Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Uma pequena crônica pela manhã. SAPS? Deus me livre!


Uma pequena crônica pela manhã.
SAPS? Deus me livre!

                   Eu me divirto quando publico esta antiga crônica pelas mensagens recebidas. Muitos tentando explicar e outros concordando. Claro que tem lógica escrever SAPS, mas dizer a viva voz? Bem alguns já me disseram que eu devia preocupar com outras coisas e deixar o SAPS de lado. Pode ser que tenham razão. Mas tentem compreender, sou um velho chato de galocha, Criador de casos e contador de Causos! Risos. Como vivi no Tempo das Diligências não me adapto as novas tecnologias facilmente. – Chefe! Grita um. SAPS não é tecnologia, SAPS é uma abreviação de Sempre Alerta para Servir! – Bomba! Eis aí um “çabio” Escoteiro e conhecedor das missangas que na linguagem técnica usamos.

                  Outro Chefe me pergunta por que eu não gosto de dizer SAPS. – Quer saber? Já fui muitas vezes ao meu retiro espiritual no Pico do Jaraguá e subi os trezentos degraus até a torre de TV, me ajoelhei, rezei e cheguei a uma conclusão que ainda não tive uma boa explicação. Deveria ter entrado no Campo Escola do Jaraguá, mas hoje nem sei se o Prefeito vai me deixar entrar. Rarará! – Eu amo o campo escola. Lá passei lindas noites acampadas cursando e me sentindo em plena floresta amazônica. Maneira de dizer é claro. Foi então que resolvi ir até a Avenida Paulista me penitenciar e eis que me defronto com um monte de chefes, placa na mão, bandeiras da UEB ou EB sei lá, a gritar SAPS! “Eita” vida escoteira danada!

                  Deixei meu pensamento voar até Piquitiba, onde é a sede Nacional para ver se eles ainda escrevem por lá o famigerado SAPS! – Não vi nada, eles não escrevem, pois o tal SIGUE soberbo e magname se esqueceu de colocar em seus arquivos o tal SAPS. Voltei correndo para casa e fiz uma leitura dinâmica dos pensamentos e nos livros de B.P. Não achei nada relativo ao famigerado SAPS. Claro que B.P nem sabia o que era isto. Ele no seu sotaque de Lord Inglês no seu bom tom, sempre dizia BE PREPARED. Seria até divertido ele gritar no alto do BIG BEN para a escoteirada inglesa – MY BELOVED SCOUTS, SAPS! – Nada há ver, meu caro Chefe Vado. Nada há ver. SAPS é só no Brasil! Como diz o meu amigo italiano: - Porca lá miséria! Que diabos inventaram?

                Melhor é botar a “cuca” para funcionar e ver em que ano ou década, um grande e famoso “Çabio” criou tão famosa marca que nem sei porque os Uebeanos da Corte não registraram no IMPI. Sei que gostam de registrar tudo como se tivessem carta branca de Baden-Powell. Já registram Escoteiro, Indaba, Jamboree e tantas missangas que não anotei. Eureka! Opalalá! – Explicando: - Eureka é uma famosa exclamação atribuída a Arquimedes, significa efeito à realização e súbita e inesperada solução para um problema. – Foi no final da década de sessenta que um “iluminado” da EB (tem tantos lá) criou a sigla SAPS. Ainda não havia o SIGUE e os valentes do Escritório Nacional escreviam tudo a mão em uma Olivetti ou Remington para a escoteirada do Brasil. Cansado de Escrever Sempre Alerta para Servir, eis que uma luz iluminou o palco da Sede Nacional e um anjo gritou: - Escreva SAPS!               

                  Ele sabia que escrevendo SAPS precisava primeiro de explicar e correu lá no POR colocando no artigo primeiro o que significava SAPS. Ele um autêntico “çabio” dirigente viu que havia muitas siglas escoteiras e porque não fazer um dicionário? Quem sabe o que é DEN e CAN levante a mão! – risos. A maioria não sabe né chefão? Mas olhem, o tal SAPS pegou. Se espalhou por todo o Brasil, tanto que soube que um Comissário Internacional escreveu em inglês para a WOSM (outra sigla de lascar) colocando no final a sigla SAPS. O Wosmoento não sabia o que era e reuniu o Conselho Mundial para discutir e quem sabe colocar nos seus estatutos. Francamente! Se era o que queriam que a sigla SAPS se tornasse uma palavra e fosse reconhecida internacionalmente, eu fiquei “sapseado” só de ficar pensando.

                  Mas danação! A façanha do “çabio” Uebeano foi levada pelo vento aos quatro cantos do Brasil. Era gostoso dizer SAPS. Prá todo lado só se dizia e escrevia SAPS. Era SAPS aqui, SAPS ali uma profusão de SAPS que fiquei mais “sapeado” ainda com tudo isto. A preguiça tomou conta. Em vez de escrever por inteiro era melhor pronunciar SAPS. Soube que muitos ao chegarem à sede gritavam alto: - SAPS escoteirada e lobada! Um lobinho chato prá xuxu reclamou. – Akelá! E o Melhor Possível? Ela pensou, pensou e como se fosse uma “çabia dirigente” de saias colocou lá: - MPSAPS! Pois é... Agora danou-se!

                Ei! Calma aí! Não me julguem um velho desdentado e maniento! Nada disto.  Tudo bem que sou um "Velho" Escoteiro “gagá” e chato de galocha que lembra com carinho o Sempre Alerta, o Melhor Possível, o Servir, sempre dito de maneira elegante, afinada, em posição de sentido, cascos juntos, um sorriso nos lábios e uma voz cantante ao dizer aos meus amigos do movimento que encontrava. Afinal meu Chefe me ensinou que era ponto de honra ser o primeiro a dizer Sempre Alerta, ou Melhor, Possível ou Servir ao chegar à sede Escoteira. Adorava receber cartas da UEB de amigos e dependendo do ramo ele dizia: Sempre Alerta Chefe! Melhor Possível Chefe! Servir Chefe! – Já pensou receber a revistinha Sempre Alerta (bem feita, bonita e quando chegava passava de mãos em mãos) alterada na capa e em vez de Sempre Alerta terem mudado para SAPS?


                   Pensem comigo e se alguém inventa uma máquina do tempo e um “come-quieto” da EB for participar do Primeiro Jamboree na Inglaterra, chegando lá com esta vestimenta chique desbotada, camisa para fora, meinhinha vermelha, chapéu de pano e todo posudo e gritar para o chefão: - My beloved Scouts! SAPS Lord Baden-Powell! O que o nosso fundador diria? – Claro, ele diria o que alguns disseram que o falecido presidente Francês Charles De Gaulle disse: - Este Brasil não é um país sério! – Mas meu amigo, minha querida amiga se você gosta do famigerado SAPS, se você tem preguiça em dizer Sempre Alerta para Servir, se você não se preocupa na saudação gostosa da Lobada – Melhor Possível! – Então, e só então pode dizer o tal SAPS a vontade. E mesmo assim eu um velho baguelo Escoteiro grito bem alto: Abaixo o SAPS!

Nota: - - E se você adora o tal SAPS, veja o que escreveu para mim um Chefe Escoteiro: - Chefe Osvaldo, adorei suas considerações sobre o SAPS. Sempre vi como uma "burocratização" ou um mero "invencionismo" linguístico dado às saudações escoteiras, que cria certo um ar de codificação quase militar. - Às favas com SAPS e Sempre Alerta para Servir fazendo o melhor Possível. Rsrsrs. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário