Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

domingo, 29 de abril de 2012

Melhor falar ou calar?



Melhor falar ou calar?

Ontem recebi um e-mail. Dizia: - Senhor Osvaldo, gosto de suas publicações no facebook. Já vi outras em seus blogs, mas sabe, tem muito ali que não concordo. O senhor não sabe como é o escotismo hoje. Tudo mudou. A educação do jovem já não é a mesma. Claro não podíamos continuar vinculados ao passado. Tudo está evoluindo e o escotismo tem de acompanhar esta evolução. Achei interessante sua maneira franca. Queria saber se o "Chefe" que me enviou tal e-mail viu os resultados do escotismo moderno. Poderia enumerar mil observações. Preferi me abster. Mas uma só queria colocar e não coloquei. – Amigo! Espero que você tenha ajudado nas reformulações. Espero mesmo que esteja acompanhando e discutindo os resultados.
É. Tem muito a ser visto. Mas é fácil dizer: - Escotismo moderno. Acompanhar a evolução dos tempos. Mas quem está criando tudo isto? Você? E não me diga que tem os órgãos para que possamos sugerir e participar. Eu os conheço todos. Mas já falei sobre isto. Falar de novo? Não. Chega. Agora vou falar de outro assunto. Bem melhor. Vou falar de alguns que ainda insistem em me mandar e-mails contando suas agruras no grupo de origem. Claro, são poucos. Mas esses poucos representam muitos.
Vejamos um deles. "Chefe"! No grupo que participo os chefes colocam cada tipo de cobertura que não esta no “gibi”. Pergunto a eles se está no POR. Nem me dão “bola”. Insisto – Olhe se você der este exemplo veja a tropa, ela vai te seguir! Ele apenas ri e diz que não me deve satisfações! Usa o que gosta. Procuro o Diretor Técnico. Difícil dialogar com ele. Olhe "Chefe" estou pensando em ir para outro grupo. Não tenho ambiente mais lá. E olhe que eles reclamam a falta de chefes!
Agora outro e-mail – "Chefe"! Como fazer para que haja mais sorriso no grupo que colaboro? Quando chega alguém o Diretor Técnico ou outro "Chefe" querem mostrar que são os tais. São todos “posudos”. Tem um que tem três tacos e olhe, parece que BP foi seu aluno. Só fala com a gente como se estivesse dando uma palestra. Ele, o sabe tudo. Quando levo alguém para ajudar no grupo ele desanima logo. Pede-me desculpas, mas não gostou do que viu. E na tropa que ajudo? O titular nem dá bola, trata os assistentes como se nós estivemos ali de favor. Risos. E olhe, não sei se foi o senhor quem disse – É o escotismo que precisa dos chefes e não contrário!
Mais uma pérola de e-mail recebido. Chefe – Tenho lido e feito alguns cursos, mas não consigo por em execução minhas ideias. Outro dia li que o senhor disse que sempre tem aqueles donos de tudo. Meu grupo, minha tropa, meus escoteiros, meus lobinhos e por aí vai. No grupo em que ajudo é assim também. E a Lei Escoteira? A começar dos chefes é palavrão por todo lado. Eu queria fazer um bom acampamento nos moldes de Gilwell (aprendi em um curso), mas não deixaram. Foram para uma atividade do Distrito alguns e outros para um tal Encontrão. Os que não puderam pagar ficaram na sede. Isto é escotismo "Chefe"?
Fico rindo comigo mesmo. Escotismo moderno. Bons tempos àqueles que quando recebíamos alguém na sede faltava pouco a gente carregá-lo. E se viesse de outra cidade? Uma briga para ver quem o levava para sua casa. Ficávamos horas em nossas casas falando de escotismo. Bons tempos. Ops! Desculpe, hoje é escotismo moderno. É. Bons tempos mesmo. Tempos em que o respeito, o cumprimento da Lei era olhado de outra maneira. Tempos em que nos abraçávamos e era uma verdadeira festa o nosso encontro. Ainda lembro-me das nossas atividades intergrupos. Duzentos trezentos em uma confraternização que marcava. Uma briga para conseguir tudo de graça para os visitantes. Uma fraternidade sem igual. Sem interesses. E cada um mais elegante no uniforme que o outro. Fazendo escotismo sério, amigo, fraterno e com respeito. Bons tempos.
Mas sou sincero quando digo que desejo que todos os chefes de hoje que falam assim, espero que daqui a quarenta ou cinquenta anos ainda estejam no escotismo para dizer o que digo sempre. Bons tempos! Afinal foram 65 anos “participando, fazendo ou falando de escotismo”. Bons tempos mesmo. Deu certo. Juro que deu. Provei a mim mesmo que o escotismo venceu. E nem precisei sugerir. Meus chefes fizeram tudo para mim. Graças a Deus! Recebi tudo de “mão beijada”. Sempre esperei que tudo desse certo e deu. Não me dei ao trabalho de fazer nada. Só trabalhei em “minha” tropa. Como gostaria de ver aquele "Velho" Escoteiro chato e metido a “besta” de novo. Dizer a ele – Está vendo? Você achou que só seus velhos tempos valeram? Mas esqueceu de ficar vivo até hoje para ver o meu! Bons tempos! Risos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário