Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quarta-feira, 4 de abril de 2012

A porta da felicidade...



A porta da felicidade...

Estive pensando se eu tinha visto alguém publicar aqui. Uma foto ou um comentário de um acampamento. Quem sabe de uma Patrulha, em seu campo, com seu toldo, sua mesa, seus bancos e com seu cozinheiro (a) fazendo uma deliciosa sopa, ou mesmo fazendo um café, tudo em um fogão suspenso, usando madeira natural. Se possível em um lugar lindo, com belas aguadas e melhor todos de uniforme. Sem aquela eterna camiseta com o lenço. Acho que não vi.

Pode ter passado despercebido e não vi mesmo, uma foto ou um comentário, de uma reunião de monitores (as) ou mesmo de uma Corte de Honra, onde garbosamente estariam todos bem uniformizados. Um sorriso nos lábios de cada um. Falando como jovens responsáveis, verdadeiros escoteiros e escoteiras Mostrando que são disciplinados e ali sabem que os destinos da tropa serão resolvidos com dignidade!

Quem sabe alguém publicou e eu não vi. As patrulhas formadas e completas com seis a oito jovens, a maioria uniformizada. Não lembro se estavam garbosamente formados em linha, ou por Patrulha, ou em circulo. Quem sabe foi em uma ferradura? Não importa. Importa é que todos estavam prestando atenção na chefia, e não havia nenhum displicentemente fora do contexto. Ao lado o "Chefe" Escoteiro falando com os monitores e dando instruções.

Mas acho que estou pedindo muito. Espero que me desculpem. Agora já estou pensando em ver uma tropa, onde o "Chefe" Escoteiro dá instruções aos monitores, e ao fundo os sub monitores em reunião de Patrulha. Será que vi alguma? Ou quem sabe, a Patrulha em um canto, se adestrando, com o monitor e o sub. conversando com seus amigos da Patrulha.  Bem acho que essa eu não vi.

Não prestei atenção, mas não vi mais convites para atividades Escoteiras em cima da hora, feita por distritos ou regiões ou mesmo Grupos Amigos. Achei formidável, pois acreditei que descobriram que o respeito à programação dos grupos e das tropas agora seriam levadas em consideração por todos. Claro nós sabemos da seriedade de um programa feito pelos jovens e nunca iríamos convidar para prejudicá-los. Agora eles os dirigentes tomaram consciência que esses convites devem ser feito um ano antes.

Gostei mesmo em saber que temos uma programação que todos levam a sério. Ninguém a criar atividades de última hora. Parece até que em suas sessões os monitores não participam. Afinal, a Patrulha quer crescer e o "Chefe" Escoteiro quer se sentir orgulhoso em ver. E ele, o distrito/região sabem, convites só dentro da programação anual. E melhor, os distritos e as regiões sabem que foram criados para assessorar as sessões e não fazer programas para elas.

E quem sabe vou ver também um dia, uma foto dizendo: Vamos todos ao Jamboree. Vamos todos ao Acampamento Regional. Vamos todos ao Elo. Vamos todos aqui e ali. Agora tudo mudou. Os mais humildes poderão participar e não ficará nenhum sem ir. Aquele jovem que ficava esperando o retorno dos privilegiados para ouvi-los contar as façanhas do evento acabou.

E depois de ter visto tudo isto, direi: Enfim o sonho se realizou. As tradições voltaram. Nosso escotismo está maduro o bastante para que possa crescer com liberdade, altruismo e respeito e acredite, será um novo escotismo. Direi também que agora os tempos são outros e os meus ficarão na história do esquecimento. Um belo sorriso irei dar, pois agora vejo grande parte da nossa juventude participando ativamente como escoteiros e escoteiras! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário