Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

terça-feira, 11 de julho de 2017

Filosofando... Os sons da natureza.


Filosofando...
Os sons da natureza.

                 Chefe! A juventude de hoje não tem mais aquele espirito de ver na natureza a vida como ela é. Tento mostrar que tudo que veio antes de nós, mesmo que seja inexplicável tem como padrão a filosofia da natureza. Se vamos para o campo e mostro as flores silvestres eles não dão valor. Um dia subimos até um Pico no Alto da Serra e ficamos lá até o sol se por. Eles Chefe, ficavam conversando, não prestando atenção ao espetáculo e mesmo que eu insistisse para que eles analisassem se tudo que estavam poderia ter algum valor. Disse para eles que a natureza é o que é e não aquilo que queremos que seja. Ela pode ser a areia do mar, os átomos, a visão, o instinto e porque não a vida e a morte?

                 - E ele continuou dizendo: - Chefe eu tentei mostrar que a natureza aparece em todas as épocas do ano, nas estações do tempo, no frio ou no calor. Como admirar o dia e a noite? Como amar a lua e o Sol? Como contar estrelas no céu? Até declamei aquele poema famoso: - “Por entre junco e hera verdejante, correm nascentes de água límpida, Junta-se à sede da minha alma ímpia, esta cascata pura e refrescante. Já são audíveis os sons da cachoeira, num simulacro à magia da natureza Insetos e pássaros voam na certeza que Deus existe e a fé é verdadeira”. E mesmo assim Chefe, eles riram de mim. São bons escoteiros eu sei, mas não tem mais aquela filosofia de amar o infinito de amar o que não veem, de não ter a noção das cores que se mostram na vida que vivemos.

                    Chefe, eu tentei mostrar o maravilhoso som do regato, das cachoeiras cheias de peixes coloridos, pulando acima das águas como querer se mostrar para nós. Tentei mostrar a eles a lagoa com suas águas escuras, escutar um sapinho coaxando, o bater de asas de papagaios soltos e grasnando no ar. Mostrei como podemos ouvir o som das abelhas, dos beija flor que procuram o néctar pra sobreviver. Me arrepiei Chefe quando disse para sentirem o vento soprando em uma campina, as plantações querendo seguir o mesmo rumo formando ondas como se o mar estivesse ali. A natureza é bela Chefe, mas meus jovens escoteiros não tem mais aquela alma aquela beleza de ver a maravilha da natureza tão bela e cheia de amor.

                 - Chefe o que devo fazer para que eles possam sentir e amar a natureza com seus sons, melodias, trinar de pássaros, corujas com seus enormes olhos perscrutando tudo a sua volta. Como ensinar a eles Chefe como se aquecer a noite o dia, ouvir deles uma exclamação de sentimentos com o vermelhão ao nascer e o por do sol? Fiz tudo chefes tentando mostrar como é belo o som da chuva, o cheiro da terra molhada, do riacho manso que corre para o mar. Lembrei a eles dos Sons das ondas, das gaivotas, dos falcões, dos macacos guinchando nos galhos como se estivessem a rir de nós. Sons das estrelas, da lua, do sol. Sons imperdíveis da nevoa da madrugada.

                - Não sabia dar uma resposta. A modernidade nos fizeram esquecer do simbolismo e a beleza da natureza. Não existem mais sonhos como no passado, não existem mais o belo a não ser aquele que se toca e sente. Como ensinar a eles os jovens escoteiros que ainda existe um Deus? Se a natureza é a verdade sabemos que Deus mora ali. Neste exato momento, onde você está agora à natureza está ao seu lado. Ela não é uma tela, uma máquina um programa ou um perfil uma imitação de imagem. Assim como a natureza é nossa maior virtude, ela está na simplicidade e nos olhos de quem realmente pode ver, e quando não exploramos as belezas ao nosso redor, perdemos a capacidade de sentir, de filosofar e nos tornamos estrangeiros em nossa própria terra.


                - Tudo tem um começo um meio e um fim. Se estamos no meio voltemos ao começo. Escoteiro! Você é gente. Mostre que pode sentir o vento, pode cansar a vista olhando o sol, pode ouvir o som da cascata, pode ouvir o trinar dos pássaros. Tente ver a beleza de uma flor. Deixe escoteiro o som da natureza invadir o seu ser. Tente entender a melodia dos pássaros, das arvores, dos ventos. Se assim o fizerdes terás então entendido o que é a natureza para nós. Escoteiros do campo, da serra, das matas, dos rios e das campinas que gostam de sentir a força dos ventos em suas tenras flores e folhas que balançam ao sabor da natureza.

nota: -  - Eu não tenho filosofia; tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário