Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Dicas, sugestões e outros “bichos” para escoteiros.




Dicas, sugestões e outros “bichos” para escoteiros.

              Alguns gostam outros não precisam e assim ficamos em um meio termo. Se acharem válido coloquem em ação, se não apaguem (risos) e se já o fazem parabéns. Nada para mudar a rotina e tradição do Grupo, Tropa e Alcateia. Estas ideias vi em muitos grupos e algumas deram muito certo. Vamos a elas:

A Patrulha/matilha de Serviço

Nem sempre tem Grupos Escoteiros cuja sede comporte uma Patrulha de Serviço. Se isso for possível à ideia é valida. A vantagem é dar oportunidade aos jovens, sejam escoteiros ou lobinhos de colaborar na manutenção e limpeza da sede. Dependendo da estrutura do Grupo, é feito um programa anual onde se irá listar cada mês ou meses a responsabilidade da sessão do grupo. Compete ao responsável da sessão subdividir os dias de reuniões com as matilhas ou patrulhas se for o caso. É importante que se crie um sistema de prêmios, que pode ser uma taça, uma bandeirola ou outro para mostrar se os quesitos solicitados foram cumpridos. Na comissão que irá julgar deve se possível ter a participação de um representante de cada sessão acompanhada de um pai ou Escotista.
                A comissão deve orientar quem está responsável na semana, e todo o trabalho se possível deve ser feito em um dia que não atrapalhe as reuniões de tropa. No final quando do cerimonial de encerramento, claro que estará sob a responsabilidade da Patrulha ou matilha de serviço, esta solenemente passa o serviço para a que estiver escalada na próxima semana. É claro que pensamos não ser só dos adultos a responsabilidade pela limpeza na sede e esta deve ser dividida entre todos os membros principalmente os jovens. Lembro que a passagem do serviço e das bandeiras era uma cerimonia marcante e que motivava sempre a Patrulha a dar tudo de si.

Atividade de pais

Duas atividades de pais sempre deram resultados nos grupos que a implantaram.  Uma delas é fazer uma vez por mês ou quinzenal um encontro social do Grupo Escoteiro (vi grupos que fazem semanais, não sei se é valido) – Convidam-se os pais principalmente aos que vão levar os filhos se querem participar de uma atividade social sempre a noite dos sábados. Um dos membros da diretoria ou chefia oferece sua casa, claro desde que comporte o número de presentes esperado. Haverá sempre um rodizio com um dos pais oferecendo sua residência para o encontro. Espera-se que cada casal leve salgados e bebidas. O anfitrião nunca gasta nada de seu bolso. Pode-se começar, por exemplo, as nove e terminar onze e meia ou meia noite. Não esquecer que antes da partida a limpeza é de responsabilidade de todos. Um bate papo agradável faz com que a aproximação aumente entre os pais e escotistas e o beneficiário disto tudo é o grupo escoteiro. (conheci casos de encontros dançantes).
Outra é colocar no programa do grupo, uma vez por ano, uma atividade ao ar livre com todos os pais, (abrindo para a participação de parentes). Um local apropriado, com banheiros, boa aguada, e campo para atividades escoteiras. Isto mesmo. Saída pela manhã e retorno à tardinha. Um bom programa onde os pais irão formar em tropas escoteiras junto com os filhos. Eles escolheram entre sí como se dividirão ou então o Chefe responsável indica suas patrulhas.  São eles que na primeira vez na Patrulha escolhem o grito, o nome, o lema e devem manter entre sí uma relação escrita dos pais/patrulheiros para se quiserem entrar em contato entre si posteriormente. Cerimonial de bandeira, jogos, adestramento, pistas, sinais e formaturas são divertimentos garantidos sem considerar os gritos de patrulha. A apoteose é o fogo de conselho feito à tarde. Diversão garantida com as canções e esquetes preparados pelos pais. O programa deve ser feito pelo Escotista dirigente do grupo com a colaboração dos demais chefes. Obs. Os filhos participam junto com os pais nas patrulhas. Não esperem número grande no inicio, mas depois de dois ou três anos é difícil até controlar a participação de todos. 

A recepção na Teia da Aranha

         Muito conhecido, mas vamos à sugestão para quem não conhece. Com um rolo de sisal, a teia se inicia próximo à entrada da sede. Ela é passada em vários lugares. Na altura de axila do jovem. Se possível entrelaçando por cima e por baixo. Ninguém vai entrar na sede sem passar pela Teia da Aranha. O responsável fica no inicio da teia e a cada um que chega para reunião, orienta que ele irá passear na teia, desde o inicio até o final. De olhos vendados. Quando chegar ao fim da teia deve se posicionar onde está e deixar a teia rumo ao local do cerimonial de bandeira. Sempre de olhos vendados. Quando achar que estiver na posição deve ficar parado sem tirar a venda. Ao sinal de um apito longo termina o jogo e todos podem retirar a venda. Todos que se aproximarem mais do local do cerimonial são aos vencedores. Nota – Pode ser feito com todos os participantes ou somente com a sessão que se interessou. Caso seja com todos, deve ser feito de comum acordo. A cada 20 metros sempre um Escotista de plantão para eventualidades. Cuidado para não tomar o tempo do programa já feito pelas sessões.

Valeu? Se sim não deixem de colocar seus comentários, pois tenho dezenas de dicas escoteiras. Lembrem-se, nada novo, tenho certeza que quase todos os grupos já fizeram e aqui fica para os que ainda não conheciam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário