Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Relatos dos tempos atuais. Fidelidade e lealdade existem?




Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Relatos dos tempos atuais.
Fidelidade e lealdade existem?

- Tem de existir. Viver em um mundo que desconhece tais princípios seria o caos. Seria imprudente imaginar um mundo só de sabidos, aproveitadores, tubarões e vampiros. Afinal nós que somos do Movimento Escoteiro, aquele que deixou uma Lei cheia de artigos e conceitos tais como: Honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito, proteção à natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e autoconfiança. Ufa! Tudo isso? Lembro-me de Sinfrônio Loredo quando entrou na Patrulha Touro virou para mim e disse: - Alguém cumpre tudo isso? Até hoje me pergunto se alguém cumpre tudo isso. Perguntar aos que hoje participam do Escotismo que sabem que vivenciamos modernos tempos onde existem locais próprios para expor seu pensamento, sua maneira de vida e suas escolhas pessoais nos deixam sempre com uma dúvida enorme se todos os adultos escoteiros são assim. Sei que não. Tem muitos que sabem do seu papel de Chefe Escoteiro e o levam a sério.

Coronel Santana fazia questão de viver em seu estilo próprio adquirido na escala hierárquica familiar. Sabia que era um titulo honorífico e nunca foi lotado em alguma força militar existente no Brasil. Não enganava ninguém que o titulo foi comprado e não valia mais. Seu Tataravô pagou uma nota às autoridades da época e entregaram para ele devidamente registrado em cartório o Titulo Honorífico Militar de Coronel. Ele passou para o filho que passou para o filho do filho e todos descendentes na Fazenda Guatemala julgam que tem direitos inalienáveis e devidamente comprovados com a documentação da época. Foi ele quem explicou a Sinfrônio Loredo que o respeito aos princípios e regras norteiam a honra e a probidade e fidelidade aos compromissos assumidos. Sei que o tema é espinhoso, principalmente no que vivemos na atualidade em todo o mundo. Têm os Presidentes, Primeiros Ministro, Reis e Rainhas, Portentosos ditadores, enganadores e tantos mais. Difícil analisar se vamos encontrar na maioria as necessidades inerentes do que se prega nos artigos da Lei Escoteira.

Entendo que o populacho internacional tem liberdade de propagandear o que entende das normas da boa educação, da lealdade, do respeito da fidelidade cortesia e o sagrado dever de se portar como entende correto. Dizem que os seus direitos terminam onde começam o deles (o meu nem comento). Me visto de pudico Escoteiro e pergunto à plebe dos nobres lideres do Escotismo do Brasil em todas as camadas diretivas se o termo “fazer o melhor possível” seria uma maneira de liberdade de expressão como o direito histórico (?) no Brasil de se manifestar livremente, emitir opiniões, pensamentos e ideias quando está na qualidade representativa de um movimento de jovens cujos princípios elevados são o norte para motivar e formar cada um dos seus jovens membros. Fazer o melhor possível? Teríamos muitos motes para definir sobre o prometo e a sequência fazer o melhor. Mas seria viável ficarmos sempre a nos empoderar no direito de explicar o obvio? Este é o exemplo a seguir?

 Assim como Jocasta a filha de Menocenes na mitologia grega, mãe de Édipo que deu seu filho para o Pastor do Monte Citéron para que o matassem na floresta, eu também não sou exemplo no antes e no depois. Tenho sim alguns princípios quando me visto escoteiro, quando me digo escoteiro, quando defendo suas ideias e as do edificador do Escotismo. Quando estou em espírito me fazendo reconhecer como tal procuro agir conforme aprendi com a Lei sem me defender com a frase “Fazer o Melhor Possível”. Às vezes me pergunto qual a diferença entre fidelidade e lealdade. Lá vou eu perscrutar na Enciclopédia mundial... – Fidelidade significa a qualidade daquele que é fiel. Lealdade exatidão e honestidade são semelhantes para mim, à qualidade de quem é leal. Pensando nessas palavras o mundo às vezes é cruel. Costumamos confiar e somos traídos por emoção, por um fato, por uma palavra que não nos agrada. Escoteiramente evito me imiscuir nas minhas escolhas política, religiosa ou ideias preconceituosas do que o meu semelhante faz ou deixa de fazer.

Sinceramente me assusto com esta pandemia, com os caminhos que estamos vivendo politicamente sem esquecer que temos nosso direito, mas temos o dever de ser exemplo para uma juventude que vai crescer e muitas vezes lembrar-se dos atos dos seus superiores para ter uma escolha pessoal de vida no futuro. Me preocupo com muitos que estão a copiar Fake News, muitas delas injuriosas, onde não se vê a lealdade à cortesia o respeito e isto vai de encontro aos princípios escoteiros que um dia prometemos mesmo que a abertura para dizer que estamos fazendo o melhor possível não é significativo para os jovens que prometemos ajudar. Sei que se for responder as réplicas, tréplicas e quadruplicas não irei convencer e nem mesmo confirmar onde está à razão de tudo isso. Sei que as redes sociais são livres para que cada um expresse da maneira que escolher desde que não ofenda a ninguém. Apresentar com o perfil se identificando como um escoteiro, lembrando que somos apolíticos quando nos apresentamos assim, acredito que a perda das ideias escoteiras tão sublimes tão cheias de amor e fraternidade acredito ser uma obrigação.

Não esperem de mim réplica, tréplica ou quadrúplica. Não pretendo ensinar adestrar ou formar Escoteiramente quem quer que seja. Meu tempo já passou. Sonhava e ainda sonho com as diretrizes mundiais do Escotismo de Baden-Powell. Vejo que muitos no Parlatório ainda não mediram a profundidade de suas escolhas e atos junto aos fedelhos escoteiros que tem em seu líder o exemplo a seguir. Diz um ditado que não devemos meter o bedelho onde não fomos chamados. Na próxima irei cumprir a frase conhecida por todos. Mesmo assim acreditava e ainda acredito que o Escoteiro é puro nos seus pensamentos nas suas palavras e nas suas ações.

Uma ótima tarde, um fraterno abraço e o meu Sempre Alerta a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário