Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Conversa ao pé do fogo. Existem limites para continuar?



Conversa ao pé do fogo.
Existem limites para continuar?

... – Transcrito de uma observação de um amigo em uma publicação minha: - Infelizmente, chefe, se tendência a isso... Vida longa aos tradicionais (?). Escoteiros de verdade ainda firme na sua uniformização. Hoje vejo aquela “roupinha” ridícula, de meias vermelhas, tênis amarelo, lenço sem arganel, camisa fora da calça, cabelos verdes, amarelos, tri... Penta, hexa cor. Uma tropa horrorosa, desleixada e que sem nenhuma técnica ou Lei Escoteira no coração vão fazendo escotismo por alguns meses, pois logo saem para nunca mais voltar...

- Às vezes eu me pergunto... O que estou ainda fazendo aqui? Vale a pena minhas crônicas minhas histórias no seio da Patria Amada Escoteira do meu Brasil? Não seria melhor me abdicar dos meus pendores se é que tenho algum, dos meus amores, da minha admiração dos meus velhos tempos e esquecer que ainda sou um Escoteiro do Brasil? Por escolha pessoal não tenho laços com nenhum Grupo Escoteiro, não sou convidado para nenhuma atividade em nível distrital regional ou nacional e não tenho vínculos com a associação escoteira que amei. A União dos Escoteiros do Brasil é agora uma sombra do que foi. De união partiu para ser uma só entidade. Escoteiros do Brasil. Tudo se resume a grandiosidade, agride a fraternidade com esta pujança de ser a melhor. Somos tantos, temos tanto, e de tanto em tanto se esqueceu do seu papel fundamental: - Formar jovens dentro dos princípios educativos que propôs o Líder Escoteiro Robert Baden-Powell.

Cansa, e se cansa estou cansado demais para ver tanta mediocridade que nesta época os novos pedagogos e pensadores (eles existem?) dão a bula de como fazer o escotismo moderno nos  dias de hoje. Que me desculpem os arautos do saber. Os jovens hoje em sua maioria são massa de manobra nas mãos de ecléticos donos do poder que acreditam saber qual o melhor caminho a seguir e o caminho a evitar sem perguntar, sem pesquisar e ver se os resultados foram os esperados. Eles os paladinos da nova geração salpicam a sua maneira onde está o futuro que devemos buscar, e para isto tomam as rédeas sem ao menos ser amistoso com aqueles que como ele se preocupam se este seria o caminho para o sucesso.  

Não serve como fonte as conversas, as anotações, os comentários, as postagens nas redes sociais para saber se estamos seguindo o caminho correto. Posso estar enganado, mas boa parte dos dirigentes dos Grupos Escoteiros, dos chefes, preferem ficar em OF e fazerem seu trabalho sem alarde, sabendo que o escotismo é para os jovens e é este o caminho a seguir. Eu na minha ingenuidade às vezes pergunto aos demais: - Os jovens foram consultados? Seria este o escotismo moderno que escolheram e adotaram como linha de vida no seu crescimento individual no seu crescimento escoteiro? Costumo ficar boquiaberto com o que leio pensando se é assim que devemos fazer escotismo. Cada um oferece para dar testemunho na sua maneira de pensar. É um tal do meu grupo faz assim, minha tropa é assado, minha alcatéia adora, e quando vejo uma foto quase desfaleço... Lá estão meia dúzia de gatos pingados, escorados em seu bastão, outros em uma sala fazendo reunião, gritando melhor, melhor e o escotismo para aqueles meninos e meninas será uma breve passagem no tempo do que um dia sonharam encontrar.

Há uma carga de eletricidade no ar. Lá dos States vem a noticia que muitos nunca quiseram ler: - “Os Boy Scouts of America se declaram em bancarrota”! Milhares de jovens hoje adultos entram na justiça americana pedindo indenização pelo abuso sexual que sofreram. Não se enganem. Tal fato é notório em muitos países inclusive no Brasil. Como aconteceu e ainda acontece no Clero tudo é tratado por baixo do pano para evitar publicidade negativa. Seria esta maneira de agir a mais correta? Afinal se pensarmos que em nosso país os erros cometidos no escotismo foram escondidos a sete chaves, que a Comissão de Ética dos diversos segmentos da hierarquia escoteira mantém tudo em sigilo (o que em alguns casos até posso concordar) e nunca houve uma preocupação maior para descobrir e evitar tais predadores que estão no escotismo apenas para aproveitar suas taras já que  nosso sistema é fácil para atingirem seus objetivos.

Dizer que isto é moderno discordo. Vi no passado casos escabrosos que só foram descobertos anos depois. Mas hoje se tornou mais fácil. Milhares de adultos adentraram no escotismo. Há uma farta distribuição de favores que muitos deixam seus jovens nas mãos de outros para absorverem suas potencialidades, atrás de promoções, elogios, e conquistas que os colocam no pedestal de muitos que já passaram nas fileiras escoteiras. Os cursos de formação até que se preocuparam no sistema moderno de ensino, mas esqueceram-se do principal... Aprender fazendo, sistema de patrulhas, treinamento técnico, vida ao ar livre e ser responsável com sua própria autoeducação sob a supervisão de adultos.

Grupos Escoteiros hoje tem a liberdade de terem em suas fileiras meninos e meninas em atividades mistas e muitas vezes os chefes não estão devidamente preparados para agirem dentro dos padrões esperados pelos pais, pela escola e pela religião, já que estes são os principais pilares da existência do escotismo. Nada contra a coeducação. Mas não como fazemos hoje no escotismo. Peço a Deus que não estoure por aqui, centenas de reclamações de abusos sexuais como está acontecendo em outros países. Eu estou deverasmente pensando em diminuir minhas considerações que aqui diariamente posto. Como dizem por aí, é sonífero para boi dormir. Ninguém em sã consciência pode dizer que elas são válidas.

Sei que poucos apreciam e dão seu testemunho no que costumo escrever, mas o Velho Chefe Escoteiro mais parece um Juan Guaidó, líder da oposição e presidente do Parlamento da Venezuela, aquele que se acha presidente sem nunca ter sido. Ainda bem que as forças estão acabando e breve muito breve serei obrigado a deixar a luta no que sempre acreditei ser um escotismo verdadeiro do qual me orgulho. Sei que minhas palavras escritas não são levadas a sério. Cada um acredita no que aprendeu e o caminho hoje é esse. Alguns ainda me seguem, outros apenas dão suas curtidas sem ler. O tempo não é a favor do tempo. Não quero e não pretendo ser unanimidade.

Termino repetindo as palavras do Dr. Spock personagem da série Jornadas nas Estrelas... – “Após algum tempo, você vai perceber que ter não é tão agradável como querer. Não é logico, mas é normalmente verdade”. “É curioso como vocês humanos (escoteiros) conseguem tantas vezes obter aquilo que não querem”. – “Se eu fosse humano eu acredito que minha resposta seria “vá para o inferno”! Se eu fosse humano”. E eu poderia terminar com esta pérola da Interprise: “Uma pessoa pode começar remodelando a paisagem com apenas uma flor, capitão”.

- E chega por hoje, desejo a todos bons ventos, bons caminhos e uma vida longa próspera e feliz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário