Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Conversa ao pé do fogo. O dia do Ovo!



Conversa ao pé do fogo.
O dia do Ovo!

Nota - Nada como uma tarde modorrenta e escrever sandices só para divertir. Bem tem gente que não gosta, paciência. Tem outros que nem leem. Tem outros que comentam e tem muitos que estão na praia, ou churrascando e esperando o sábado para escoteirar. Enfim, pelo dito e não dito aqui fica o dia do Chefe Chato de Galocha!

                         Hoje dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos se lembrem de todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Sempre uma romaria a Aparecida para suas homenagens. Mas uma delas o dia da criança é celebrada de norte a sul. Crianças! Sempre me lembro da frase de Janusz Corczak: - Vocês dizem: - Cansa-nos ter de privar com crianças. Têm razão. Vocês dizem ainda: - Cansa-nos, porque precisamos descer ao seu nível de compreensão. Descer, rebaixar-se, inclinar-se, ficar curvado. Estão equivocados. Não é isso o que nos cansa, e sim, o fato de termos de elevar-nos até alcançar o nível dos sentimentos das crianças. Elevar-nos, subir, ficar na ponta dos pés, estender a mão... Para não machucá-las...

                         Gosto de homenagens. Temos muitas. Adoro esse dia das crianças. Elas merecem. Feito minha homenagem me lembrei de um artigo que escrevi há tempos. Era sobre a criação do dia do Ovo! Tinha lido na Folha de São Paulo, que a Assembleia Legislativa de São Paulo irá discutir exaustivamente um projeto de um deputado que dará a São Paulo o dia estadual do Ovo! Maravilha! Não conheço as razões do deputado e nem o que consta no projeto. Sei que há séculos discutem quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha. Neste caso a galinha ficará sem seu dia. Coitada. Ou será que já existe o dia da Galinha?

                         Bem cada um faz o que acha certo. Afinal o ovo é ou não é importante? Eu adoro. É fácil e nós escoteiros adoramos. Já sabemos fazer ovos de todos os tipos. Alguns se aperfeiçoaram no Ovo no Espeto. Bacana! Uma técnica excelente. Só mesmo esta turma maravilhosa para fazer isto. Sei que eles fazem ovo cozido sem sal, com açúcar, com fumaça, com sujeira de fogão, omelete melada e preta, estalados sem estalo e cheio de cascas. Sei de muitas escoteiras que adoram quebrar o ovo com casca e tudo na frigideira. Dizem que fica delicioso.

          Interessante estas homenagens. No escotismo temos o dia do Escoteiro, o dia do Lobinho, o dia do Sênior (não sei a data) o dia do Pioneiro e o dia do Chefe. Deve ter também o dia do dirigente da Escoteiros do Brasil (eles são importantes demais) do Diretor nas regiões e distritos, do Formador, do POR, do Assessor pessoal, dos Estatutos e brevemente os dos Processos da EB contra aqueles que se insurgiram contra seu poder de fogo... Não sei se tem o dia dos gansos, têm? Se não tem logo um desses políticos tipo Tiririca irão fazer. Sei que muitas homenagens escoteiras não tem projetos. Pegaram carona em algum santo e como ele não reclamou o dia foi ficando, ficando e até hoje é celebrado. O Pobre do santo muitas vezes nem é lembrado. Coitado. Deve estar no céu rogando pragas aos escoteiros. Rarará!

                        Agora que foram eleitos novos deputados (será que ainda vai existir a tal Frente parlamentar Escoteira?) e aproveitando a deixa de vereadores que se uniram ao escotismo vou apresentar alguns projetos que julgo da mais alta importância.  Meu primeiro será o dia do Acampamento Escoteiro nos moldes de Gilwell. No projeto neste dia todos do escotismo serão obrigados a acampar sob pena de multas. Só assim os meninos irão conhecer um acampamento Escoteiro de verdade. Quem sabe também o dia do Acantonamento do lobinho já que hoje eles só vivem de atividades distritais e estaduais. As multas cobradas se reverterão à região e a UEB. Money no bolso sempre é bem vindo e os dirigentes adoram! Beleza isto!  

                     Será que existe o dia da Promessa Escoteira? Quem sabe o dia do Chefe chato de galocha como eu? Do caqui eu não sei, mas sei que breve alguém vai instituir o dia da Vestimenta. Desfile de norte a sul com os dezenove tipos. A turma adora ficar com a camisa solta mostrando a pança que tem. A EB ama tudo isso. Vende a mais que poder. Haja dinheiro! Estou até vendo nos estatutos: - Artigo primeiro, parágrafo um – fica obrigatória uma nova vestimenta todo ano e é proibido consultarem os associados. Revogam-se as disposições em contrário. Precisamos nos aliar mesmo a esta turma do CAN e da DEN. Afinal eles apresentam cada projeto de cair o queixo.

                  Já pensou? O dia do Fogo do Conselho, o dia da faca Escoteira? O dia do fogão de barro do escoteiro? O dia da canção Escoteira? O dia da amarra quadrada? O dia da amarra diagonal? O dia da costura de arremate? O dia do sinal de pista? Poxa! São tantos e tantos que teríamos datas e datas para comemorarmos. Melhor deixar o emprego e ficar comemorando gostosamente em um acampamento ou acantonamento Escoteiro. Ficaria feliz com o dia da “pendura Escoteira” onde ninguém pagaria nada a Escoteiros do Brasil. Devo não nego, não pago e que Deus me ajude! Adoro isto. Adoro quando me cobram a taxa de inscrição e eu grito da minha janela; - “Oi”! Voltem no dia de São Nunca dia trinta de fevereiro na parte da tarde! Kkkkk.

            Mas querem saber, é difícil guardar dias. São centenas, milhares e ainda bem que a internet e no Facebook sempre tem um para lembrar. Outro dia alguém se lembrou do dia do mosquito da malária. Mas ele tem dia? Teeeêm! Já vi aqui o dia do Porco, o dia da Manteiga (?), o dia dos pobres (este é o meu preferido) o dia dos ricos (este eu passo longe) e o dia dos velhos tolos. Boa, gostei! Aprovaram meu dia. Rarará! Mas voltemos à carga da brigada ligeira do escotismo. Precisamos de mais dias para comemorar. Pena que a tal Escoteiros do Brasil é adepta de registros no IMPI e quase não sobra dia para comemorar.

             Mas deixemos de nos divertir e vamos ser sérios. Tem hora que cansa ver que hoje é dia de tal homenageado e amanhã idem e assim por diante. Cada profissão tem seu dia, todo mundo tem seu dia. Portanto antes de morrer eu vou pedir e implorar a um vereador, ou deputado, que eu tenha meu dia. Não o meu aniversário. Um dia qualquer, o dia do Chefe Osvaldo, ou melhor, o dia do Osvaldo... Um Escoteiro. Vai ser maravilhoso. Bombástico! Epitético! Putz! Já pensou? Os dirigentes e alguns chefes dizendo? – Hoje é dia desta “besta”! Deus do céu! Se alguém reclamar fica determinado um processo daqueles que a Escoteiros do Brasil gosta. Kkkkk.

              Bem, melhor parar por aqui. Afinal vamos festejar o dia de Nossa Senhora Aparecida, das crianças e breve vou homenagear também o dia do Ovo. Pobre da galinha. Esqueceram-se dela. Mas a dúvida persiste. Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? Fico pensando que mundo é o nosso. É como disse um candidato em nosso estado a Presidente ou Diretor da UEB, sei lá, em uma observação de uma postagem minha sobre o que esperamos dos eleitos ele disse – “Uns tem e não podem, outros podem, mas não tem, nos que temos e podemos, agradecemos a Baden-Powell”! Isto mesmo. Cada um tem aquilo que merece! E tenho dito. E viva o dia do OVO!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário