Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

domingo, 18 de março de 2012

O que eu gosto e o que eu não gosto



O que eu gosto e o que eu não gosto

Eu gosto – De ver jovens sorrindo, alegres, participando do escotismo com amor e abnegação.

Eu não agosto - De ver grupos escoteiros mal formados, e uniformes mal postados.
Eu gosto – De ver um belo aperto de mão esquerda, não precisa ser aquela forte canhota como dizem muitos. Risos. (no passado um chefe quase me quebrou a mão).

Eu não gosto – De reclamações, de choros, de falta de luta nas dificuldades, da falta de entendimentos e de alguns acharem serem os donos da verdade.

Eu gosto – De canções escoteiras, seja como for, mas prefiro as cantadas com alegria, e claro em bom tom. E adoro a Canção da Despedida. Vivo chorando! Risos

Eu não gosto – Deste tal jogo da lama. Mesmo que os meninos gostem. Não acho próprio, pois me parece uma atividade militar! – perdão! Não me condene!

Eu gosto – Do cheiro da fumaça da lenha em um fogão suspenso ou tropeiro e em volta deles escoteiros cozinheiros esfregando os olhos pela fumaça e soprando o fogo como um avião ao levantar voo.

Eu não gosto – De chefes no campo dos escoteiros fazendo o que não deviam fazer. Deviam ter ensinado aos monitores antes.

Eu gosto – De observar todos em volta do fogo em um acampamento. Da surpresa, da espera, os olhos piscando, gravando para depois contar aos seus amigos o que se passou.

Eu não gosto – De ver tropas fazendo o Comando Crow, ou corda bamba, ou seja, lá o que for com um fazendo e toda a tropa esperando chegar a sua vez. Não pensou que isso poderia ser feito rápido em um jogo de bases?
 
Eu gosto – Da pose dos jovens no cerimonial de bandeira. A saudação e o olhar são incríveis. Fico pensando que ainda temos essa atividade de cidadania.

Eu não gosto – De ver chefes levando lobinhos, escoteiros, seniores guias e todo o grupo para o campo e ficar fazendo atividades com todos. Isto para mim não está certo.

Eu gosto – De ver os lobinhos e lobinhas no Grande Uivo. O olhar deles, esperando a hora certa para dizer lobo, lobo, lobo é incrível. A gente não esquece.

Eu não gosto - De jogos complicados e cheios de detalhes. Nem sempre os que participam gostam.

Eu gosto – De deitar na relva com a tropa ou a Alcatéia, e ouvir os comentários deles sobre o céu estrelado, o grito de um dizendo – Um cometa! Faça um pedido!

Eu não gosto – De ver cozinhas em acampamentos prolongados com fogareiro a gás. E principalmente as explicações dos chefes do por que.

Eu gosto – Do grito de Patrulha. Adoro. Principalmente quando é feito com raça.

Eu não gosto – De escoteiros mal uniformizados, desleixados com seu uniforme, lenço colocado de qualquer jeito.

Eu gosto – De um escoteiro ou lobinho bem uniformizado. Sua pose, seu estilo é inconfundível. Sabemos que ali tem uma boa tropa e uma boa alcateia.

Eu não gosto – De que achem que eu vivo de lembranças. De que sou saudosista. Que vivo do passado. Risos. E De convites tais como – Oi "Chefe" Escoteiro, venha nos visitar! Vais matar as saudades do passado. Risos.

Eu gosto – Dos amigos que tenho dos que fiz aqui no Face, de quando comentam algum artigo que posto. Sinto orgulho deles apesar de não conhecer a todos pessoalmente. (e adoraria conhecer).

Eu não gosto – Da palavra “tradicionalista” que é dita muitas vezes por pessoas que não viveram o passado e que dizem que com Baden Powell (BP) era assim e assado.

Eu gosto – De um Grupo Escoteiro bem organizado, todos irmãos, todos com registro na sua associação e onde se vê que ali eles são uma grande família.

Eu não gosto – De ficar falando tanto do que gosto e não gosto. Não é um tema agradável para alguns que poderão dizer – "Chefe" Escoteiro e daí?

Mas eu gosto mesmo do escotismo. Fiz dele uma lição de vida. Não sou saudosista apesar de estar sempre lembrando do passado, mas quem não se lembra?

O quem se importa do que eu gosto e não gosto? Risos, risos e risos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário