Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

AMBIÇÃO Por Baden-Powell. A ambição de fazer o bem é a única que vale.


AMBIÇÃO
Por Baden-Powell.
A ambição de fazer o bem é a única que vale.

Saindo um pouco da minha rotina de histórias eis-me aqui para postar um pequeno artigo escrito por Baden-Powell que vale para todos que praticam o escotismo. Que tenham um ótimo dia e uma vida escoteira cheia de amor paz e alegria fraterna.

AMIZADE.
A amizade é como um boomerang; tu dás a tua amizade a um dos teus companheiros, e depois a outro e a outro ainda, e eles retribuem-te com a sua amizade. Assim, a tua amizade e boa vontade iniciais vão-te fortalecendo à medida que vão sendo transmitidas aos outros, e acabam por regressar a ti, em retribuição, tal como o boomerang regressa à mão de quem o lança.

Se não tiveres medo das pessoas que encontras nem sentires antipatia por elas, também elas, da mesma maneira, não te recearão nem desconfiarão de ti e terão tendência para gostar de ti e serem tuas amigas.

AMOR VS. MEDO OU ÓDIO:
A liberdade acompanhada pelo amor opera maravilhas. Pense bem nisto.
A educação pelo medo e pela repressão tem sido uma prática demasiado frequente, e tem destroçado muitas e muitas vidas. Um pai perguntou-me recentemente como é que poderia corrigir o seu filho do hábito de mentir; estava farto de lhe bater até ficar cansado, mas sem resultado. A minha resposta foi: “Era melhor que batesse em si mesmo por ter feito dele um mentiroso”. É o medo que desencadeia o hábito de mentir. A educação está a encorajar o rapaz a exprimir-se o melhor possível e com a maior honestidade, no seu trabalho como nas suas palavras, e não em reprimi-lo e «discipliná-lo”.

“O receio do pai não implica necessariamente o respeito por ele”.
“É a vara que muitas vezes faz o covarde e o mentiroso”.
Buda disse “Só há uma maneira de expulsar o Ódio do Mundo, e essa maneira é incutir nele o Amor”. Temos diante de nós a oportunidade para, em vez do egoísmo e da hostilidade, inculcarmos paz e boa vontade no espírito das gerações vindouras.

Baden-Powell of Gilwell. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário