Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sexta-feira, 22 de março de 2013

O dia que perdemos Dona Lurdinha.



Conversa ao pé do fogo.
O dia que perdemos Dona Lurdinha.
(Uma historia baseada em fatos reais)

Eu nunca esqueci a Dona Lurdinha. Baixinha, cabelos pretos curtos, um sorriso encantador, fazia às vezes de uma bibliotecária da biblioteca da prefeitura da nossa cidade. Aprendeu ali. Não tinha feito nenhum curso. Biblioteca pequena, não mais que uns cinco mil livros, mas era onde podíamos fazer nossas pesquisas. Muitos de nós íamos sempre lá; Não só para ler os livros, mas para “paquerar” as meninas do Colégio das Irmãs.  Pessoas próximas a nós muitas vezes não vemos o que ela é, seus sentimentos e se chora e se ri. Ali naqueles quatros paredes Dona Lurdinha só servia para nos entregar os livros. Se depois que saíssemos ela fosse à mesa onde estivemos para limpar e guardar os livros era como se fosse uma obrigação. Aprendemos muito com as pessoas a nos servirem, mas esquecemos de que servir primeiro e ser servido depois faz parte de um bom Escoteiro.

Aluno do Ginásio e Escoteiro eu ia sempre a Biblioteca. Muitas vezes toda a Patrulha. Na Enciclopédia Britânica ou a Barsa devorávamos tudo que se dizia sobre os escoteiros. Dona Lurdinha sempre prestativa com um sorriso. Ela sabia o nome de quase todos nós. Um dia discutimos em Patrulha se BP falecera foi em Nairóbi ou no Quênia. Não sabíamos que um era a capital do outro.  Uma gostosa discussão em Patrulha. Lá fomos nós a biblioteca. Ela veio prontamente a ler para nós tudo sobre o Quênia e sobre Nairóbi. Ouvíamos com atenção. Afinal achávamos que ela tinha todos os livros na mente.

Um dia ao passarmos a porta da biblioteca vimos que ela estava fechada. Escrito em uma folha de papel dizia que Dona Lurdinha falecera. Assustei-me com a noticia. Fomos a casa dela. Uma multidão. Não sabia que era tão querida assim. Disseram que morreu de câncer. Que sofrera muito. Nunca vimos nada. Ela nunca demonstrou para nós sentir dor só nos tratava com bondade e um sorriso. Todos o Grupo Escoteiro foi em peso ao seu funeral. Nunca vi tanta gente no Cemitério como naquele dia. Cantamos para ela a canção da despedida. Como sempre todos chorando. Mas no final uma palma escoteira, um bravo e um arrê com todos os chapéus sendo arremessados para o alto.

Uma semana depois colocaram lá o Senhor Carlito. Não era a mesma coisa. Apesar de educado perdia a calma com qualquer um dos jovens que frequentava a biblioteca. Agora ela andava quase sempre vazia. Entrei lá um dia. Estava uniformizado. A missa que frequentávamos tinha terminado. Olhei para todos os lados, as prateleiras, num canto o Senhor Carlito dormitava. Faltaram as moscas para acompanhá-lo. Deu-me uma enorme saudade de Dona Lurdinha. Lembrei-me de Clarice Lispector que dizia: Atitude é uma pequena coisa que faz a diferença. É isto mesmo. Tem pessoas que fazem a diferença, veja o que o Escritor Manoelzinho da pequena Contagem em Minas escreveu:

“Para se fazer uma obra de arte, não basta apenas ter talento, não basta ter força, não basta ser inteligente, tudo o que fazermos na vida e uma obra de arte, mas para que uma obra de arte por mais simples que seja se torne uma marco para posteridade em nossas vidas devemos executá-la com todo o amor existente em nossos corações porque a nossa vida em si será uma obra de arte que completara e embelezará a vida de quem estiver próximo da gente”.

Era verdade. Dona Lurdinha fazia a diferença. Sem ela a Biblioteca perdeu a graça. Pensavamos diferente. Paquerar as meninas, “mandar” ela pegar um livro tal. Para nós sem saber ela era uma serviçal ali para nos servir. Nunca notamos nada, seu sorriso agora fazia falta, sua maneira leve de andar pela Biblioteca sem fazer barulho como se estivesse andando em um gramado nunca foi observado por nós. Incorporou-se a biblioteca. Dona Lurdinha nunca foi escoteira. Nunca vestiu um uniforme, mas hoje eu a tenho como uma das maiores escoteiras que conheci. Nada melhor para explicar lendo o que disse Claudiana Lerbarch:

“Existem pessoas que de um jeito ou de outro mudam de alguma forma a nossa vida ou até mesmo a nós mesmos. Para isso, não é necessário que elas estejam ao nosso lado sempre, ou convivam conosco, não importa se a vemos todos os dias, ou se praticamente não as vemos, não importa o tempo ou à distância. O que importa é que estas pessoas existem e fazem parte da nossa história.
Essas pessoas geralmente entram na nossa vida por acaso, e com o passar do tempo, aos poucos, dia após dia, elas nos conquistam nos mínimos detalhes, nas coisas mais pequenas”.
Claudiana Lerbarch: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário