Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

terça-feira, 27 de junho de 2017

Rastros do fundador. O Movimento Escoteiro. Lord Baden-Powell of Gilwell.


Rastros do fundador.
O Movimento Escoteiro.
Lord Baden-Powell of Gilwell.

O Movimento é uma alegre fraternidade.

No que respeita à direção do nosso Movimento há apenas dois aspectos a considerar. Um é que somos uma instituição dotada de grande elasticidade. Se um Dirigente Escoteiro não gosta das finalidades do nosso Movimento, tem inteira liberdade de sair e de dedicar-se a outra coisa qualquer. O outro aspecto é que há entre nós um espírito de fraternidade, um espírito de jogar o jogo, com cada qual jogando no seu próprio lugar. Mesmo que quisesse eu não conseguiria exaltar este espírito em excesso, pois ele é a essência do sucesso num Movimento como o nosso.

Não gosto de dar ordens: não é esse o nosso estilo, nos Escoteiros. É o sentido do dever vindo de dentro de nós que nos guia, e não deve ser imposto do exterior.
Que se dane o Regulamento! Chamem-lhe uma experiência!

Incumbidos do dever de ensinar a abnegação e a disciplina, pela prática das duas os Chefes-Escoteiros têm necessariamente de estar acima de sentimentos mesquinhos, e precisam de ser homens de vistas suficientemente largas para submeterem as suas próprias opiniões à orientação superior do todo.

Não estou ansioso por um êxito moderado (do Movimento), pois tenho a certeza de que há de chegar, mas quero ver é um grande êxito, para que com o tempo todos os rapazes deste país venham a fazer parte dele e a ser formados na cidadania. O Movimento Escoteiro é um movimento de crescimento espontâneo, e não uma organização planejada. Surgiu dos desejos naturais dos jovens, e não lhes foi imposto sob a forma de um compêndio de instrução.

Somos um Movimento, não uma organização. Trabalhamos por meio do «amor e da legislação". Irmãos somos para os nossos rapazes, e irmãos uns para os outros devemos ser se quisermos fazer algum bem. O que nós precisamos (no Movimento Escoteiro) não é apenas de um simples espírito de tolerância benevolente, mas de interesse atento e de prontidão para nos ajudarmos mutuamente.

As sugestões executam-se com tanto melhor boa vontade quanto melhor compreende o seu objetivo aquele que as executa.

O nosso objetivo é descentralizar a administração tanto quanto possível, a fim de evitar a burocracia e atribuir o máximo de autonomia democrática às autoridades locais. Somos mais uma Fraternidade do que uma organização, fraternidade mais movida pelo espírito e por uma lei não escrita do que por normas e regulamentos impressos.


“Primeiro tive uma ideia. Depois vi um ideal. Agora temos um Movimento, e se alguns de vós não tiverdes cuidado acabaremos por ser uma simples organização”.

nota: - Um artigo que B.P descreve com maestria o Movimento Escoteiro conforme ele pensou e planejou. Vale a pena ler e entender o que ele pensava que deveríamos ser. – “Não gosto de dar ordens: não é esse o nosso estilo, nos Escoteiros. É o sentido do dever vindo de dentro de nós que nos guia, e não deve ser imposto do exterior. Que se dane o Regulamento! Chamem-lhe uma experiência”! B.P. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário