Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Dizer SAPS é bonito prá xuxu!


Hora de dormir, amanhã é outro dia.
Dizer SAPS é bonito prá xuxu!

                      Quantos artigos eu já fiz sobre este tema? Vários. Não desisto. Um amigo me disse que é isto que os “os novos çabios” do escotismo sabem fazer. Mostrar o tradicional eles nem pensam. Mas inventar os Pafúncios da vida sabem, e como sabem. Não é que não goste do tal de SAPS Afinal eu sei que sempre disse que SAPS É SAPS nada alem de SAPS. Sabe o que me lembra? Um monte de sapos na lagoa. Risos. Mas vamos lá, vamos ver o tal de SAPS que todos adoram:

                     Até 1968 ou 69 dizíamos Sempre Alerta. Um belo dia um artista Escoteiro da liderança nacional criou o Servir para o pioneiro. Ótimo. Os pioneiros merecem. Mas esqueceram do Senior. Eles continuaram como o Sempre Alerta. Bem juntaram o Sempre Alerta como o Servir e isto serviu para todo mundo. Bem, não sei por quê. Talvez para nos lembrar de que vivemos para servir. (dizem que foi a UEB querendo mostrar que devemos servir a ela, quem inventou isto. Sempre ela! Risos). Então todos diziam, "Sempre alerta para Servir!", e depois e depois, cansava muito dizer isso tudo, a língua doía, tinha uns que suavam em bicas, outros engasgavam ao falar e dava um trabalhão danado para escrever. A gente entortava a boca e surgiu o estupendo, o maravilhoso o fantástico SAPS! Bacana! Abreviaram. Assim começaram a escrever a torto e a direito o tal de SAPS. Era SAPS daqui, SAPS dali, SAPS para todo lado. Uma SAPAIADA sem tamanho. No Brasil todos gostam de abreviaturas. São milhares. O governo então? A UEB como sempre é claro imitou. 

                   E não é que pegou? Todos gostaram. SAPS! Mais rápido. Risos. – Oi Chefe! SAPS para o Senhor! Ele ou ela chega à sede e grita: SAPS para todo mundo! Lobinhos via o Chefe na rua e gritava: - SAPS Chefe! Ninguém entendia nada, poucos sabiam o que a sigla significava. Me lembro de um programa na rede Globo. O Chefe chegou e disse para o entrevistador: SAPS! O cara ficou baratinado. Que diabos é isto? Pensou. Mas deixe prá lá. Agora me responda como se eu fosse um menino de seis anos: Quando você diz ou lê SAPS, sua mente traduz rapidamente para Sempre Alerta para Servir? Ou o tal de SAPS continua a ser SAPS? Mas vamos analisar melhor o SAPS. Será que se esqueceram dos lobos? Melhor Possível? Coitadinho dos pequenos. Para ser leal com eles deveria ser MPSAPS! Que papo danado de chato eim? Se quiserem podem me contradizer. Não ficarei chateado. Não gosto de dizer SAPS. Prefiro o meu bom gostoso e supimpa tradicional Sempre Alerta! Adoro ele de montão. Ele é assim em todo o mundo com algumas variações.

                      Vocês nunca irão encontrar países com escotismo com saudações abreviadas. Tentem escrever para um inglês, francês, espanhol, russo, ou seja, lá que país for e coloque em baixo – SAPS! Ele vai ficar pensando o que seria isto. Alguém irá dizer para ele: - São coisas de brasileiros! Mas se fosse Sempre Alerta todos saberiam. Claro que os alemães responderiam: - Alizeit bereit, o espanhol diria Siempre Listo, o filipino Laging Handâ, o finlandês Ole valms, o francês Sois Prêt ou Toujours Prêt, o Holandês Weest Paraat, o inglês Be Prepared o Italiano Sii Preparato. Ufa! Melhor parar por aqui. Será que alguns deles têm abreviaturas?

                     Outro dia fiquei pensando, que tal uma volta em uma máquina do tempo, lá no Jamboree que BP estava presente você chega e diz em português: Salve Lord Baden-Powell. SAPS! E ele? Ia sorrir é claro, pois aprendeu a ser um gentleman e mesmo não entendendo nada nada dirá. Se alguém traduzir ele ficará encucado com o tal de SAPS! Primeiro vai analisar pelo idioma Zulu, ou espanhol, ou francês, ou italiano. Depois vai ver que não estava entendendo nada. Esqueça isto e vamos lá, Lobo diz Melhor Possivel, Escoteiro Sempre Alerta, Pioneiro Servir. Chefe? Bem sempre aprendi que o Chefe diz o mesmo da sua sessão. Claro fora dela diz Sempre Alerta e mais nada. Prestem atenção, quantos aqui no Facebook, quantos na rua, na sede em qualquer lugar não estão dizendo SAPS? Cacilda, já mudaram tanto, desdenharam de antigos programas, criaram um novo uniforme e querem jogar goela abaixo o tal de SAPS?

                     Bem cada um diz o que quer. Eu não. Sou um tradicionalista nato. Se fosse um chefe Escoteiro iria ensinar minha sessão a dizer sempre alerta, ou melhor, possivel ou servir. Isto para eles significaria muito. - Estarmos Sempre Alerta para o que der e vier. Akelá! Farei o melhor possível! Mestre Pioneiro, Servir! Bem isto sempre fiz, mas agora as mudanças são tantas, são tantos “çabios” no escotismo que fico pensando onde vamos parar. SAPS? Meu Deus! O Sempre Alerta pode estar aí, mas SAPS é SAPS. Quando o pronunciamos nem lembramos mais do Sempre Alerta. Risos. "Velho" chato de galocha não tem outra coisa para se preocupar? Não tenho não. Sou um desocupado aposentado meu amigo. Defendo com o que posso as tradições Escoteiras. Quanto a ser um Chato de Galocha sou mesmo com muito orgulho. Risos.


Chega por hoje, boa noite meus amigos, durmam esplendidamente bem. São meus desejos sinceros e não deixo de colocar aqui o meu gostoso Sempre Alerta e abaixo o SAPS! Risos. Boa noite!

10 comentários:

  1. Gostei muito!!! Kkk SAPS��, quero dizer, sempre alerta!!

    ResponderExcluir
  2. Estou com o senhor! Também prefiro o sempre alerta, o melhor possível e o servir...

    ResponderExcluir
  3. Acabo de vir ao Google para identificar esse tal SAPS que um outro Escotista colocou no grupo!!! Kkkkkk Realmente desnecessário o uso da sigla!!
    Obrigada!
    Melhor possível sempre aletar para servir!!!

    ResponderExcluir
  4. Entrei para o escotismo em 1966. Nunca tivemos aqui em Cuiabá essa invenção de SAPS. Acho sem nenhum propósito para a causa escoteira.

    ResponderExcluir
  5. Eu nem sabia que essa palavra existia kkkkk.porem vim em uma coverssa no grupo de saúde chefes da alcateia dome meu grupo novo ,falando pra outro e outros novatos perdidos querendo saber o que seria .aí vim pesquisar e aprendi o que significava neste blogue.obrigada pela divertida explicação. E SEMPRE ALERTA # Para Servi,kkkkkkk.

    ResponderExcluir
  6. Eu quis dizer que vi em uma conversa no grupo da WhatsApp de chefes, aí fiquei curiosa pra saber o significado.

    ResponderExcluir
  7. Valeu! Eu escoteiro velho mas novo, não sabia! Fui pesquisar por não querer perguntar e encontrei você! Gratidão! Sempre Alerta⚜️

    ResponderExcluir
  8. Grato pela explicação!!!

    ResponderExcluir