Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Curiosidades. O lenço Escoteiro.


Curiosidades.
O lenço Escoteiro.

                 Outro dia um vereador em São Paulo quis criar o dia do Ovo! Não foi o dia da galinha foi sim o do ovo. Porque ele quis fazer este decreto não sei. Acho que ele era um emérito Criador de aves e ganhou muito dinheiro como aqueles que passam na sua porta oferecendo ovos de todos os tipos por uma módica quantia. Mas eis que agora temos o dia do Lenço Escoteiro. Não sei quem instituiu este dia. Como já temos o dia do escoteiro, o de Baden-Powell do sênior do lobo e do pioneiro, porque não do lenço? Afinal quem dentro do movimento não ama o seu, não se orgulha dele e sempre diz: - Este é o meu de promessa. Meu orgulho meu amor!
             
                São tantos os dias dedicados a alguém ou mesmo um objeto que me perco em todos eles. Ainda bem que tem grandes pesquisadores para lembrar. Não poderia deixar a data passar em branco. Tive meu primeiro lenço, verde e amarelo quando participei do Grupo Escoteiro São Jorge em Governador Valadares, faz tempo. Eu ia fazer sete anos. 1947 por aí. Não tenho fotos da minha promessa. Mas o tempo passou fui parar no Grupo Escoteiro Walt Disney em Belo Horizonte e passei a usar o lenço Vermelho e Preto. Trabalhando na Usiminas lá pelos idos de 1961 eu e o Carlos organizamos o Grupo Escoteiro Tapajós. Escolhemos as cores vermelho e branco para o lenço.

              Em São Paulo usei por dois anos o lenço do Grupo Escoteiro Paineiras com muitas cores e encerrei minha carreira em grupos no Águia Branca de Osasco. Nunca esqueci meu primeiro lenço. Eramos tão amigos que ele conversa comigo até hoje. Duvidam? Então me procurem às três da manhã quando vou tomar um banho frio e ele está lá falando, falando e não para de falar. São coisas de lenços escoteiros. Mas hoje é outra história. É o dia dele e vamos homenagear.

                          Quem não conhece o Lenço Escoteiro? Hoje seu dia por que não comentar sobre ele? Dizem que ele é mais do que uma simples peça do uniforme. Disso ninguém duvida. O lenço escoteiro é um pedaço de tecido de forma triangular, parte fundamental do uniforme de todas as organizações escoteiras ao redor do mundo. A peça foi adotada pelo fundador do movimento escoteiro Robert Baden-Powell por ter dimensões muito próximas as de ataduras triangulares muito usadas em primeiros socorros. Usado geralmente em cerimônias, o lenço é enrolado, colocado ao redor do pescoço e então preso com um anel. Cada Grupo Escoteiro tem liberdade para definir as cores e o emblema de seu lenço. É uma tradição em acampamentos e eventos ao redor do mundo trocar lenços com outros escoteiros, sendo que alguns chegam a formar verdadeiras coleções.

           Todas as unidades estaduais e a unidade nacional da UEB possuem lenços próprios. O lenço nacional, usado em cerimônias e eventos internacionais, era azul e tem por emblema o cruzeiro do sul bordado em branco e já apareceu um “çabio” para mudar. Deus do céu! Como gostam de mudar. Afinal porque isto? Não era uma tradição? Bem vejamos o Lenço de Gilwell. Um dos mais antigos lenços escoteiros do mundo, adquirido ao se completar as etapas da insígnia de madeira (curso treinamento de chefes escoteiros).

- O que pensava B.P sobre o Lenço Escoteiro:
Eu tive uma questão proposta a mim sobre a relação entre a boa ação e o nó do lenço escoteiro. Minha idéia era que o Escoteiro, pela manhã, deveria fazer um nó extra em seu lenço ou deixá-lo por fora de seu colete até que tenha feito à boa ação do dia, quando então poderia voltar ao uso ordinário do lenço por dentro do colete ou com um nó simples nele. Por essas estúpidas palavras da minha parte algumas impressões confusas surgiram no estrangeiro, mas penso que não importou muito – as boas ações eram realizadas todas do mesmo jeito.

- Com o passar do tempo vimos que o lenço tinha muitas utilidades e era questão de honra cada um aprender a usá-lo e conhecer suas diversas utilidades. Todos aprendem a usá-lo como tipoia, como fabricar uma maca, amarras diversas principalmente em talas feitas para estancar hemorragia, transportar pesos na cabeça, servindo de almofada. Numa situação temporária, fazer de cinto. Tapar, por exemplo, massa a levedar, ou alimentos frescos. Para filtrar água com sujidades naturais (poeira, folhas, erva) Para proteger o pescoço do sol, usando-o normalmente.

                      Bem o lenço chegou para ficar. Ainda não tivemos um “çabio” na EB para querer acabar com ele. Temos que tomar muito cuidado. Lá na direção temos muitos “çabios” que já mudaram tanto, acabaram com tantas tradições que não duvido de aparecer um deles para dizer: - Abaixo o lenço! Agora todo mundo vai usar uma corda no pescoço tipo a de Tiradentes. Risos.

                   Durante muitos anos, os lenços dos escoteiros eram quadrados, dobrados em triângulo e depois enrolados. Na lista de material individual pedido aos rapazes de Brownsea, constava um lenço, preferencialmente de cor verde escuro. Nas pontas, é tradição dar-se um nó simples para lembrar a Boa Ação diária. O termo em inglês para o nosso lenço é “neckerchief” ou “scarf”. Só por volta de 1923 é que se tornou hábito usar uma anilha nos lenços, pois, até aí, era simplesmente usado um nó tipo gravata.

Os escoteiros americanos só começaram a usar o lenço no uniforme a partir de 1920.
No Brasil o lenço escoteiro deve ter catetos medindo de 60 a 90 cm, sendo os grupos escoteiros responsáveis por suas cores e emblema.


Feliz dia do lenço. Um orgulho para cada um dos oitenta e tantos mil escoteiros do Brasil e dos mais de 25 milhões de escoteiros no mundo.

Nota: -  O meu lenço é verde e amarelo,
Tem o azul do céu cor de anil.
Tem o Branco do meu caderno
Tem as cores do meu Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário