Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Histórias do Escotismo. 1º Jamboree Mundial.



Histórias do Escotismo.
1º Jamboree Mundial.

 O primeiro Jamboree foi um acontecimento notável, pois nunca algo assim havia sido tentado antes. O evento exigiu muita coragem de seus organizadores e, o sucesso o inquestionável.
O Jamboree de 1920 guarda muito pouca semelhança com os Jamborees modernos. A diferença mais notável, é que ele foi realizado em um local coberto, o Olympia, no coração de Londres. Os Escoteiros participantes, cerca de 8.000, vindos de 34 países diferentes, se apresentavam diariamente na grande arena do Olympia, que foi recoberta com 30 centímetros de terra e turfa, especialmente para permitir que os Escoteiros pudessem montar suas barracas.

Um local para acampamento no meio da metrópole é muito difícil - senão impossível - Encontrar um campo para 5.000 Escoteiros foi, por isso, preparado no "Old Deer Park”, em Richmond, enquanto o resto dormia no Olympia, prontos para as apresentações do dia seguinte.

Nos grandes salões laterais do Olympia, várias exibições foram montadas - mesmo uma barraca era novidade naqueles tempos - e demonstrações de trabalhos manuais e técnicas Escoteiras eram apresentadas sem parar, por Lobinhos e Escoteiros. Assim, o primeiro Jamboree foi mais um "show" do que um acampamento de confraternização.



O que tinha começado como uma celebração Escoteira tornou-se uma grande demonstração de boa vontade internacional. Pouco antes do fim do Jamboree, rendeu-se um extraordinário tributo, não programado, a B.-P. Na grande arena, lotada de Escoteiros, e na presença de milhares de espectadores, Baden-Powell foi aclamado, espontaneamente, "Chefe Escoteiro Mundial”.


- Um título que nenhum governo ou Rei poderia conceder, e que desapareceu com sua morte. Na cerimônia de encerramento, B.-P. pronunciou uma mensagem de despedida, tão significativa hoje como então. Aqui está um resumo:

"Irmãos Escoteiros: Diferenças existem, entre os povos do Mundo, em pensamento, e sentimento, assim como nas línguas e na aparência. O Jamboree nos ensinou que, se nós lembrarmos nossa herança mútua, e o Dar e Receber, então existirá simpatia e harmonia. Se for vossa vontade, vamos em frente daqui, firmemente determinados a desenvolver, entre nós e nossos rapazes, aquela camaradagem, através do Espírito Mundial da irmandade Escoteira, e assim poderemos ajudar a desenvolver a paz e a alegria no Mundo, e a boa vontade entre os Homens".

- Várias lições foram aprendidas neste primeiro Jamboree, e cuidadosamente anotadas, para futura referência. Uma exposição em área coberta limita a atividade e impede uma demonstração plena do Escotismo, que é uma atividade externa. Também se percebeu que, acima de tudo, o Jamboree é uma forma de desenvolver o espírito da boa camaradagem entre os rapazes de várias nações e que, quanto mais este aspecto for perseguido, maior sucesso terá o Jamboree.


Nenhum comentário:

Postar um comentário