Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Os meus doces sonhos da primavera



Os meus doces sonhos da primavera

                    Foi meu primeiro acampamento. Jurei que seria o último. Uma experiência que nunca esqueci. Raios, trovões caindo perto, arvores caindo, uma chuva torrencial achei que o mundo ia acabar. Gritava de medo. E não foi só isto. Pensei que era diferente. Um passeio gostoso no bosque? Bah! Armar a barraca tudo bem. Foi divertido mas depois cortar bambu, furar buraco no chão e a comida? Horrível! Não teve graça. Minhas mãos estavam cheias de calos se tivessem deixado levar o celular tinha ligado para minha mãe ir me buscar. Pedi a Chefe mas ela nem aí. Bem eu sabia que nunca mais voltaria em um. Um verdadeiro desastre. Prometeram-me tanto e quase morri de trabalhar, de correr e porque não dizer de medo. Nunca pensei em ser Escoteira. Nunca mesmo. Marlene minha amiga de colégio foi quem deu a ideia. Uma amiga sua era escoteiras desde lobinha e adorava. O uniforme era lindo. Tinha meninos lindos. – Vai ser sopa, falou. Vamos lá escolheremos um belo namorado e damos o fora. E riu com gosto.
                  Minha mãe foi comigo. Meu pai é falecido. Ficaram um tempão falando e falando. Perguntei se não poderia ir para o pátio e brincar com todo mundo. Never, never. Disse o Chefe. Você deve assistir e ouvir o que estamos conversando. Eu e sua mãe. Vai te interessar. Bobão. Ele não sabia do meu interesse. Depois disse que minha mãe tinha de fazer um curso. Blá, blá, blá. Quanta besteira! Um dia foi aceita. Esqueci, me chamo Isabelle. Sou bonita, assim dizem os rapazes, mas até hoje não arrumei nenhum namorado. Minha mãe dá risada. Isa, você só tem 12 anos! É, ele não sabe que já conheço a vida como ninguém. Não sou mais uma menininha que ele colocava no colo. Bem voltamos aos escoteiros. Colocaram-me numa tal de Patrulha Pantera. Só meninas. E os meninos perguntei? Eles tem a patrulha deles. Bem tinha de experimentar.
                  Estava marcado um acampamento de quatro dias. Um feriado prolongado. Até que gostei da ideia. Ceceia me contou uma vez que fez um acampamento. Só que daqueles em fazenda, onde se paga e tem tudo. Almoço café, jantar e monitores lindos. Tipo os dos filmes que assistir varias vezes. Minha mãe comprou tudo que pedi. Coitada, passávamos por uma dificuldade financeira muito grande. Éramos só ela e eu. Fazia tudo por mim. Gostei da mochila, do cantil, do canivete e os danados dos chefes não deixaram ir de uniforme. Disseram que tinha de fazer promessa. Promessa! Que diabos é isso? Comprei uma camiseta vermelha escrita o nome do grupo. Comprei logo duas, pois sabia que uma ia sujar e não gosto de roupa suja e nem de lavar.
                  No dia do acampamento mamãe me levou até a sede. Lotada. Pais tios, avós todo mundo abraçando e chorando pensando que todos os meninos e meninas iam morrer e não voltar mais. Quando entramos no ônibus foi àquela festa. Cantorias sem fins e os pais lá fora dando adeusinho. Quanta cafonice. Mas me diverti muito na viagem. Havia escoteiros lindos no ônibus. Namorei com o olhar muitos deles mas nenhum me olhou assim, como devia. Chegamos descarregar e aí começou meu inferno astral pessoal. Era um tal de armar barraca, cortar bambu, buscar água, cortar lenha seca, correr daqui e dali. Estava “pregada” e a monitora me chamando de “folgada”. Ajudei o mais que pude. Minhas mãos em frangalhos. Calos e calos um até sangrava. E o almoço? Aquilo era almoço? Uma Escoteira que dizia cozinheira fez um arroz grudendo e enfumaçado. Quando fui comer estava doce. Não colocou sal. O bife? Um horror! Não passou direito. Estava sangrando de um lado. Fizeram ainda uma salada de tomate esta pelo menos eu coloquei o sal que queria.
                  E a noite, cansada “prá dedeu” ainda inventaram um jogo noturno para se esconder no meio do mato. Eu e Verinha juntos e nós morrendo de medo. Uma cobra! Um escorpião? Um jacaré? Meu Deus! Quem sabe aparece uma onça? E se viesse uma manada de elefantes correndo o que fazer? E o pior, cansada e toda dolorida fui dormir. Raios, trovões, uma tempestade desabou sobre nós. A barraca começou a encher-se de água. Comecei a chorar e pedir mamãe! Uma ventania derrubou a barraca. Corremos para debaixo de uma árvore. Um raio a cortou no meio. Meus olhos estavam esbugalhados. Minha voz não saia. Nem rezar eu lembrei. Maldito Escoteiro, nunca mais. Quando chegar em casa quero distância. Nunca me verão nas reuniões. Acampamentos? Deus me livre. Aqui nunca mais!
                 Passaram muitos anos depois disto. Hoje sou a Chefe das Escoteiras. Tenho minha Insígnia de Madeira, muitos amigos escoteiros, casei com um que não é Escoteiro e quando minha filha tiver idade acho que vai ser uma. Sempre dei muitas risadas quando lembrava do meu primeiro acampamento. Olhe quantas saudades! Hoje tenho mais de 150 noites de acampamento. Fui em muitos lugares. Tenho orgulho da minha vida Escoteira e amo o escotismo. Mas o primeiro acampamento dizem que ninguém esquece, e eu não esqueci mesmo! Risos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário