Confirmou que muitos ali achacam Dona Presidenta. A turba caiu de pau, se sentiu ofendida, pode? O Presidente da turba o mandou embora. Suma seu porcalhão! Aqui não! Sou o galo do pedaço! Já prometi um balaço no Janot! Ele foi sorrindo, chegou no palácio e meteram o pé na bunda dele. Suma! Tá desempregado! Aí eu pergunto – Que país é esse?

Segundo ato – Mil promessas, mil mentiras, o país seria muito mais que Xangrilá o pais da felicidade no seu segundo mandato. Eleita colocou as garras de fora. Seu compincha da fazenda foi fazer criar boi no raio que o parta. Colocou um novo na fazenda de criação de gado. Corta aqui, corta ali, a luz sobe, a água falta, a inflação sobe, a mulher diz: - Marido a feira está mais prá lá do que prá cá! Dizem que nossa caderneta nacional de poupança brasileira acabou e a chinesada tomou conta. Não tem mais farra para Salario Família, Minha Casa minha vida (eu até hoje nem chamado fui) e por aí vai. E viva o FMI do FHC. O Povo se revolta, quase dois milhões  as ruas para existir um  Impeachment contra a mandatária do país. Um instituto famoso diz que seu prestigio não passa de dez por cento. Está caindo mais que dente podre na boca do pobre. A corte berra, reuniões se fazem acontecer. Agora todos os dias lá está ela na TV propagandeando seus feitos. Eu mato a saúva e salvo o Brasil! Ela diz. E eu pergunto: - Que país é esse?


Terceiro ato – Um Presidente que não gostava de estudar, disse que o Brasil seria outro depois dele. Alardeava que o petróleo é nosso (nunca ganhei uma gota, só paguei, portanto não era meu). Que um tal de pré-sal iria mudar o Brasil. Escola de graça, hospital de graça, remédios de graça, que a saúde iria ser bombástica. Putz. Dois anos esperando uma operação de catarata. Ligo para o hospital e pergunto: - Oi chegou a minha vez? Aguarde seu merda, tem milhares na sua frente. O Presidente atente ao compadrio que fez para governar. Coloca em postos chaves homens de confiança. Deles é claro. A roubança antes calada nas esquinas do mensalão, agora petrolão foi descoberta. Milhões e milhões de dólares ou melhor euros na Suíça, na França, no raio que o parta. Um juiz fodérrimo está levando toda à cambada para o xilindró. Um alto dono de empreiteira reclama que tinha mordomo para limpar seu traseiro e agora tem de agachar para dar sua borrada diariamente e sem papel. Limpa com o dedo moço! Está explicado que País é esse!

Quarto ato – Publique-se! Novo código civil. Agora o país vai mudar. Novas normas, novos atos; - Roubou? Danou-se. Matou? Xilindró – E a dona do Brasil diz que vai acabar com a corrupção. E eu dou risadas pensando se acredito. Quem será o novo homem que o poderoso PMDB vai indicar para a Pátria Educadora? E ainda falta a Vale, as elétricas, a Roubobrás e tantas que fazem a festa dos cupinchas – E aí eu pergunto: - Que país é esse?


Quinto ato – Vem aí o Congresso Nacional ou melhor Assembleia nacional Escoteira. Micharia. Coisa de quinhentos e poucos mangos para ficar lá. Dizem que lá não tem achacadores e nem corrupção (?). Se for você não vai ver eleições dos mesmos de sempre, conversas nas salas escuras para aprovar o que cada presidente regional quer, gente andando aqui e ali, abraçando, sonhando em ter um carguinho lá. E os de sempre batendo ponto na diretoria dos mandatários. E aí eu pergunto: Que país é esse? Ou melhor, que escotismo é esse?   

Nenhum comentário:

Postar um comentário