Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A SUA SEÇÃO CANTA BASTANTE?



  Elmer Souza Pessoa
  "Viver como Escoteiro é crescer como indivíduo!".


Reflexões de um Velho Lobo

49  -  A  SUA SEÇÃO CANTA BASTANTE?

Você tem o hábito de cantar com a sua seção? Todas as reuniões de sede costumam iniciar com uma canção, após a inspeção, hasteamento e oração? Pode ser um Hino, uma canção escoteira ou até uma canção popular... Sente dificuldade, inibição ou é apenas a falta de hábito...

Talvez o chefe tenha esquecido a razão das canções nas reuniões e atividades escoteiras... O tempo é curto e ele tem muitas coisas para pensar e fazer... Às vezes até nos esquecemos que o chefe é um ser humano como qualquer outro, que tem emprego, família e há casos que ainda estão fazendo faculdade e, para a alegria de seus jovens, é chefe da sua Tropa de Escoteiros!

Então, vamos procurar lembrar a todos os chefes o papel da canção na seção e, mais amplamente, no Escotismo!

A canção é um importante recurso de formação! Por isso vamos dar algumas “dicas” de como usar esses recursos, com naturalidade.

Usamos a canção no início da atividade para miscigenar o ambiente inicial. Conforme o horário da reunião, alguns vem de casa ainda meio sonolentos, outros muito ativos, ansiosos com a reunião, outros temerosos em fazer determinada atividade. Alguns com o estômago cheio da refeição e mais lentos por esse motivo, outro talvez nervoso com o boletim recebido e a possibilidade de enfrentar o pai em uma proibição e outras tantas situações emocionais diferentes que podem gerar um comportamento desigual e que pode oscilar da hiperatividade até uma apatia para com a reunião. 

O efeito da canção é quase milagroso! Quando bem aplicada, levanta a moral daqueles que precisam e refreia o entusiasmo daqueles excessos de molecagem, equilibrando o entusiasmo com o desânimo, nivelando por igual o comportamento e preparando a seção para a programação do dia.

E por que acontece isso?  Todos cantando a mesma música, no mesmo ritmo, na mesma altura e tom de voz, fazendo os mesmos gestos, a canção tem o poder de, praticamente, igualar a todos, tendendo a torná-los uma só mente em toda a seção.  
Todos sabem que a canção pode alegrar um ambiente, torná-lo feliz e descontraído, bastando ser uma música alegre, fácil de cantar e até com movimentos. Pode baixar o ânimo, criar desânimo e tristeza, se for uma música sentimental e melancólica. Pode gerar motivação, prontidão e até disposição para um confronto se for um hino patriótico. 

Fazer crescer o espírito natalino, compaixão, solidariedade, fraternidade, como acontece quando ouvimos as músicas de Natal! Criar um momento de reflexão e religiosidade em um culto ecumênico ou um ato inter-religioso, ou mesmo indo ao outro extremo, tocando músicas sinistras e próprias para as festas de Halloween irão produzir o medo, suspense e terror...

É só saber usá-las! Existem aos milhares em nossos cancioneiros escoteiros e também nos populares. A canção corretamente escolhida, e aplicada no momento certo, é capaz de mudar totalmente o ambiente, tornando a seção atenta e receptiva! Esse recurso pode ser usado em qualquer momento da atividade, ou quando perceber que existe o perigo de se instalar o desânimo.

As canções mais fáceis de cantar, principalmente quando recebemos a visita de outro Grupo Escoteiro, é a “canção com guia” a qual um chefe puxa a letra e os outros repetem. Não há erro e dispensa a necessidade de todos conhecerem a letra e a música. É só seguir o guia...

Não se deve levar em conta o fato que as músicas são cantadas diferentes por outros Grupos. É bastante comum um Grupo cantar uma canção conhecida, com letra e até a música diferente da cantada pelo outro Grupo. No Escotismo existe muita paródia, isto é, em uma música popular bastante conhecida é colocada uma letra escoteira. Isto fere os direitos autorais, mas citando o autor original, é relevada porque não tem objetivos comerciais.

Um bom Grupo Escoteiro não pode dispensar este recurso e, principalmente, privar seus jovens de um divertimento sadio e ao alcance de todos. Quem nunca participou de um Festival de Canções Escoteiras? É o lugar adequado para ser apresentados novos cantores escoteiros, novas canções com músicas inéditas, novos arranjos musicais e uma juventude alegre e descontraída.

Se você ainda não tem o habito de cantar, comece o mais rápido possível e verá como sua seção se tornará mais alegre e susceptível a sua direção. E isto acontecerá em pouco tempo, pois você terá jovens mais felizes e contentes...

É por aí o “caminho das pedras”! É só percorrê-lo.

Elmer S. Pessoa -  DCIM - novembro 2011.
55º MORVAN – Santos/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário